Há algumas semanas, por meio da sessão Especialidades: aprendendo a pesquisar, estamos falando sobre utilizar fontes confiáveis para responder e fornecendo algumas fontes para isso, mas ainda não ensinamos como identificar essas fontes.
A quantidade de informações disponíveis na internet é fantástica, mas a qualidade da maioria é questionável. Sem critérios e habilidade para selecionar as informações, e até mesmo formação profissional específica, é difícil definir quais são boas e quais são ruins. Portanto quanto mais treinarmos nosso “filtro”, melhores serão nossas pesquisas.
Aqui estão algumas dicas simples de como fazer uma boa pesquisa:
- Utilize bem as ferramentas de busca. A boa utilização dos recursos de pesquisa dos buscadores é essencial para obter resultados mais precisos. Algumas dicas de como explorar melhor os buscadores:
- Use mais de uma palavra para fazer a busca;
- Recorra ao sinal de menos para eliminar palavras que possam trazer sites com assuntos homônimos;
- Escreva tudo entre aspas se quiser achar uma frase exata;
- Empregue o * se não quiser especificar um termo no meio de uma frase, como em “universo tem * anos”;
- Use a “Pesquisa Avançada” para restringir a busca;
- Formule frases em forma de resposta. Em vez de perguntar “o que é um buscador”, escreva “um buscador é”.
- Utilize mais que uma fonte. Dessa forma a chance de cometer erros grotescos é menor.
- Compare a informação das fontes. Quando há informações conflitantes, é necessário definir qual delas é mais confiável.
- Verifique a terminologia: a terminologia de um site, de uma forma indireta, nos dá sua confiabilidade. A terminologia .com refere-se a sites comerciais, .org a sites de organizações não governamentais, .gov a sites do governo. Quando a terminologia é apenas .br, via de regra, refere-se a sites de universidades e instituições de pesquisa.
- Responda as seguintes perguntas:
- A pessoa ou instituição estudam o tema?
- A pessoa ou instituição têm acesso à informações confiáveis?
Agora é colocar em prática essas dicas e aprender cada vez mais!
Caso tenham mais dicas de como identificar fontes confiáveis de pesquisa na internet, deixe-nos um comentário ou envie um e-mail.