[Palmas, TO] De acordo com levantamentos do Ministério da Saúde, o Tocantins encontra-se entre os 16 estados da federação brasileira com alto risco de epidemia de dengue. Preocupado com o risco iminente da proliferação do mosquito transmissor da doença, o governo estadual lançou hoje (01) pela manhã uma campanha de combate a dengue na região. Sob o slogan “Quem tem que morrer é o mosquito”, o movimento é resultado da parceria entre as secretarias de Estado da Saúde, Comunicação e Educação.
A campanha será feita entre o público infanto-juvenil. A ideia do projeto é que as crianças e os adolescentes que vivem imergidos no mundo virtual e nas mídias sociais produzam vídeos educativos sobre o combate a doença. Os vídeos deverão conter um minuto de duração e serão disponibilizados no site da Secretaria de Saúde do Estado. Os melhores trabalhos escolhidos pela população serão premiados.
Desbravadores em ação
Conscientes de seu papel educativo na sociedade, o Clube de Desbravadores Capim Dourado, com sede em Palmas, também se engajará na campanha. E para demonstrar apoio ao projeto, os integrantes do Clube participaram da cerimônia de abertura que ocorreu hoje em Palmas, no Palácio do Araguaia. Uniformizados e ao som de fanfarras, o grupo chamou a atenção do público que prestigiou o evento. Na cerimônia de abertura, a pedido dos organizadores da campanha, o Clube fez uma breve apresentação para os expectadores.
“Essa campanha se baseia na educação e os Desbravadores são educadores porque eles informam e conscientizam a sociedade por meio de suas ações”, disse o secretário estadual de Educação, Danilo de Souza Melo diante de um auditório lotado.
Para o diretor geral dos Desbravadores no Estado do Tocantins, pastor Evaldino Ramos, a participação dos jovens na campanha tem vários aspectos positivos. “Nossos clubes estão comprometidos com esse projeto que visa a garantir a saúde dos tocantinenses, mantendo-os livres dos malefícios da dengue. Além do mais, a participação de cada menino e menina em uma campanha de cunho social como essa, desenvolve o senso de cidadania e de responsabilidade dos nossos jovens perante a sociedade”, avalia.
A fim de estimular a criatividade e participação dos demais clubes da capital, a agência de publicidade Oxigênios, com sede na capital do Tocantins, sorteará uma fanfarra completa entre os clubes que produzirem os melhores vídeos. Sendo assim, além de concorrerem ao prêmio estadual, os jovens desbravadores também poderão ganhar os instrumentos musicais para os seus respectivos clubes.