Entenderá o funcionamento dos instrumentos utilizados na climatologia. Descobrirá o que causam os raios e os trovões.
Verá como os radares, satélites e computadores são utilizados na previsão do tempo e como a relação entre a Terra e o Sol formam as diferentes estações do ano. E por fim, manterá um quadro meteorológico de uma semana, com base nas suas observações diárias.
Estes são os requisitos para se começar a se tornar um “especialista” em Climatologia.
- Explicar como os seguintes fenômenos se formam: neblina, chuva, orvalho, neve, granizo e geada.
- Identificar no céu ou em fotos, os seguintes tipos de nuvens: cirros, cúmulos, estratos e nimbos. Que tipo de clima está associado a cada uma delas?
- Explicar a ação de um termômetro de mercúrio, barômetro de mercúrio, barômetro aneróide e um pluviômetro.
- Por que é possível haver chuva de um lado de uma montanha, e estar seco do outro lado? Dar uma ilustração em seu país ou região.
- Por que é mais fresco e úmido nas montanhas, do que nos vales?
- De que direção geralmente vêm a chuva e o tempo bom em sua região?
- Demonstrar, com ajuda de um diagrama, como a relação entre a Terra e o Sol produz as diferentes estações.
- O que causa os raios e trovões? Quais os tipos diferentes de raios que existem?
- Com auxílio de um diagrama, demonstrar o que é convecção e qual é sua relação com o vento.
- Explicar como radares, satélites e computadores são usados na previsão do tempo.
- Explicar como os itens a seguir podem afetar o tempo:
- correntes de jato
- erupções vulcânicas
- Fazer um desenho mostrando o ciclo de água na meteorologia.
- Fazer um cata-vento simples ou pluviômetro.
- Manter um quadro meteorológico durante uma semana e registrar leitura do tempo em intervalos de 12 horas. Incluir o seguinte:
- temperatura
- umidade (orvalho, neblina, chuva, geada, neve)
- formação de nuvens
- direção do vento
- Completar a leitura das seguintes passagens: Gênesis 1, Jonas 1 e 2, e Mateus 8:23-27. Após a leitura, participar de um debate sobre o porquê da criação do clima, qual a relação entre o clima e a vontade de Deus e como o clima pode ser usado por Deus como ferramenta de Salvação.
Como explicamos na postagem Especialidades: aprendendo a pesquisar, não pretendemos dar as respostas das especialidades, mas fornecer algumas fontes de pesquisa. A seguir estão alguns sites na internet de informações confiáveis que podem ajudar no estudo desta especialidade.
- BÍBLIA ONLINE. Disponível em: <http://www.bibliaonline.com.br/>. Acesso em: 16 jun. 2013.
- CLIMATEMPO. Disponível em: <www.climatempo.com.br>. Acesso em: 13 fev. 2011.
- GLOBO RURAL. Como Fazer: Chuva em garrafa. Disponível em: <http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1582439-4528-2,00.html>. Acesso em: 13 fev. 2011.
- IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL. Faça um cata-vento. Disponível em : <http://www.luteranos.com.br/101/infantil/atividades1.htm>. Acesso em: 13 fev. 2011.
- INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA. Disponível em: <http://www.inmet.gov.br/>. Acesso em: 13 fev. 2011.
- INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos. Glossários. Disponível em: <http://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml>. Acesso em: 13 fev. 2011.
- INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Disponível em: <http://www.inpe.br/>. Acesso em: 13 fev. 2011.
- TABELA DE ACOMPANHAMENTO DO CLIMA. Disponível em: <http://www.4shared.com/document/HkCii0R6/Climatologia_-_Tabela_de_Clima.html>. Acesso em: 13 fev. 2011.
Caso você tenha alguma indicação de fonte, nos deixe um comentário ou envie um e-mail.