O Salmo 119 fala sobre a Lei de Deus. Muitos não compreendem as palavras de Paulo e acabam usando-as para desprezar esta Lei perfeita. Mas não podemos nos esquecer que a Lei é a demonstração do caráter de Deus, portanto ela é santa e justa. Entretanto não ganhamos um prêmio só por seguir uma lei, acontece assim no mundo secular e não é diferente nos planos de Deus. A Lei é um escudo, uma proteção para evitar que nos metamos em encrencas.
Mas e quando, mesmo sabendo dos mandamentos, nos desviamos do caminho? Saber qual é a Lei não impede ninguém de desrespeitá-la e principalmente não impede que as consequências da desobediência recaiam sobre a pessoa.
Quando não sabemos o caminho, ou pior, quando temos um mapa a seguir, mas achamos que ele está obsoleto e não serve mais, erramos o caminho, andamos em volta completamente perdidos exatamente como no verso. Às vezes é ruim ser comparado a uma ovelha, elas são realmente tontas e especialistas em se perder, mas fazer o que, nós somos assim mesmo…
A boa notícia é que quando isso acontecer o salmista já sabia o que fazer e nos contou. Não temos que pedir socorro à lei. Não temos que procurar o caminho sozinhos. “Vem em busca do teu servo”. Deus não nos deixa sem auxílio, ele sabe que voltar é difícil, mas Ele está disposto a nos ajudar. Basta pedir.
