Cientistas revelam a mecânica por trás da teia de aranha

Uma pesquisa publicada recentemente no Biophysical Journal descreveu a arquitetura das teias de aranha a partir do nível atômico e revelou novas informações sobre a estrutura molecular do material produzido por estes animais.

A força das teias, que parecem ser bem frágeis, sempre chamou a atenção dos cientistas. “As fibras das teias têm propriedades mecânicas espetaculares. Elas tem uma força comparada a do ferro, uma tenacidade maior que a do Kevlar – uma fibra sintética muito resistente – e a densidade menor que a do algodão e do nylon”, disse Dr. Frauke Gräter, do Instituto alemão Heidelberg, um dos autores do estudo.
Sabe-se que as teias de aranha consistem em dois tipos de blocos, os componentes amorfos leves e os cristalinos fortes. O que a equipe do Dr. Gräter fez foi desenvolver um estudo que começava a observar a arquitetura a partir do nível atômico para entender com as estas subunidades contribuíam para a construção dos blocos. Eles então usaram simulações moleculares para estudar estas subunidades individualmente e em duplas.
A conclusão a que eles chegaram é de que as subunidades amorfas são responsáveis pela elasticidade da teia e pela distribuição do estresse pelo fio. Já para a tenacidade do material foi necessária uma quantidade específica de subunidades cristalinas. A forma como elas são distribuídas na estrutura também interfere neste resultado. Estruturas diferentes com estes mesmos componentes foram testadas durante o estudo. “Um arranjo serial das subunidades cristalinas e amorfas em discos superou um arranjo aleatório ou paralelo, sugerindo um novo modelo estrutural para a teia”, explica o cientista. O estudo é mais um passo no desenvolvimento de fibras artificiais tão resistentes como as produzidas pelas aranhas.

Nota: Mesmo com todos os recursos tecnológicos existentes e se inspirando na natureza, o homem não conseguiu desenvolver nenhum material melhor que o original. Como acreditar então que toda essa tecnologia possa existir sem um Designer?

“A Natureza está repleta de lições do amor de Deus. Devidamente compreendidas, essas lições nos conduzem ao Criador. Da Natureza apontam para o Deus da Natureza, ensinando aquelas verdades simples e santas que purificam a mente, e a levam em íntimo contato com Deus”.Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, página 188-189.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,cientistas-revelam-a-mecanica-por-tras-da-teia-de-aranha,686236,0.htm 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *