Use sua criatividade em favor do Clube de Desbravadores

mockup-jogo-novo (800x671)

Dos dias 8 a 12 deste mês, aconteceu em Santa Helena/PR o X Campori de Desbravadores da União Sul-Brasileira. Uma das novidades do evento foi o lançamento do jogo de tabuleiro Desbravador sabe tudo!, criado pelo Ministério de Desbravadores da ASP.

O idealizador foi Eduardo Neto, que explica que o jogo tem o objetivo de ensinar de forma atrativa conceitos estudados por desbravadores. “O desbravador irá brincar, mas para avançar no jogo ele precisa saber as respostas. Isso cria a necessidade de aprender os temas dos cartões para poder vencer o jogo”, detalha.

São 1200 perguntas das classes de Amigo a Guia e a tiragem inicial foi de 200 unidades, que foram vendidas no próprio campori.

Também recentemente, vimos o lançamento do aplicativo DBV sabe tudo, inicialmente para Android.

11145147_516873411807842_5974972409783637041_n

Qual o nosso objetivo ao trazermos essas novidades para vocês? Vamos por partes. Somos um grupo de aproximadamente 180 mil desbravadores na DSA. Considerando um percentual de 40% de liderança, somos cerca de 72 mil líderes. Como quase a totalidade desse número é de voluntários, temos pessoas de diversas profissões, múltiplos talentos.

Como é possível que num montante de 72 mil pessoas tenhamos tão poucos materiais criativos e de boa qualidade para auxiliar no programa do Clube? Podemos arriscar alguns palpites, como falta de incentivo por parte da liderança local (Campo/regionais/distritais), falta de recursos financeiros ou mesmo o fato de acreditar que seu projeto jamais dará em nada, afinal, será muito tempo dedicado a isso para, no final, não “vingar”.

“Foi assim que abandonei, aos seis anos, uma esplêndida carreira de pintor. Eu fora desencorajado pelo insucesso do meu desenho número 1 e do meu desenho número 2”. (Antoine de Saint-Exupéry, O pequeno príncipe).

O antigo cartão de líder master e líder master avançado era dividido em 7 áreas, sendo uma delas a criatividade. Entre seus principais requisitos, podemos citar:

Introduzir uma ideia criativa no seu Clube e avaliar a aceitação e efetividade;

Ensinar 3 requisitos de uma classe JA utilizando seus próprios recursos criativos;

Fazer uma visita a uma exposição, concerto ou outro evento similar e fazer um estudo das maneiras em que as pessoas expressam sua criatividade. Com este estudo, preparar um relatório sobre a filosofia e valor da criatividade no Ministério dos Desbravadores;

Demonstrar sua própria criatividade num culto divino, reunião do Clube ou acampamento utilizando 3 diferentes métodos (ex. um drama, bonecos de mão, etc.), envolvendo o maior número possível de desbravadores.

Infelizmente, com a reformulação das classes, a maior parte desses requisitos se perdeu. O pouco que restou está muito fraco em sua essência, que é encorajar e desenvolver a criatividade nos líderes.

Agora volto à pergunta que fiz: “Qual o nosso objetivo ao trazermos essas novidades para vocês?” Eu tenho certeza que temos talentos maravilhosos escondidos nesse grande grupo de líderes! Ou mesmo, já temos excelentes projetos em andamento, porém, no anonimato. Nosso objetivo é incentivá-los, apoiá-los e clamar para que projetos assim continuem sendo realizados, desenvolvidos, testados e, acima de tudo, divulgados! Vamos aproveitar a tecnologia em nosso favor!

Quer que seu projeto saia do anonimato e incentive Clubes em diversos lugares desse continente? Envie-o para a nossa Equipe, para que possamos divulgar para o máximo de pessoas possível! Com esses novos recursos disponíveis, certamente abreviaremos a volta de Jesus, ao atingirmos mais rapidamente as crianças e juvenis que o Senhor nos confiou.

Aceitam o desafio?!

1-Alberto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 thoughts on “Use sua criatividade em favor do Clube de Desbravadores

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *