Carta Celeste

Identificação de estrelas não é uma das coisas mais fáceis de ensinar aos nossos desbravadores sem o uso de algum material didático. Ficar apenas apontando no céu ou tentar desenhar não são muito eficazes.

Muitos programas de computadores foram desenvolvidos para nos ajudar nesse quesito, mas há apenas um detalhe: num acampamento, a oportunidade que teremos para ensinar os meninos, nem todos têm como pegar um computador e mostrar na tela dele as constelações. 

Na reunião do Clube deste último domingo, o instrutor da classe de Pesquisador, o líder Mateus Campos, utilizou um material muito interessante que ele obteve no site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de um pequeno planisfério, um instrumento simples de fazer, barato, que todos os desbravadores podem levar para o acampamento e que vai ajudá-los muito a identificar as estrelas necessárias. O material inclusive pode ser útil para a especialidade de astronomia também.

Clique AQUI para baixar o arquivo que contém o material de montagem do planisfério, juntamente com um manualzinho de como montar.

Espero que gostem!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *