Cantinho da Unidade

Bem, há algum tempo acho que estou devendo este post para vocês, afinal, vocês entram no Cantinho da Unidade todo dia e não encontram nada para o cantinho da unidade! Em dezembro, já demos uma pincelada nos posts Sistema de Unidade – parte 1 e Sistema de Unidades – parte 2, mas agora vamos nos aprofundar mais nesse momento tão importante das reuniões dos Clubes, que inspirou o nome do nosso Blog.

Este é um momento muito especial na reunião do clube e NUNCA pode faltar. O Clube deve destinar em torno de 30 minutos para esta atividade e os Conselheiros devem estar preparados para desempenharem as suas funções.

Mas realmente o que fazer no cantinho da unidade?

O cantinho da unidade é o momento mais especial da relação entre o Conselheiro e os Desbravadores, então um excelente meio para impressionar os garotos nos caminhos de Deus. O Conselheiro deve usar a sua criatividade para tornar esse momento o mais atrativo possível, pois os desbravadores precisam acordar aos domingos loucos para irem logo para o Clube, para não perderem o cantinho da unidade.

A princípio pode parecer difícil, mas para ajudar, seguem algumas dicas do que pode/deve ser feito:

Primeiro temos que ter em mente que o cantinho da unidade não é o momento para se cumprir as classes, senão é instrução de classes e não cantinho. Não sobraria tempo para as atividades que devem ser desenvolvidas… O que o conselheiro deve fazer é acompanhar o andamento das classes de cada desbravador, ajudando-os a cumprir os requisitos que precisarem.

Claro que nada impede que uma especialidade ou um requisito, como as discussões, leitura de livros, etc., sejam feitos dentro do cantinho, mas não pode ser a rotina dos Clubes.

Para deixar o cantinho mais interessante e agradável para o desbravador, o conselheiro pode trazer filmes, jogos, caça-palavras, curiosidades, gincanas, um brinde para sortear. Estes já são itens que se bem administrados já se tem cantinho pronto para todo o ano, cabendo ao Conselheiro usar o bom senso para controlar as atividades.

Por exemplo, o conselheiro pode escolher um bom filme, como Mãos Talentosas, para assistir com eles. Claro que não vai dar para assistir tudo num dia só, mas ele pode dividi-lo para umas 3 reuniões, como costuma acontecer nas escolas, rs.

Outro ponto a se fazer é repassar o programa da unidade, combinando com os desbravadores os momentos sociais da unidade como noite do pijama, pizzada, sorvetada, torneio esportivo, acampamento da unidade. A Unidade é livre para organizar os seus eventos, mas temos que lembrar que antes precisamos combinar as datas com o diretor do Clube.

Também devem ser agendadas visitas aos pais, para que estes estejam em cientes das atividades que os filhos deles estão participando e para que vocês possam fazer um acompanhamento mais pessoal dos desbravadores. Sem contar, que as visitas deixarão os pais muito felizes, por saber que o Clube realmente se importa com os filhos deles.

Agora uma coisa que não pode faltar NUNCA é a meditação. Por mais que o Clube faça a meditação geral, no primeiro momento da reunião, a meditação dentro do cantinho da unidade é ainda mais importante, pois assim os desbravadores se sentirão mais à vontade para participar e também para solucionar dúvidas. Assim eles terão um crescimento espiritual ainda mais completo.

É também dentro do cantinho da unidade que ensinamos aos desbravadores as coisas básicas de Clube, como os ideais, o hino dos desbravadores, o grito de guerra do Clube, como apresentar a unidade, ordem unida… É função do conselheiro transformar os seus garotos em excelentes desbravadores, ensinando tudo o que eles precisam para que possam desenvolver bem as suas atividades.

Outro item a ser cumprido é incentivar a leitura do ano bíblico e do livro do ano. Essa é uma tarefa bastante difícil, em outro post trataremos mais a respeito, com dicas e idéias para ajudá-los.

E, por último, não menos importante, é no cantinho da unidade onde temos a maior liberdade para trabalhar o sistema de méritos. Aquela famosa “chamada” já faz parte deste sistema. Mas não precisamos nos limitar a isso, pois outros itens têm um peso muito grande também e precisam ser levados em conta.

Amigos, aqui foram algumas idéias, se vocês têm alguma outra sugestão, por favor, entre em contato conosco.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 thoughts on “Cantinho da Unidade

  1. Ola gostei muito do site, ele me ajudou bastante!, atualmente o clube que eu frequento esta sendo dirigido pela minha irmã, Rafaela, e o clube esta comeando agora, com poucos desbravadores, mas este site esta me ajudando muito!!! muito obrigada, RAQUEL MARTINS PEREIRA.

  2. Olá, Raquel,

    Muito obrigado mesmo pela força ao Cantinho da Unidade! Seja sempre muito bem-vinda.

    Força com o Clube, joelhos no chão, o resto virá! Vamos orar juntos e esperar a força de Deus.

    Se precisar de alguma ajuda, pode sempre contar com a nossa Equipe, blz?

    Um grande abraço.

    Maranata.

  3. Olá Alberto… Meu pai é lider master da MPeC e eu e ele criamos uma especialidade que não se encontra no manual de especialidade, fizemos completa, com materiais de estudo, como coloca-la no manual de especialidade,, ou mandar para um coordenador que faça isso que avalie e conclua que pode ser colocada no manual?

  4. Gostei muito deste site! Estou sendo conselheira pela primeira vez, e estão me ajudando muito!! Obrigadaa!
    A partir de agora vou seguir! rsrs = )

    Maranata

    • O Senhor logo vem, Aldih!

      Ficamos muito felizes em poder ajudá-la. Seja sempre bem-vinda!

      Sempre que precisar, é só entrar em contato.

      Um abraço.

  5. Olá, obrigado pelos esclarecimentos, fui bem esclarecido, obrigado mesmo.
    Nós vamos começar um clube aqui na igreja de Sol nascente, distrito de Morro Doce, mas não temos espaços, as atividades ao ar livro por enquanto não poderemos executá-las, o que eu faço?

    Aguardo respostas, e por favor orem por nós,

    • Olá, Paulo,

      Essa é uma situação muito delicada. Vocês precisam urgente providenciar um local apropriado para as reuniões, o que não é difícil. Veja, a maioria dos Clubes aqui da APlaC se reúne em escolas públicas. Apresentamos o Clube para o diretor e entregamos o ofício solicitando o espaço. Na grande maioria das vezes, somos atendidos.

      Caso você precise de ajuda para fazer o ofício, clique no link abaixo.

      http://www.cantinhodaunidade.com/2011/09/blog-post.html

      Espero ter ajudado. Qualquer coisa, é só entrar em contato de novo.

      Um abraço.

  6. Olá, Alberto,

    Sou desbravador a muito tempo, filho e neto de desbravadores, sou conselheiro e gosto, assumo outros cargos mas, não largo o cargo de conselheiro. Tenho dedicado o cantinho da unidade para áreas educacionais extra clube, como: aula de etiqueta, oratória, postura, exercícios de coordenação motora e lateralidade, relacionamentos e etc.

    Luigi Pradela

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *