Bússola – Como funciona? Como utilizá-la?

Quando falamos sobre os mapas topográficos, explicamos que o ideal é que ele seja utilizado juntamente com a bússola. A bússola, além de ser utilizada em conjunto com o mapa, também pode ser utilizada sozinha. Mas como ela funciona e como utilizá-la?

A bússola é um instrumento usado para orientação. Atualmente, existe uma grande variedade de formatos e tamanhos de bússola para atender às mais diversas necessidades. Existem bússolas de R$ 1,99 até bússolas de centenas de dólares.As que são usadas em navios e em aeronaves, por exemplo, são complexos aparelhos mecânicos ou eletrônicos capazes de compensar o movimento e a estrutura metálica da embarcação.

As bússolas de bolso, de menor precisão, são mais usadas por excursionistas e adeptos das trilhas ecológicas. Elas consistem, em geral, em uma agulha magnetizada, que flutua dentro de uma caixinha transparente, e tem uma das extremidades pintada de vermelho que aponta sempre para o “Norte”. Isso ocorre porque a bússola funciona como um ímã que se orienta segundo o campo magnético da Terra.

Em caminhadas, a bússola mais usada é a transferidora (do tipo Silva), leve e precisa o suficiente para orientação e navegação básicas. Este modelo é ideal para ser usado com mapas, porque combina bússola, régua e transferidor num único instrumento, evitando que eles sejam carregados separadamente como era feito antigamente.

O vídeo abaixo explica quais são os componentes de uma bússola transferidora, como utilizar uma bússola sem um mapa e como utilizar uma bússola com uma mapa, de uma maneira mais simplificada (para como se localizar em um mapa, leia o tópico “Encontrando sua localização no mapa da postagem Mapa Topográfico – O que é? O que indica? Como utilizá-lo?)

A utilização de bússola é um exercício de prática, portanto pratique sempre que possível.

Para utilizar a bússola juntamente com os mapas topográficos, é necessário entender bem um conceito muito importante: declinação magnética.

Uma experiência interessante de se fazer na sua unidade ou classe, para explicar o funcionamento do mecanismo de uma bússola, é fazer uma bússola de baixa precisão.

Para isso, você vai precisar de um ímã (talvez tenha um na geladeira da sua casa), uma agulha, uma rolha de cortiça ou um pedaço de isopor, uma fita adesiva, uma faca e um vasilhame com água. Siga as seguintes instruções:

  • Corte a rolha de cortiça ou o pedaço de isopor, deixando-o com cerca de um centímetro de altura, formando um disco.
  • Depois, magnetize a agulha: passe uma de suas extremidades na parte lateral do ímã cerca de 20 vezes sempre no mesmo sentido, tomando o cuidado de não fazer movimentos de ida e volta.
  • Usando a fita adesiva, fixe a agulha no disco e coloque-a sobre um vasilhame com água. Se estiver tudo certo, quando você mexer na agulha, ela deve voltar para a mesma posição, ou seja, indicando a direção Norte-Sul.
  • Confira com uma bússola qual é o sentido Norte.

Fontes:

http://aventuranaveia.blogspot.com/2009/04/voce-sabe-como-funciona-e-como-utilizar.html

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=802&sid=3

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=3&infoid=803

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *