Existem muitos mitos e preconceitos envolvendo os animais peçonhentos. Nesta especialidade você vai conhecer mais sobre esse grupo tão diferente. Saber quem são eles, qual é a sua importância, porque são perigosos, como se prevenir de acidentes envolvendo-os, o que fazer caso você ou alguém sofra um acidente, o que é soroterapia e quais são os soros utilizados pra cada tipo de acidente. E vai conhecer situações em que esses animais aparecem na Bíblia. Uma informação muito importante para todos do Clube, não só para os que querem fazer essa especialidade, é saber qual é o hospital mais próximo da sua casa ou da região onde vai acampar ou fazer trilha. Essa informação pode ser encontrada no seguinte site: http://www.cevap.org.br/Cont_Default.aspx?cont=hospi. Basta escolher seu Estado, que o site disponibiliza uma lista dos hospitais de referência e unidades de aplicação de antiveneno, contendo endereço e telefone, assim você pode entrar em caso de acidente e confirmar se pode levar a vítima pra lá.
- O que são animais peçonhentos?
- Descobrir a quantidade de acidentes causados por animais peçonhentos em seu país ou região no último ano (caso esse dado não esteja disponível, pegar o último ano disponível).
- Escolher e apresentar as seguintes características de 2 animais peçonhentos:
- Habitat
- Alimentação
- Danos causados aos seres humanos
- Forma de prevenção
- Citar, pelo menos, três animais peçonhentos em cada uma das Classes abaixo:
- Répteis
- Insetos
- Aracnídeos
- Saber como os animais peçonhentos são importantes para o equilíbrio do ecossistema.
- Aprender 4 maneiras de se proteger contra animais peçonhentos que são encontrados em casas, empresas ou acampamentos
- Os animais peçonhentos geralmente atacam por maldade ou por defesa?
- Aprender os primeiros socorros que devem ser prestados às vítimas de picadas de animais peçonhentos.
- O que é soroterapia?
- Saber para qual picada de animal serve cada tipo de soro abaixo:
- Antibotrópico
- Anticrotálico
- Antibotrópico-laquético
- Antielapídico
- Antiaracnídico
- Antiescorpiônico
- Antilonomia
- Realizar, pelo menos, 1 das atividades abaixo:
- Visitar um zoológico ou local de pesquisa em que você possa observar animais peçonhentos e apresentar um relatório.
- Com a orientação do seu líder, identificar, no mínimo, 10 animais peçonhentos e apresentar uma relação com: nome científico, nome popular, foto e local de origem.
- Descobrir, no mínimo, 2 animais peçonhentos citados na Bíblia.
Aqui está um material de apoio para a instrução da especialidade de Animais peçonhentos, preparado pelo Cantinho da Unidade.
Caso queira fazer o download, clique aqui.
E logo abaixo estão as alguns sites na internet com informações confiáveis utilizados na preparação do do material de apoio e que podem ser utilizados no aprofundamento do estudo desta especialidade.
- FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS. Animais peçonhentos. Disponível em: <http://funed.mg.gov.br/wp-content/uploads/2010/03/Cartilha.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2014.
- INSTITUTO BUTANTAN. Acidentes por animais peçonhentos. Disponível em: <http://www.butantan.gov.br/home/acidente_por_animais_peconhentos.php>. Acesso em: 11 abr. 2014.
- INSTITUTO BUTANTAN. Soros e Vacinas. Série didática Número 2. Disponível em: <http://www.butantan.gov.br/home/pdfs/material_didatico/2/numero2.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2014.
- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Acidente por animais peçonhentos – Notificações registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan Net. Disponível em: <http://dtr2004.saude.gov.br/sinanweb/tabnet/dh?sinannet/animaisp/bases/animaisbrnet.def>. Acesso em: 11 abr. 2014.
- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Picadas de insetos e animais peçonhentos – parte 1. Disponível em: <http://bvs.saude.gov.br/picadas-de-insetos-e-animais-peconhentos-parte-1/>. Acesso em: 11 abr. 2014.
- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Picadas de insetos e animais peçonhentos – parte 2. Disponível em: <http://bvs.saude.gov.br/picadas-de-insetos-e-animais-peconhentos-parte-2/>. Acesso em: 11 abr. 2014.
Caso você tenham dúvidas ou indicação de fonte, nos deixe um comentário ou envie um e-mail.
EU QUERO APRENDER MAIS SOBRE ISSO