Um copo de verdade com uma gota de mentira

poison-in-a-glass-of-water-15104-1680x1050

Nesses dias estava lendo um ótimo livro. Enquanto eu passava por páginas e páginas onde o autor registrava entrevistas que fizera com grandes defensores do cristianismo como Peter Kreeft, Willian L. Craig, Ravi Zacharias entre outros, imaginava que esse seria o próximo livro a ser recomendado aqui no blog.

Entretanto, vocês não vão vê-lo por aqui e vou explicar o motivo. Embora contenha verdades belíssimas e argumentações valiosas em defesa do caráter bondoso de Deus, da criação, da confiabilidade da Bíblia, o livro possui um capítulo em que se fala sobre o inferno. Apesar de o autor ter a melhor intenção possível em defender a justiça de Deus, ele desconsidera duas grandes verdades bíblicas: o estado dos mortos e o juízo final.

Esse fato me fez pensar em duas coisas: 1) A quantos erros estamos expostos na literatura e na mídia em geral? 2) Estamos preparados para identificar o erro?

Quando eu era criança a moda era pesquisar mensagens subliminares. Muitas vezes pessoas se esforçavam para mostrar uma determinada palavra que aparecia em uma imagem de O Rei Leão. Não sei se realmente havia uma mensagem subliminar ali ou se era só extrema criatividade do palestrante, mas havia sim uma mensagem bastante prejudicial, que por incrível que pareça, nem era mencionada!

Ficou curioso para saber o que era? Você vai se lembrar fácil de uma das trilhas sonoras mais conhecidas do cinema em que o tema era viver sem responsabilidade. Ou seja, não se preocupe em obedecer a seus pais, vai dar tudo certo no final!

Poderia comentar vários outros exemplos aqui, mas não é esse o objetivo, talvez possa ser tema de um próximo post… O que quero destacar é que mesmo em filmes ou músicas aparentemente inocentes, há mensagens prejudiciais. Pode ser um filme ou um livro lindo, mas se ele contém um só tipo de engano, não serve para nossas crianças!

Isso me leva a uma segunda preocupação. Estamos preparados para detectar esses enganos? Quando estava lendo o livro foi fácil identificar a doutrina errada porque desde pequena sei que quando as pessoas morrem não vão direto ao céu ou inferno, e sim ficam descansando no pó da terra. Mas já pensou se eu não soubesse disso? Poderia raciocinar: se as outras partes do livro eram verdade, por que essa não seria? E assim fatalmente seria enganada.

Há apenas uma saída para não sermos ludibriados por conceitos aparentemente bonitos, entretanto, totalmente deletérios: a investigação profunda da verdade! O estudo cuidadoso da Bíblia é o único meio para estar permanentemente alerta para perceber qualquer contaminação. Tal aprofundamento não é alcançado com leituras esporádicas ou displicentes. Somente estudando a Bíblia com afinco e com a ajuda do Espírito Santo é que vamos adquirir conhecimento. Além disso, o estudo da lição da Escola Sabatina também é um importante aliado.

Se temos a necessidade de resguardarmos a nós mesmos, temos ainda mais a responsabilidade de proteger nossas crianças. Por isso precisamos ter muito cuidado com o que colocamos ao alcance delas.

Um copo de água potável acrescido de uma gota de veneno pode ser tão mortífero quanto um copo cheio dele.

1- Éveni

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *