Serviço do santuário, para a classe de Guia

Uma das construções mais fantásticas de todos os tempos é o tabernáculo. Após retirar o Seu povo do Egito e constituí-lo uma nação, Deus dita para Moisés as coordenadas para a construção do santuário, para que Ele mesmo pudesse habitar no meio do povo.

O sagrado serviço do santuário simbolizava a obra mais nobre já feita em favor do homem, o sacrifício do Filho de Deus para a nossa salvação. Este sistema deveria funcionar entre o povo de Deus até que o próprio Cristo morresse na cruz, anulando assim o sistema cerimonialista.

Deus habitava presencialmente neste local, e os sacerdotes poderiam consultar a Sua vontade diretamente. Cada mobília e cada compartimento carrega um significado da obra de Jesus para a nossa salvação.

A classe de guia, a última para os desbravadores, é uma classe para prepará-lo para a liderança. Como um líder de desbravadores não é apenas um líder de clube, mas sim um líder da Igreja, ele precisa ter um bom conhecimento sobre as nossas principais doutrinas.

Cada uma das classes aborda a questão doutrinária mais adaptada à idade do desbravador. Na classe de Guia, na seção Descoberta Espiritual, requisito 2, ele estuda sobre o santuário de Deus: “Estudar e debater sobre como o serviço do santuário, no Antigo Testamento, apontava para a cruz e para o ministério pessoal de Jesus.”

Para a instrução desse requisito, confiram abaixo alguns materiais que selecionamos para vocês. O primeiro é um episódio da Série Princípios, do programa Está Escrito. Nele, o pastor Fernando Iglesias apresenta as principais questões envolvidas no santuário e o seu objetivo para a humanidade. Confira também o arquivo texto desse capítulo AQUI.

Download

Download

Ao lermos a descrição do santuário no livro de Êxodo, muitas vezes não conseguimos muito imaginar como ele era. O vídeo abaixo nos ajuda a ter essa visão. A narradora faz uma explicação sobre cada utensílio e compartimento, mostrando a animação gráfica deles. (OBS.: quando está descrevendo as coberturas de pele, ela cita pele de golfinho. Algumas traduções da Bíblia usam golfinho, outras texugo).

Ao procurar materiais para ensinar esse requisito, achei algumas ilustrações fantásticas de cada parte do santuário, inclusive das roupas sacerdotais. Para baixá-las, é só clicar na imagem, depois clicar nela com o botão direito e ir na opção: salvar imagem como… 

Quando mostramos aqui no Cantinho da Unidade o método de tutorial para o ensino das classes, esse foi um dos requisitos que usei como exemplo. Por isso, clique AQUI e baixe esse material de apoio para dar a instrução para os seus desbravadores.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *