Aplicativos para desbravadores

flyingapps-phone

Cada dia mais a tecnologia está sendo inserida no dia-a-dia; smartphones e tablets estão a cada dia mais presentes na vida das crianças e adolescentes. E competir contra eles na maioria das vezes é um desafio para os instrutores de classes e especialidades no clube de desbravadores. Nessas horas, devemos buscar tornar verdadeira a máxima “se não pode vencê-los, junte-se a eles” (ou qualquer outra versão que você conheça). Procurar, sempre que possível, usar o avanço da tecnologia a favor do processo de ensino e aprendizagem, incluindo os smartphones e tablets no ensino das classes e das especialidades.

Existem algumas limitações/desafios que precisam ser superados. No contexto do ensino no clube de desbravadores, estes são alguns que podemos relacionar:

Real x virtual

O contato real não deixa de ser importante e não deve ser substituído. O virtual deve ser utilizado para somar no ensino da especialidade ou classe. Os requisitos práticos não devem ser abandonados, devem proporcionar um contato o mais próximo com a realidade quanto for possível.

Distração

A utilização dos recursos deve ser bem planejada e conduzida, pois a distração certamente virá. Caso não haja um preparo adequado, o foco da instrução pode sumir, a instrução pode ficar massante, e o smartphone ou tablet trará mais prejuízo que benefício. O instrutor precisa saber utilizar o recurso ao seu favor, torná-lo um atrativo para a instrução.

Excesso de facilidade

A tecnologia pode facilitar demais as atividades para os desbravadores. Por exemplo, a utilização de aplicativos que fornecem respostas rápidas podem prestar um desserviço, prejudicando o aprendizado de determinado assunto com a profundidade necessária (como acontece com os sites de especialidades respondidas). É necessário equilibrar bem essa balança.

Avaliação

O instrutor precisará desenvolver uma avaliação adequada à forma de ensino que adotou nas instruções. Por esse motivo é importante a avaliação comece a ser pensada já no momento da elaboração da instrução. A simples utilização de aplicativos não implica em maior aprendizado, é preciso ter critério na utilização destes recursos.

App desbravadores

Aplicativos para desbravadores

Pensando em ajudar os clubes nesse desafio, criamos uma nova seção no blog: Aplicativos. Nela vamos sugerir aplicativos que facilitem o ensino de requisitos de classes e especialidades, que tornem a instrução mais atrativa ou sirvam para fixação do conteúdo ensinado na instrução. E nesse desafio, contamos com a colaboração de vocês, nos contando o que acharem dos aplicativos que sugerirmos e também nos sugerindo aplicativos para testarmos e recomendarmos no Cantinho.

1- Mateus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 thoughts on “Aplicativos para desbravadores

    • Muito obrigado pela sugestão, Henrique. Estamos trabalhando num post para falar do Google Sky Map, em breve estará no ar aqui no blog.
      Se tiver outras sugestões como essa, serão muito bem vindas.

      Um abraço.

  1. Só uma dica: vcs bloquearam o uso do lado direito do mouse para não copiar o conteúdo; até certo ponto faz sentido, apesar de existir outras formas de copiar isso, mas ao colocarem um link externo, utilizem a target=”_blank” no link, para abrir em outra página pq é chato ter entrar no link pra depois voltar à página onde estava… dessa forma não estão pensando na navegação do usuário, e é isso que faz a diferença; eu mesmo já tive que abandonar o site muitas vezes porque é chato isso; colocam os links para abrir em outra aba, já que não permitem usar o direito do mouse pra fazer isso. Só minha opinião, mas pensem nisso aí. (Y)

    • Olá, Isaías, bom dia,

      Não sabemos exatamente como fazer isso de forma automática para todos os links, rsrs, mas vamos nos atentar, ao incluir links nas postagens, para fazermos essa alteração.

      Mas uma dica, ainda que o botão direito esteja desabilitado, você pode clicar com o scroll ou segurar o CTRL enquanto clica com o esquerdo, e também abrirá em novas abas.

      Um abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *