Xilogravura, você sabe o que é?

Imagem1

Fonte: http://onggrauna.blogspot.com.br/2009/11/expisicao-das-obras-de-xilogravuras.html

Imagem3

Fonte: http://casadocordel.blogspot.com.br/p/xilogravura-erick-lima.html

Só fui saber o que era xilogravura no ensino médio, quando uma professora nos levou a uma exposição sobre literatura de cordel (aqui no Brasil essas duas manifestações culturais estão muito ligadas). Sempre via essa especialidade no manual e nem sequer sabia do que se tratava, por isso nunca cogitei fazê-la. Acho que essa também é a situação de muitas pessoas, pois não conheço ninguém que tenha essa especialidade.

Então que tal você ensinar para os seus desbravadores essa especialidade super rara? Pode ter certeza que eles vão se achar o máximo por ter uma especialidade que quase ninguém tem. Você pode estar achando que é muito difícil, etc., etc. Entretanto, a Equipe do Cantinho resolveu facilitar as coisas e reunimos informações suficientes para que qualquer Clube tenha condições de promovê-la.

Esta é uma arte muito interessante e não exige muito conhecimento de desenho para fazer modelinhos básicos. Esses que ilustram o post são bem complexos, mas no seu Clube você pode fazer coisas mais fáceis, como o nome da Unidade ou do Clube, ou uma versão simplificada do triângulo.

Mas atenção! Como as goivas e os formões são cortantes, é melhor que só desbravadores acima de 14 anos ou membros da direção façam esta especialidade.

E aí ficou interessando? Então confira o material que nós reunimos!

AH - XILOGRAVURA1. Definir o que é xilogravura e onde surgiu essa arte contemporânea.

CASA DA XILOGRAVURA. Xilogravura. Disponível em: <http://www.casadaxilogravura.com.br/xilo.html>. Acesso em: 1 fev. 2014.

2. Explicar os princípios básicos da preparação de um desenho e leitura aplicada em uma xilogravura.

3. Fazer uma lista de ferramentas e equipamentos necessários para uma xilogravura.

Nessa apostila você também encontra as respostas dos itens 5 e 6.

4. Explique a diferencia entre desenho e matriz. Que tipos de papeis são mais recomendados para a realização de uma xilogravura?

5. Identificar as ferramentas e materiais que podem ser usados para confeccionar uma matriz. Que preparos e cuidados devem ser tomados com o manuseio da mesma?

FRUTO DE ARTE. Goivas para xilogravura. Disponível em: <http://www.frutodearte.com.br/index.php?cPath=35_167>. Aceso em: 1 fev. 2014.

CASA DO ARTISTA. Ferramentas. Disponível em: <http://www.acasadoartista.com.br/categoria/gravura-xilogravura/ferramentas.html>. Acesso em: 1 fev. 2014.

CASA DO RESTAURADOR. Rolo para xilogravura. Disponível em: <http://www.casadorestaurador.com.br/loja/grupo/01.05/arte/gravura-e-xilogravura/produto/ac-sfa101-10/rolo-para-xilogravura-10-cm.aspx>. Acesso em: 1 fev. 2014.

6. Como as modalidades de uma xilogravura são classificadas?

7. Que tintas são mais adequadas para uma boa impressão em xilogravura?

BRICOLAGEM. Artesanato, arte, xilografia. Disponível em: <http://bricolagem.wordpress.com/2007/05/21/artesanato-arte-xilografia>. Acesso em: 1 fev. 2014.

8. Pesquisar um tipo de arte ou literatura em que tenha sido utilizada e/ou propagada a xilogravura. Mencionar o local, período e importância histórica.

Imagem2

Fonte: http://casadocordel.blogspot.com.br/p/xilogravura-erick-lima.html

9. Usando as técnicas da Xilogravura (desenhar, esculpir e imprimir), fazer, pelo menos:

  1. Um cartão de saudação
  2. Uma capa de um livro
  3. Um objeto de livre escolha diferente dos anteriores

1- Éveni

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *