Você tem azeite de reserva?

Hoje de manhã estudamos a parábola das dez virgens, que está escrita em Mateus 25. Algo que chamou minha atenção foi que as dez moças da parábola pertenciam ao mesmo grupo, ou seja, todas elas aguardavam a vinda do noivo. Mas cinco ficaram de fora. Sabemos que ter somente a lâmpada (Palavra de Deus) não adianta. É necessário ter azeite de reserva (Espírito Santo), ou seremos pegos desprevenidos.

No livro “O perigo veio do céu” da CPB há uma adaptação dessa parábola, que pode até tornar-se um programa JA. Vale a pena ler e refletir, será que nos parecemos com alguma dessas moças?

ENTREVISTA COM AS CINCO MOÇAS QUE PERDERAM O CASAMENTO

APRESENTADOR: Bem vindos ao nosso programa de entrevistas, senhoras e senhores. Eu sou o Apresentador Pestana, e nós preparamos para hoje uma entrevista sensacional! As pessoas ainda estão falando sobre o evento social do… bem de todos os tempos! E temos uma exclusiva para vocês. Nossas convidadas de hoje são cinco lindas moças que receberam convites para o casamento, estavam todas arrumadas com seus lindos vestidos longos, mas por razões que desconhecemos, não conseguiram entrar! Isto mesmo! Elas perderam o casamento!

Hoje elas vão nos contar em suas próprias palavras, exatamente o que deu errado naquela importante noite. Vamos fazer algumas perguntas, mas primeiro, vamos ter uma participação especial.

APRESENTADOR: Estamos de volta com a primeira entrevista: Shirley é a primeira aluna de sua classe. Ela estudou tudo sobre o Noivo e Seu casamento que estava para acontecer. No mês passado ela entregou um trabalho no qual expressava dúvidas de que o casamento estava na iminência de acontecer como todos pensavam e questionando se ele se realizaria mesmo ou não! Shirley, como está se sentindo nesta manhã?

SHIRLEY: Desapontada. Eu me considero um tipo de especialista nos sinais que demonstravam que o casamento estava para acontecer, sabe, as guerras, terremotos, sinais nos céus.

APRESENTADOR: Como pode uma garota esperta como você não estar pronta?

SHIRLEY: Bem, há guerras o tempo todo. Parece que há sempre algum desastre acontecendo em algum lugar… Meteoros, eclipse solar. A minha tese se baseou em firmes pressupostos científicos para ter pensado que o casamento não aconteceria nos próximos anos.

APRESENTADOR: Mas você não acha que existem coisas que a ciência não pode explicar, e que precisamos ter fé?

SHIRLEY: (faz cara de que vai responder mas o entrevistador a interrompe)

APRESENTADOR: Ok, eu entendo seu ponto de vista. Bem Shirley, se for um consolo para você, ouvi dizer que alguns dos mais conhecidos intelectuais da comunidade também ficaram de fora. Bem vamos para um intervalo. Voltaremos já com mais uma jovem. Não perca!

APRESENTADOR: Todos conhecem Maísa. Ela foi a primeira jovem a ser eleita presidente da associação dos estudantes, presidente do senado estudantil e presidente da edição local dos Jovens Republicanos. Ela quer ser a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do País! Por que não? Maísa, como jovem política em ascensão, como você pode perder um evento tão importante?…

MAÍSA: Bem, primeiramente quero desejar boa tarde aos senhores, boa tarde às senhoras, boa tarde aos jovens, boa tarde aos adolescentes, boa tarde às crianças, boa tarde, boa tarde, boa tarde… Eu gostaria de convidar a todos para a inauguração da praia pública São João das Cruzes, feita pelo meu partido…

APRESENTADOR: (INTERROMPE MAÍSA COM Ham, Ham, COMO SE ESTIVESSE LIMPANDO A GARGANTA) – Maísa, e a pergunta?

MAÍSA: Ha, certo, bem, eu tinha que participar de algumas reuniões… meu voto era importante… E eu acho que o noivo não entende de política.

APRESENTADOR: Por que diz isto?

MAÍSA: Porque Ele certamente teve uma chance de entrar para o mais alto cargo da Judéia, poderia tomar o Governo e ensinar uma lição naqueles terríveis romanos. Ah, e então transformar este mundo num lugar onde as pessoas pudessem viver juntas em paz e prosperidade.

APRESENTADOR: Bem, Maísa, esses alvos são admiráveis, mas parece que esse não era o plano do Noivo.

MAÍSA: É por isso que eu decidi trabalhar dentro do sistema; para fazer algo que Ele não quis fazer.

APRESENTADOR: Esperamos que você consiga transformar este mundo na sociedade utópica que você quer, mas eu tenho minhas dúvidas… Vamos para mais um intervalo. Após o intervalo vamos conhecer mais uma jovem.

APRESENTADOR: Bem amigos do auditório, vamos dar uma aceno JA para Alice!

Alice é bem conhecida no meio esportivo. Uma promessa olímpica, muitos dizem, cuja lista de façanhas é realmente deslumbrante. Foi a estrela da competição de atletismo do primeiro grau, inscreveu seu nome no basquete da escola, é batedora na seleção júnior de volei – Alice, desculpe-me falar assim, mas parece que você pisou na bola desta vez…

ALICE: Eu sempre busquei o ouro, e agente vence alguma competições e perde outras. Meu lema? “Simplesmente faça e aconteça”.

APRESENTADOR: Mas diga-me, você é conhecida como alguém que dá duro, sempre pronta a treinar mais tempo, mesmo que isto signifique negligenciar um pouco o trabalho escolar, a família, e até a sua vida espiritual. Parece que você está sempre dando uma corridinha, ou levantando peso na academia. Você estava apropriadamente preparada para este evento?

ALICE: É que eu não estava bem concentrada na noite passada… Eu vou estar bem no próximo casamento.

APRESENTADOR: Bem, sinto ter que lhe dizer isto, mas não vai haver outro casamento como aquele. Aquele casamento correspondeu a uma copa do mundo, uma olimpíada dos eventos sociais, sinto muito…

Agora vamos para mais um intervalo e conheceremos mais uma moça que perdeu o casamento. É incrível! Ela que nunca perdeu uma festa. Aguarde um instante, meus amigos e vocês terão uma surpresa.

APRESENTADOR: Bem, senhoras e senhores, chegou a hora. Aí vem ela, Laura!

Laura, estrela nacional, é atualmente uma das adolescentes mais badaladas da igreja. Ela admite que não sabia muito sobre o Noivo – sabem, ela está mais interessada nas festas com os amigos, mas quando recebeu o convite, decidiu aproveitar a ocasião para vestir algo tão na moda que no dia seguinte seria manchete em todas as revistas de fofocas! Laura, querida, porque não conta para nós o que aconteceu…

LAURA: Naturalmente eu estava vestindo um original de Giorgio Armani.

APRESENTADOR: Uau, era para arrasar mesmo! Mas, e o vestido que o Noivo providenciou para todas as convidadas vestirem?…

LAURA: Bem, não era um vestido feio demais para se usar em casa, mas eu tenho uma imagem a zelar… Eu avisei a imprensa e meus fãs que poderiam ir até lá para ver a minha entrada triunfal. Eu fui entrevistada pelo programa “Estilo de vida dos Ricos e Famosos”! Eu tive que dar muitos autógrafos. E quando eu estava pronta para entrar, a cerimônia já estava quase acabando.

Mas todos sabem que as celebridades costumam se atrasar, e fiquei muito zangada por terem trancado a porta na minha cara.

APRESENTADOR: Fazer o que?… É a vida. Após o intervalo vamos ver uma entrevista incrível: Não dá para acreditar que essa moça possa ter perdido o casamento. Vamos lá. Mais um intervalo e já voltamos.

APRESENTADOR: Finalmente temos conosco Sandra, aquele tipo normal de adolescente que vai à igreja. Bem vinda Sandra! Aceno JA pra ela! Como se sente ao estar em companhia de garotas tão importantes?

SANDRA: Eu acharia uma honra, se não fossem as circunstâncias tão tristes!

APRESENTADOR: Posso imaginar como se sente, especialmente você, que foi uma das mais fiéis promotoras do Noivo…

SANDRA: Eu não sei o que aconteceu, apenas estava muito ocupada.

APRESENTADOR: Ocupada fazendo o que?

SANDRA: Eu estava terminando o programa da Escola Sabatina, tinha tarefas com o Serviço Social da igreja… três horas trabalhando com os desbravadores para levantar fundos para os uniformes!

APRESENTADOR: Puxa como você consegue ter tempo para respirar?

SANDRA: E mais, um jantar adolescente no Restaurante Real, Pequenas diaconisas… Parece que a data passou despercebida.

APRESENTADOR: Mas o seu Pastor não fez uma série de sermões sobre o casamento que se aproximava?

SANDRA: Acho que sim, mas eu estava recepcionando à porta da igreja, recolhendo oferta, ajudando as mães com os filhos pequenos… Eu perdi todos os sermões.

APRESENTADOR: Eu entendo como se sente…

SANDRA: Mas para piorar a situação, o Noivo disse que não me conhecia.

APRESENTADOR: Vamos, vamos, alguém lhe dê um lenço de papel.

Bem, senhoras e senhores, quando voltarmos, teremos uma cena exclusiva dos arquivos do programa do Apresentador Pestana, Apresentado anos antes do Noivo chegar.

APRESENTADOR: Bem, senhoras e senhores, teremos agora imagens de um programa exibido anos antes da vinda do esposo. Vamos ouvir atentamente:

APRESENTADOR: Estamos falando com o conhecido autor religioso, Matheus, que acabou de escrever um “best-seller” sobre a vida e feitos do Messias. Ele estará nos falando sobre um grande número de coisas interessantes e inspiradoras na biografia de Jesus, o Noivo que está para chegar. Mateus parece que há algumas coisas bem interessantes no capítulo 24, e não queremos que você vá embora sem nos falar sobre elas…

MATEUS: Eu acho que o próprio texto fala por si mesmo.

APRESENTADOR: Então vamos ler.

(Mateus 24: 3-14)

APRESENTADOR: Impressionante, Mateus, impressionante! Fiquei emocionado, e chocado! Está tão claro. Não entendo como alguém que lê estas palavras pode vir a perder o grande evento!

MATEUS: É, mas uma porção de pessoas vai ficar de fora… Talvez alguns aqui mesmo da platéia.

APRESENTADOR: Espero que não, Seria uma pena

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *