Asa de libélula inspira design de turbina de vento

A forma como as libélulas permanecem estáveis durante o vôo está sendo copiada para desenvolver micro turbinas eólicas que possam suportar ventos fortes.

As turbinas eólicas precisam trabalhar bem tanto em ventos fracos quanto em ventos fortes. Quando acontecem ventanias, essas turbinas devem evitar girar muito rápido, ou sobrecarregarão seu gerador. As grandes turbinas já conseguiram contornar esse problema por meio da utilização de lâminas especialmente concebidas, que têm um sistema informatizado para ajustar seu ângulo em resposta à ventania. Porém, para produção de turbinas menores e em menor escala, a energia elétrica produzida não compensa o alto custo desta tecnologia.

Aí é que entram as libélulas. À medida que o ar passa entre as asas de uma libélula, pequenos picos em sua superfície geram uma série de redemoinhos, ou vórtices. Para compreender como esses vórtices afetam a aerodinâmica desses insetos, um cientista filmou um modelo de asa de libélula atravessando um grande tanque de água misturada com pó de alumínio.

As descobertas decorrentes deste experimento foram usadas para desenvolver um modelo de baixo custo de turbinas de vento com pás de apenas 25 cm que incorporam as mesmas deformidades encontradas nas asas da libélula.

Nota: Pesquisas como essa nos mostram o quanto as obras das mãos de Deus inspiram o avanço de novas tecnologias, impensáveis sem a observação da natureza. Mesmo na ciência vemos que não há Criação sem Criador.

“No estudo das ciências, também, devemos obter conhecimento do Criador. Toda verdadeira ciência não é senão uma interpretação da escrita de Deus no mundo material. A ciência traz de suas pesquisas apenas novas provas da sabedoria e poder de Deus. Corretamente entendidos, tanto o livro da Natureza como a Palavra escrita nos familiarizam com Deus, ensinando-nos algo das sábias e benfazejas leis mediante as quais Ele opera.” Patriarcas e Profetas, página 599.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI208262-17770,00-ASA+DE+LIBELULA+INSPIRA+DESIGN+DE+TURBINA+DE+VENTO.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *