Correndo contra o tempo

correndo-contra-o-tempo

Tik tak, tik tak, tik tak, tik tak, tik tak, tik tak, tik “frum”… NOSSA LÁ SE FOI O “TAK”, nem consegui perceber e ele já passou. Esta velocidade vertiginosa que vivemos acaba nos deixando desorientados. Quando eu acordo pela manhã é segunda-feira, quando chego em casa novamente percebo que já estamos na sexta. O dia, no lugar de 24hs, parece que tem apenas 12hs; a semana de 7 dias parece que se resumiu a 3; quando você olha para o calendário é janeiro e quando olhamos novamente já é natal!

Com o passar dos anos, tenho a estranha sensação que o tempo anda cada vez mais rápido. Sabemos que nada mudou em relação à quantidade de horas do dia, ou de dias da semana, o que realmente mudou foi nosso jeito frenético de viver a vida, nos envolvemos com tantas coisas. Somos bombardeados por uma série de informações a todo tempo, que não damos conta de fazer tudo que queremos dentro dos prazos que temos. Nunca a palavra planejamento fez tanto sentido na minha vida como nos últimos dias.

Nós que trabalhamos dentro do Clube de Desbravadores sabemos o quando a falta de tempo nos prejudica em conseguir o êxito nas atividades que desejamos cumprir. O final do ano está chegando e geralmente neste momento os Clubes começam a correr para tentar fazer o desbravador terminar o cartão, conseguir aplicar mais alguma especialidade, realizar mais um último projeto antes que o ano termine.

Justamente por estamos na reta final de nossas atividades do ano é que precisamos focar no que é realmente importante e traçar uma estratégia final para alcançar os objetivos. Se você, assim como eu, também está correndo para conseguir preparar tudo para o próximo campori da DSA, este tempo parece que anda ainda mais escasso.

Vamos então tentar promover algumas dicas que podem te ajudar nesta reta final:

  • Sobre as classes, reúna seus instrutores e os oriente a fazerem uma análise do cartão de cada desbravador. Veja o que é preciso ser feito para eles concluírem os requisitos. Cobrem do desbravador os relatórios que não tenham concluído e as leituras que ele ainda não fez. Após fazer o levantamento do que ainda precisa ser feito, veja aquilo que é comum para todas as classes e o que é particular de cada desbravador. Aborde os temas comuns com grupos maiores [classes mais próximas, de idades compatíveis] e os particulares individualmente [você precisará marcar com este desbravador outro momento para ajudá-lo].

Uma boa dica para os instrutores é fazer um “plantão do cartão”. Como funciona? Você pode pegar sua classe e organizar um final de semana da classe. Comece reunindo a classe no sábado à tarde e desenvolva as partes bíblicas do cartão que ainda estão pendentes. À noite, organize uma “noite do relato”, que pode sim ter alguns momentos de recreação, mas lembre à classe que este momento é focado em cumprir atividades do cartão. Se sua classe ainda precisa fazer um pernoite, tente organizar nesta noite especial (lembrando que para estas atividades é preciso ter autorização da diretoria do Clube). No domingo, após a reunião, também é um bom momento para você adiantar as pendências.

  • Se ainda existem projetos a serem realizados, como visita a asilos, orfanatos, projetos missionários, comunitários ou sociais, veja as datas disponíveis e tente, quem sabe, fazer dois projetos no mesmo dia, você pode, por exemplo, visitar um orfanato e ali já fazer a limpeza ou restauração de uma parede, sala… assim cumprirá dois projetos em uma mesma oportunidade.

Este é um momento de muito foco e planejamento (mas não perca muito tempo com o planejamento, esquecendo-se de agir!). Não tente agora fazer projetos grandiosos que você não conseguiu realizar ao longo do ano, veja o que é fundamental, necessário, desejável e dispensável. Coloque o que será preciso para fazer estas atividades, o prazo final de cada uma e o responsável. Abaixo apresento um modelo de uma planilha que pode lhe ajudar a organizar as tarefas.

Imagem1

Como puderam observar na tabela, aquelas atividades que são consideradas dispensáveis nós já eliminamos de nossa agenda porque o tempo não permite realizar. Não gaste tempo naquilo que te rouba o tempo do que realmente é importante. Note na tabela que o que for desejável, caso o tempo, recursos e oportunidades permitam, pode ser executado, desde que não comprometa o que é fundamental e necessário.

O tempo é implacável muitas vezes quando as questões são prazos, precisamos ter muita disciplina e determinação para não desistir agora nesta reta final. Mas não realize as atividades de qualquer forma apenas porque você está meio sem tempo, lembre-se que como Clube de Desbravadores lutamos sempre pela Excelência, então não seja negligente com as suas obrigações e responsabilidades.

Sucesso para nós e vamos avante porque o tempo é curto!

1- Paulo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *