Dia do Desbravador 2013 – ideias para a adoração infantil

slidesdiadesb-910x307

O grande dia está chegando e precisamos preparar todos os detalhes da nossa programação. É claro que não poderíamos nos esquecer de fazer algo especial para as crianças da Igreja, afinal elas também são nossas convidadas.

A sugestão que temos para o momento da adoração infantil é a composição de um tapete histórico. Você pode estar se perguntando: como assim um tapete histórico?

Sabe aqueles tapetes de E.V.A. que são encaixados como quebra-cabeças e são usados pelas crianças em trabalhos pedagógicos? Abaixo temos um modelo.

Imagem1

Bem, em nossa adoração infantil montaremos um tapete de oito peças, e cada peça terá uma imagem da história.

Imagem2

A sugestão é que você compre as peças do tapete pedagógico ou pegue emprestado com alguém. Geralmente quem tem criança em casa tem este material para usar com os filhos.

Em nossa adoração infantil você precisará de oito personagens, que entrarão segurando uma das peças do tapete para contar um pedaço da história para as crianças.

Geralmente as crianças são chamadas à frente por uma música. Após todas terem chegado, você deverá ter deixado separado uma cadeira onde uma senhora idosa contará a história para as crianças.

O momento infantil:

Após todas as crianças terem chegado ao local da história, uma senhora idosa deve entrar acompanhada de seu neto (desbravador de 10 anos vestindo o uniforme de gala).

A vovó se assentará e seu neto pedirá que ela conte uma história.

DiálogoImagem3

Neto: Vovó, olha só quantos amiguinhos eu trouxe hoje para o nosso momento da história!

Vovó: Marcelinho, são muitos amiguinhos mesmo. Bom dia crianças; como vocês estão?

Crianças Respondem.

Neto: Vó, qual será a história de hoje?

Vovó: a história de hoje será muito especial, nós montaremos um tapete histórico contando um pouco de nosso história.

Neto: Como assim um tapete histórico?

Vovó: Eu vou contar para vocês a história de como começou a nossa Igreja e o Clube de Desbravadores. Nós iremos montar com cada parte da história um pedaço de nosso tapete. Vejamos por onde eu começo… Já sei! Por volta do ano de 1844…

(Vovó começa a história e abaixa e voz, e entra o primeiro personagem do quadro histórico).

1º quadro (mulher vestindo roupas da época de 1840-1850): (Entra segurando uma das peças do tapete do E.V.A com a imagem abaixo.

Imagem4

Fala: Nós acreditávamos que em 22 de outubro de 1844 Jesus voltaria a este mundo para nos buscar, mas quão frustrante foi a chegada deste dia e nós percebemos que Jesus não voltou. Após este grande desapontamento, muitos que acreditavam na 2ª vinda de Cristo começaram a perder sua fé. As Igrejas a quais pertencíamos começaram a nos eliminar. Nós não tínhamos nem a oportunidade de poder usar a Bíblia para nos defender.

2º quadro (homem vestindo roupas da época de 1840-1850):

Imagem:

Imagem5

Fala: Eu me lembro bem desta época, Maria, foi muito difícil resistir ao preconceito que sofríamos. E nós queríamos muito poder ir a uma Igreja, mas nenhuma delas abria as portas para nós, por acharem nossa mensagem um grande erro. Então os poucos de nós que ainda mantiveram firme a fé, começaram a se reunir para orar e continuar no estudo da Palavra.

3º quadro (mulher vestida de roupas de época):

Imagem:

Imagem6

Fala: Ao passar do tempo começamos a perceber a importância de se organizar nosso movimento adventista, mas tinham muitos que falavam que era perigoso organizar a Igreja, pois quando a Igreja é organizada por invenção humana, ela se transforma na babilônia.

4º quadro (John N. Andrews):

Imagem:

Imagem7

Fala: No mês de abril de 1858, eu percebi que precisaria unir um grupo para estudarmos as Escrituras para tentar entender como deveria funcionar a manutenção da Obra do Senhor. Após alguns debates chegamos a um consenso de organização sistemática dos dízimos e ofertas.

5º quadro (John Byngton):

Imagem:

Imagem8

Fala: Em 21 de maio de 1863 foi organizada oficialmente a Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo dia e eu fui eleito o 1º presidente. Permaneci neste cago até maio de 1865. Este começo não foi fácil, muitos foram os desafios, minha maior preocupação neste começo foi pelo incentivo à harmonia e unidade entre os cristãos.

6º quadro (mulher com roupas antigas):

Fala: Depois de alguns anos de organização da Igreja Adventista, por volta do ano de 1879, começaram a surgir as primeiras sociedades jovens. Nós percebíamos a cada dia que passava que a Igreja precisava investir em algo voltado para a juventude. Mas foi somente em 1907 que foi criado oficialmente o Ministério Jovem pela Associação Geral. Mas o plano não estava completo ainda, faltava algo para os juvenis e adolescentes.

7º quadro (Laurence Skinner, usando uniforme velho de desbravadores [caqui]):

Imagem:

Imagem9

Fala: Quantos desafios enfrentados até finalmente chegarmos ao ano de 1950, quando finalmente conseguimos oficializar o Clube de Desbravadores. Me escolheram para ser o 1º diretor deste ministério e naquela época as coisas não eram tão fáceis e não tínhamos tanto apoio como vocês têm hoje. Era preciso trabalhar muito para conseguir realizar pequenas coisas, mas sou imensamente grato a Deus por ver que este ministério tem dado certo. Vejam só quanta coisa mudou, o uniforme está mais bonito, vejo que vocês realizam lindas programações e que muitos Clubes existem hoje ao redor do mundo.

8º quadro (neto desbravador com uniforme de gala): (Neto entra segurando o último quadro em branco [do outro lado terá a foto de várias crianças, mas não mostre ainda]).

Neto: Vovó, encontrei a última peça do tapete.

Vovó: Ô, meu neto, que maravilha! Me dê ela aqui, por favor. Crianças, está é a última peça.

Neto: Mas, vó, ela está em branco, não tem mais história?

Vovó: Tem mais história sim, mas esta peça está em branco por uma razão, alguém sabe por quê?

Crianças darão palpites.

Vovó: Esta peça representa que apesar de este ano a Igreja Adventista estar completando 150 anos, ainda existe uma história a ser construída e é você quem irá construir esta história de agora para frente. Esta última peça está reservada para que você tenha a oportunidade de partilhar Jesus para os seus amigos, seus vizinhos e poder ajudar a continuar a nossa história. Quem aqui quer ajudar a falar do amor de Jesus para outros?

Crianças respondem.

Vovó: Muito bem, vamos agora completar nosso tapete?

[Coloque a última peça do tapete virada, com a imagem das criança]

Imagem:

Imagem10

Vovó: Pronto, aqui está. Vejam como ficou bonito (tente mostrar o tapete para a Igreja, todo montado com as peças). Agora nós vamos fazer uma oração e pedir para que Jesus nos abençoe e que nós também tenhamos disposição para falar do seu amor aos outros, assim como estes homens e mulheres. Assim vamos estar ajudando a construir esta maravilhosa história.

Neto: Nossa, vó, que história legal, eu quero muito fazer a minha parte.

Vovó: Muito bem, Marcelinho. Crianças, vamos todos orar a Jesus?

Termine com uma oração e convide as crianças para sentarem ao lado de seus familiares.

De lembrança, cada criança deve receber uma peça de quebra-cabeças com foto de crianças, com a seguinte frase: “você é uma peça muito importante para a nossa história”. (Esta peça deve ser para colorir, conforme modelo abaixo).

Imagem11

Espero que tenham gostado da nossa sugestão de história para o momento infantil do Dia do Desbravador. O próximo post será sobre o J.A.

1- Paulo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 ideias sobre “Dia do Desbravador 2013 – ideias para a adoração infantil

  1. seria um pouco complicado arrumar todos esse personagens e roupas, E tem tbm a questão do tempo; demoraria muito e la na minha igreja ele querem a adoração inf. no máximo 5 minutos! complicado.

    • Olá, Reinaldo,
      Essa é apenas uma sugestão, que inclusive pode ser modificada de acordo com as necessidades e recursos da Igreja. Mas com um bom planejamento, é possível sim realizar tudo dentro dos 5 minutos disponíveis.
      Um abraço.

      • Mas realmente, a ideia é ótima. Vou tentar fazer alguns ajustes para se encaixar dentro do tempo e das condições de personagens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *