Reunião Normal – O que fazer numa reunião do Clube de Desbravadores

Quando pegamos o planejamento de um Clube encontramos projetos comunitários, missionários, acampamentos, passeios, classe bíblica… Todos eles são auto-explicativos, porém, um deles é a conhecida “Reunião Normal”. O que será que vem a ser uma reunião normal? Se ela é normal, certamente é porque segue a um certo padrão, que se não seguisse seria uma reunião “anormal”, ou seja, não seria o “correto” a se fazer.

Parece ser um assunto muito simples, banal, mas percebi durante esses últimos 2 anos que os Clubes não sabem exatamente o que fazer numa reunião, ou acabam fazendo coisas que não deveriam fazer e deixam de fazer coisas que deveriam fazer!

Para definirmos como será a nossa reunião, primeiro precisamos definir quais os elementos fundamentais que não podem faltar: devocional, civismo e ordem unida, cantinho da unidade, instrução de classes e/ou especialidades. Além destes itens, podemos incluir também um momento de recreação, dependendo aí do Clube e do dia, podendo variar com esportes como futebol, volei, handebol, queimada; gincanas; ou mesmo um evento social, como uma sorvetada, um almoço com o Clube, café da manhã…

Agora que já temos o que um Clube DEVE fazer, precisamos apenas dividir agora de acordo com o horário que temos disponível, conforme o modelo abaixo:

8h30min – Abertura da reunião / civismo. Colocar todo o Clube em forma, por unidades, ao comando dos capitães. Os capitães devem apresentar a unidade para o responsável por dirigir a reunião. Após receber o comando de todo o Clube, o dirigente da reunião deve organizar o Clube, deixando-o em perfeita ordem, alinhamento e cobertura. Em seguida temos o hasteamento das bandeiras, ao som do hino nacional. Depois convidamos os voluntários para os ideais, recitamos os ideais, cantamos o hino dos desbravadores e fazemos a oração inicial.

8h45min – Cantinho da unidade. Veja AQUI o que fazer no Cantinho da Unidade, não esquecendo do momento do devocional: “Agora uma coisa que não pode faltar NUNCA é a meditação. Por mais que o Clube faça a meditação geral, no primeiro momento da reunião, a meditação dentro do cantinho da unidade é ainda mais importante, pois assim os desbravadores se sentirão mais à vontade para participar e também para solucionar dúvidas. Assim eles terão um crescimento espiritual ainda mais completo”.

9h30min – Ordem unida. A ordem unida não deve ser a única programação da reunião, como já vi em alguns Clubes. É super importante, mas deve ter um equilíbrio de tempo entre os demais componentes da programação, para que não pequemos pelo excesso e nem pela falta! Se o seu Clube tem fanfarra, é este o momento de ensaiá-la também. Você pode intercalar os ensaios, por exemplo, num domingo ensaia a fanfarra, no outro ordem unida e assim sucessivamente.

10h00min – Instrução de classes / especialidades. As instruções, momento à parte do cantinho da unidade, é a espinha dorsal do Clube, pois as classes propõem atividades nas três esferas de crescimento: física, mental e espiritual. Devem ser bem preparadas para que os desbravadores aproveitem ao máximo do conhecimento a ele oferecido. Para ajudá-los nessa importante tarefa, não percam os posts de segunda-feira e terça-feira aqui no seu Cantinho da Unidade online. 

10h50min – Recreação. É muito importante que os Clubes deem importância à recreação. Se todo o programa for bem programado, planejado e bem executado, nada melhor do que terminar as reuniões com um momento de recreação, para a integração de todos os desbravadores e membros da diretoria. Mas vale ressaltar que a recreação deve ser um momento dirigido, de forma a envolver TODOS os desbravadores e não apenas: agora vamos ter futebol, quem não quiser jogar pode ir embora! Isso NUNCA deve acontecer!!! Se vamos ter um momento recreativo, ele deve ser planejado e bem executado também, para que todos possam realmente se recrear.

11h20min – Encerramento. Novamente reunir todo o Clube em forma, por unidades. Fazer o arriamento das bandeiras, dobrando-as corretamente (veja AQUI). Dar os avisos finais e fazer uma oração final. Após isso os desbravadores estão dispensados, e a diretoria deve organizar o local de reuniões e pode aproveitar o tempo para algum esclarecimento ou instrução adicional.

É isso que deve ser feito numa reunião normal. Note que os horários estão equilibradamente distribuídos, para que todas as áreas sejam supridas e não haja excessos ou déficit. Um Clube que não está cumprindo com este programa, não é um Clube de Desbravadores!!! A afirmação é meio pesada, mas este é o nosso programa, se ele não está sendo executado, descaracteriza o movimento. Neste caso seria apenas uma colônia de férias ou um clube social…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

46 thoughts on “Reunião Normal – O que fazer numa reunião do Clube de Desbravadores

  1. Olá Alan,

    Já escrevemos alguns posts sobre esse assunto que podem ajudar, aqui estão os links: http://www.cantinhodaunidade.com/2011/02/como-ensinar-as-classes-regulares-o.html, http://www.cantinhodaunidade.com/2011/01/blog-post_14.html, http://www.cantinhodaunidade.com/2011/01/conhecendo-as-classes-regulares.html, http://www.cantinhodaunidade.com/2011/03/como-identificar-fontes-confiaveis-de.html, http://www.cantinhodaunidade.com/2011/01/especialidades-aprendendo-pesquisar.html.

    Além disso ainda temos uma página com todas as especialidades que já relacionamos as fontes para vocês pesquisar (http://www.cantinhodaunidade.com/p/especialidades_13.html) e uma página com todos os materiais que já postamos para ajudar na instrução das classes (http://www.cantinhodaunidade.com/p/especialidades_13.html).

    Um abraço.

  2. Sou diretora do clçube Conquistadores da Natureza da cidade de ibiratai, e amei esse blog pois mim auxilia e muito!
    Deus continue abençoando esse trabalho maravilhoso.

  3. Amei o site de vcs,mas não consigo fazer os baixar os arquivos que vcs disponibilizaram.Por favor peço ajuda!!Grata!!Não sei se tenho que me cadastrar ou algo assim…

    • Oi, Katia,

      Vi que agora o 4shared pede que se tenha login para fazer os downloads, não era assim quando começamos a usá-lo… Bem, estamos, aos poucos, transferindo nossos arquivos para um servidor próprio.

      Me fala, por favor, quais você quer, que eu te envio por email, ok?

      Um abraço.

  4. O mais interessante do site é a atenção que o Alberto dá a quem o procura. Parabéns por você, sempre a ajudar.
    Abraços, Adriana

    • Muito obrigado pelas palavras, Adriana, fico lisonjeado e feliz por você gostar do nosso Cantinho.

      Por favor, ore por esse ministério maravilhoso!

      Um abraço.

  5. Heyyyy, valeuuu, eu tava dependendo de uma galera pra fazer o programa do club, mais to vendo que depender desse povo não ta dando certo, agora vou usar seu programativo… Brigadão Alberto.

  6. Gostaria de saber como se apresenta um clube ou unidade em um campori. Ex: Capitã/Conselheira apresentando unidade *** do clube *** da região de *** sem/com alteração, essa é a forma correta?

    • Olá, Mel,

      Em um campori, o diretor ou associados apresentam o Clube para os regionais ou oficial de dia, da seguinte maneira:

      Diretor [ou diretor(a) associado(a)] Fulano apresento Clube de Desbravadores Tal, em forma, [caso haja alterações, falar aqui] pronto para as atividades do dia [tarde ou noite].

      Um abraço.

  7. Olá amigos, é muito prazer ter em disposição o trabalho de vocês ai,
    Infelismente aqui no cantinhodaunidade não é pocivel baixar o PROGRAMA para o adooble, como esta disponivel o material no universo do desbravadores

    • Olá, Nelson,
      É um prazer recebê-lo em nosso Cantinho também.
      Embaixo de cada post tem um ícone de uma impressora, com a inscrição “Imprimir”. Clicando nele, você pode imprimir todos os materiais do blog. Caso você tenha algum programa de imprimir em PDF, você conseguirá salvar no seu computador.
      Um abraço.

  8. Saibam que o trabalho de vocês ai, esta ajundando bastante a organisação, e o crescimento dos desbravadores no mundo.
    Eu sou muito grato
    Precisamos de um manual de serimonias

    • Nelson,
      Deus seja louvado pelo trabalho realizado por esta Equipe maravilhosa! Toda honra e louvor a Ele.
      Ultimamente estamos com pouco tempo para trabalhar em materiais desse tipo, mas tentaremos fazer algo, ok?
      Forte abraço.

  9. Este post apareceu na minha timeline do facebook na hora perfeita. Sou de Joinville/SC, e estamos reerguendo nosso clube. No momento, estamos com apenas uma unidade masculina e três meninas (o que tecnicamente não é uma unidade ainda.) Sou conselheira, e estou com dificuldades para fazer com que duas das meninas (que por acaso são irmãs) se integrem. São meninas um pouco problemáticas, que são batizadas mas estão muito distraídas com as coisas deste mundo. Elas mesmas admitiram, que o motivo principal de estarem no clube, é a mãe “obriga-las”. Estou tentando cativá-las de diversas formas, mas não obtive sucesso. Algum conselho?

    • Boa noite, Assis,

      O senhor pode imprimir todos os nossos posts, basta clicar no ícone da impressora ao final de cada um. Assim o senhor pode imprimir o que achar melhor e repassar à sua direção.

      Um abraço.

    • Olá, Rodrigo, bom dia,

      Não existe nada fixo e engessado a esse respeito, pois cada Clube tem uma realidade diferente. Porém, um momento que costuma encaixar muito bem nos Clubes que já acompanhei é logo após a apresentação das unidades, boas-vindas e ideiais, mais ou menos assim:

      Chegada dos desbravadores
      Clube em forma
      Capitães apresentam as unidades
      Ideais / hino
      Oração
      Devocional

      Um abraço.

  10. Olá queridos! feliz sábado! Gostaria de parabenizá-los pelo site, MUITO BOM! Tem me ajudado muuuuuuito, e ao clube também, pois além de sermos um clube novo, muitos de nós (da diretoria) também somos iniciantes e não conhecíamos quase nada sobre o Clube de Desbravadores. Porém, agradeço a DEUS por ter encontrado vocês, temos (tenho) aprendido muito com as postagens. Continuem, eu sei que não é fácil, mas tem sido uma bênção pela graça de DEUS!
    Vamos iniciar nossas atividades agora dia 01 de fevereiro de 2015. Orem por nós!
    Att,

    Camilla – em nome do Clube de Desbravadores Órion – Palmas/TO.

    • Olá, Camilla,

      É um prazer servir a líderes e desbravadores deste ministério tão gostoso. Ficamos muito felizes em saber que estamos ajudando e essa é a motivação para continuarmos, mesmo que em ritmo mais lento, a manter o blog no ar.

      Estamos à disposição para o que precisar.

      Forte abraço.

  11. Boa noite Alberto!

    Esta seria a programação para uma reunião normal, e para a primeira reunião em um Clube onde todos são novos nas funções?

    Att.

  12. Olá.
    Como alguns aqui, também gosto muito do site de vocês. Tem muuuita coisa para me ajudar. Porém, tenho uma reclamação a fazer: não ME permitem copiar, seria bom para mim. Há sites bons que nos permitem copiar e nem por isso deixam de ser bons ou existir. Por isso, peço que me enviem, caso possam, as novidades. Obrigada.

    • Oi, Marisa, boa tarde,

      O bloqueio à cópia dos posts se deu devido alguns problemas pontuais que tivemos. Mas exatamente para não prejudicar quem precisa, é possível imprimir os posts utilizando o link da impressora que fica logo abaixo cada texto. Também é possível, caso você utilize o Google Chrome ou um programa de “impressão” em pdf, guardar o arquivo pdf no seu computador.

      Um abraço.

  13. Boa noite,
    Queria saber se vocês poderiam criar um artigo sobre o que fazer em primeiras reuniões do clube. Em abril vou reabrir um clube, e estou sem idéia para cronograma da primeira reunião do clube.

  14. nossa!esse blog é maravilhoso,gostaria de sugestões e dicas para a primeira reunião do clube,tipo,protocolo e essas coisas,porq estamos reabrindo um clube inativo,mas não sei ainda por onde começar!manda no meu email por favor. mirelle.mel@outlook.com .muito obg!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *