Como limpar seu cantil

cantil

Um dos principais pontos de um acampamento (se não o principal) é a água, em especial a água para consumo. Nós já vimos aqui uma introdução sobre o tratamento de água em trilhas e acampamentos, falando sobre os principais contaminantes da água e sobre alguns métodos de tratamento para uso em viagens. Também já fizemos um post falando mais sobre um desses métodos, o Clor-in, que é um método simples e barato.

Mas um ponto importante que às vezes pode acabar esquecido é da higienização dos recipientes onde a água que purificamos será guardada. Não adianta muita coisa (em alguns casos nada) ter todo o cuidado de tratar a água que será consumida se o cantil não estiver em condições adequadas para guardar essa água.

A primeira regra é sempre limpar seu cantil após qualquer atividade, nunca guardá-lo com resto de água ou molhado. Umidade é ótima para ajudar a proliferação de fungos e bactérias. A segunda regra é evitar colocar outros líquidos no cantil que não sejam água, pois eles diminuem a vida útil do cantil. Para alguns cantis essa regra não é uma recomendação, é uma regra mesmo, como é o caso dos cantis flexíveis (bolsa de hidratação, tipo camelback). Procure saber se o seu cantil pode guardar outros líquidos além da água.

cantilsujo

Recomenda-se o uso de água e escova apenas, sempre prestando atenção especial a boca ou rosca de abertura. Para cantis tradicionais ou garrafinhas (squeeze), pode-se utilizar escova de limpeza de mamadeira para a parte interna. Sugere-se ainda a utilização de um pouco de água sanitária diluída,uma pastilha de Clor-in 1 ou hydrosteril (na proporção recomendada pelo fabricante), lavando bem em água corrente após este procedimento.

Para a limpeza do reservatório da bolsa de hidratação, proceda da mesma forma descrita acima. Já para a higienização do tubo, que é a parte mais difícil de limpar, além de fazer a limpeza já descrita, use um barbante com um chumaço de algodão amarrado em uma das pontas, procurandopassar o barbante pelo tubo amarrando algum item pequeno, mas que tenha peso na ponta, ou deixe a água correr pelo tubo carregando o fio. Efetue a limpeza passando o barbante com o chumaço de algodão por dentro do tubo.

Para secá-lo, o que também é muito importante, coloque-o de cabeça para baixo num escorredor (se for de garrafa e você estiver em casa) ou pendurado à sombra e em local ventilado, com a tampa aberta. No caso de bolsa de hidratação, procure descolar as duas faces dela de vez em quando.

Caso você tenha colocado uma bebida diferente em seu cantil e o gosto tenha ficado impregnado, não se desespere. Lave-o com água quente e sal. Caso você esteja acampando e não tenha uma escova para fazer a limpeza do seu cantil, há uma coisa que quase certamente você têm em seu acampamento que pode te ajudar: arroz! Basta colocar uma colher grande de arroz cru dentro do cantil, um pouco de água (só para umedecer) e agitar bem, de forma que ele percorra toda a superfície interna. Depois enxágüe com muita água corrente. Mas não use água quente, ou seu arroz vai virar uma papa.

Fontes e leituras recomendadas:

http://www.trilhaserumos.com.br/canada/arquivos/como-limpar-seu-cantil

http://blog.tocandira.com.br/sobrevivencia/conservacao-do-cantil/

http://www.mochileiros.com/cantil-de-aluminio-com-manchas-t69116.html

1- Mateus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *