Regulamento de uniformes – novidades

Regulamento de uniformes

Por volta do mês de maio de 2013, poucos meses após o Pr. Udolcy Zukowski assumir o Ministério de Desbravadores da DSA, foi lançado um novo Regulamento de Uniformes, substituindo o anterior (publicado em 2011) que determinava vigência obrigatória até 1/1/13. Ou seja, 4 meses após o Regulamento estar em plena vigência, foi substituído por um novo, de início imediato.

Poucas foram as mudanças e talvez por isso não houve um período para adaptação. Entre as principais alterações observadas (no que diz respeito à seção dos Desbravadores) temos o uso das meias para as desbravadoras de 10-15 anos [anteriormente ¾ e atualmente soquete, sem alteração para as moças de 16 anos acima] e esclarecimentos sobre o uso de emblemas na faixa de especialidades.

O texto anterior dava a entender que todos os itens listados deveriam ser usados na faixa:

O que colocar na faixa

  1. Bandeira do país centralizada e bordada a 4 cm abaixo da costura do ombro medindo 5,2 cm X 3,3 cm

  2. Distintivos de classes regulares e de liderança. Usados acima da tira do nome

  3. Tira com o nome do desbravador, 8 cm abaixo da costura do ombro

  4. Tira com nome da última classe

  5. Distintivo de função na unidade, abaixo da tira da classe

  6. Distinções honrosas outorgadas oficialmente ao desbravador

  7. Distintivos das classes de aventureiros, se concluídas e investidas na idade correspondente

  8. Insígnias das especialidades alcançadas (na frente), agrupadas por grupo e conforme a cor de fundo, encabeçadas pela insígnia de mestrado (conforme orientação do Manual de Especialidades)

  9. Trunfos de eventos de Associação, Missão, Divisão e União nos quais tenha participado (atrás), e nestes deve constar o nome do evento, data e local. O uso de trunfos de eventos em que o desbravador ou líder não participou somente poderão ser usados no colete. O tamanho padrão de trunfos é de 7,2 cm quadrados

O novo Regulamento deixa especificado o que DEVE ser usado e o que PODE ser usado:

O que colocar na faixa

  1. Bandeira do país centralizada e bordada a 6 cm abaixo da costura do ombro medindo 5,2 cm X 3,3 cm

  2. Insígnias das especialidades alcançadas agrupadas por categoria e cores, e quando for o caso encabeçadas pela insígnia de mestrado (conforme orientação do Manual Administrativo do Clube de Desbravadores)

O que pode ser usado na faixa

  1. Distintivos das classes de aventureiros, concluídas e investidas na idade correspondente

  2. Distintivos das classes regulares e de liderança, com exceção do distintivo da última classe investida

  3. Tira com o nome do desbravador

  4. Tira com o nome da última classe investida ou em andamento

  5. Distintivo de função na unidade

  6. Tiras das classes concluídas, usadas atrás em local de preferência

  7. Trunfos de eventos de Associação, Missão, União e Divisão nos quais tenha participado (atrás) e nestes deve constar o nome do evento, data e local. O uso de trunfos de eventos em que o desbravador ou líder não participou somente poderão ser usados no colete. O tamanho padrão de trunfos é de 7,2 cm quadrados

Caso tenha alguma dúvida quanto ao uso do uniforme de gala, deixe seu comentário ou entre em contato com nossa Equipe.

1- Alberto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

117 ideias sobre “Regulamento de uniformes – novidades

  1. Alberto, tenho uma dúvida aqui.
    Onde deve-se usar o distintivo de batismo quando se estar com a faixa?
    Eu uso abaixo da bandeira e encima do nome.
    Não vi ainda no manual falando sobre isso.

    • Sim, Marcos,

      Agora está mais claro que é permitido o uso de especialidades atrás, visto que obrigatoriamente só precisamos usar a bandeira e as especialidades. Se fossem só na frente, não faria sentido essa divisão.

      Um abraço.

  2. ola tudo bem olha tenho um total de 186 especialidade pork morei fora do pais e la seguia o manual americano de quanto em quuantas especialidades posso usar na faixa por que a minha ta de 4em 4 e diagonal

  3. Bom dia, O meu sobrinho foi aventureiro e agora é desbravador. gostaria de saber se ele pode usar os distintivos de especialidades dos aventureiros na faixa dos desbravadores? Por que o Regional falou pra minha irmã que não pode misturar, mesmo ele tendo iniciado carreira no Aventureiros.
    Obrigada;

    • Olá, Andrea,

      Se o seu sobrinho tiver concluído as classes de aventureiros na idade correta, ele pode sim, conforme dispõe no Regulamento de Uniformes:

      O que pode ser usado na faixa

      1. Distintivos das classes de aventureiros, concluídas e investidas na idade correspondente.

      Mas lembrando que apenas as insígnias das classes podem ser usadas e não as de especialidades. Ainda, elas somente podem ser usadas na faixa de especialidades.

      Um abraço.

  4. Olá, tenho só uma dúvida, na faixa eu posso colocar cargos antigos? Antes eu era Capelão, e agora sou Dir. Associado. A tarja de Capelão pode ser colocada na faixa??

    • Olá, Ivan, boa noite.

      Conforme p. 31 do Regulamento de Uniformes, não faz parte dos itens permitidos de se usar na faixa a tira com o nome do Clube, nem mesmo do Clube atual. Esta somente deve ser usada na manga direita.

      Um abraço.

  5. la no manual diz o que pode ser usado na faixa e pq foi retirado os pins de eventos que eu participei. Qual o motivo de não usar mais.

    • Boa noite, Jair,

      Na verdade, os pins de eventos nunca puderam ser usados (pelo menos desde a edição do Regulamento de Uniformes de 2004). Então não é nada novo desse Regulamento.

      Um abraço.

  6. Olá Boa tarde!!!
    Minha filha está saindo esse ano dos aventureiros e a faixa está completa… gostaria de saber se ela pode usar o colete no clube de desbravadores mesmo não tendo ninguém que usa no clube? O que pode ser transferido para o colete e tem que ter alguma cerimônia para usar o colete ou simplesmente compro colete e transfiro as especialidades?

    • Olá, Kedima, boa tarde,

      O colete pode ser usado tanto por membros da direção como por desbravadores. Não existe nenhuma cerimônia para poder ser usado, basta comprá-lo e usar nas atividades do Clube, quando desejar (lembrando que não pode ser usado sobre o uniforme de gala).

      Conforme o Regulamento de Uniformes, pode ser colocado nele trunfos, emblemas, pins e botons. As especialidades não podem ser usadas nele.

      Um abraço.

    • Boa tarde, Wagner,

      Conforme o Regulamento de Uniformes, os únicos itens obrigatórios na faixa são a bandeira nacional e as insígnias de especialidades. Os outros itens são opcionais.

      Um abraço.

  7. Olá, quero saber a que altura da costura do ombro posso costurar a bandeira do país, que distância coloco meu nome, que distancia fica as insígnias do meu nome e se tenho que costurar as insígnias por cor ou não

    • Olá, Lucélia,

      O Regulamento de Uniformes define apenas a altura da costura da bandeira (6 cm abaixo da costura do ombro). Para os demais emblemas que podem ser usados na faixa não existe uma regulamentação.

      Com relação às especialidades, elas devem ser costuradas agrupadas por área (cor), encabeçadas pelo mestrado naquela área, se você tiver.

      Um abraço.

  8. Eu tenho um mestrado de zoologia, e tenho especialidades de diferentes áreas,
    na faixa as insígnias de especialidades tenho que começar com o mestrado, ou com as especialidades que eu não tenho mestrado?

    • Olá, Tiago,

      Você deve começar com o mestrado. Neste caso, você pode colocar abaixo dele todas as especialidades de fundo branco, mesmo que não façam parte dele. Ou mesmo você pode colocar (se for o caso) o mestrado em conservação ambiental e/ou o mestrado em botânica ao lado do de zoologia. Daí coloca abaixo todas as de fundo branco.

      Um abraço.

  9. Só Uma Dúvida:
    Como colocar os bontons da classe na faixa se eles já estão na tampa esquerda da Camisa, conforme o mesmo manual?

    • Olá, Pedro,

      No caso de optar por usar os botons na faixa, ele deve manter na tampa do bolso, obrigatoriamente, apenas o boton da última classe. Não pode colocar todos na faixa ou parte na faixa e parte no bolso.

      Um abraço.

    • Olá, Josefer,

      Não é permitido, conforme art. 6º do Regulamento de Uniformes: “6º Não é permitido alterar as características dos uniformes, nem sobrepor-lhes peça, artigo, insígnia, ou distintivos de qualquer natureza, particularmente os que caracterizem origem militar, turística e/ou desportiva, estranhos a este regulamento”.

      Um abraço.

    • Olá, Mariana,

      Não é possível, conforme está no Regulamento de Uniformes: “podem ser usados trunfos específicos de Associação, Missão, União e Divisão, somente de eventos que o aventureiro tenha participado“.

      Um abraço.

      • Pois eh.. tbm nao sei porque tiraram uma peça tão linda e colocaram um boné de basebol tão feio.
        e mesmo não tendo no manual, Confeccionei a boina preta com a logo d2 para meu clube, usamos como assessório de desfile, apenas para o pelotão de elite, assim como a luva branca. Recomendo, as crianças adoraram o incentivo para manter a disciplina.

    • Olá, Gizele,

      Não há nenhuma especificação a esse respeito. As especialidades devem ser agrupadas por cor e encabeçadas pelo mestrado (quando é o caso). A ordem das cores pode ser definida por cada pessoa, de acordo com o que achar melhor.

      Um abraço.

  10. Olá então a ordem é :Bandeira
    distintivo de classe ou de liderança,Porém esse distintivo são as tiras de classe? depois eu gostaria de entender esse nome da última classe feita é a tira com nome da classe? após isso o cargo as classes de Aventureiros?

    • Olá, Juliane, bom dia,

      O distintivo aqui é o boton da classe. Lembrando que a última classe sempre deve ir na tampa do bolso. Na faixa você pode optar por usar os demais botons.

      O nome da última classe é a tira com o nome da classe que você está fazendo.

      Daí segue o restante da ordem, conforme está no post.

      Um abraço.

  11. Bom dia.

    Maranata?

    Sou conselheiro do clube de aaventureiro a 1° vez. Participei do curso de conselheiro em Teixeira de Freitas (trunfo), 2° curso de 10hrs(broche) e 3° 1° olimpaventura pequenos atletas (trunfo).

    Como colocar na facha? 1° trunfo, 2°trunfo e 3° broche??

    Agradeço

    • Olá, Gidson,

      Infelizmente ninguém da nossa equipe participa de Clube de Aventureiros, então não temos como te passar essa informação adequadamente. Sugiro que entre em contato com o seu Campo ou confira no Regulamento de Uniformes se já não está explicado lá.

      Um abraço.

    • Olá, Willy, bom dia,

      Na prática, seu uso tem sido opcional. Porém, não está claro no RUD se é opcional ou obrigatório. Na verdade, entende-se, pelo sentido do texto, que o uso é obrigatório, visto que todos os itens opcionais estão assinalados como tal, e na faixa não está.

      Um abraço.

  12. Boa tarde!
    Gostaria de saber se precisa ter investidura em faixa ou se eu já tiver concluído alguma especialidade ja posso usa -lá?

    • Olá, Ottomá, boa noite,

      Conforme a p. 184 do Manual Administrativo, é necessário realizar a condecoração de especialidades. Apesar de ser uma cerimônia, é a mais simples de todas. Nesta caso, deve-se entregar as insígnias e certificados aos desbravadores, não necessariamente colocar a faixa neles.

      Um abraço.

  13. Olá, meu irmão, quem pode usar o colete no clube de desbravadores? Somente lideres? ou a partir do momento que se entra na direção é isso? me responde,por favor irmão.

    • Boa tarde, Igor,

      Na verdade o tipo sanguíneo não é mais inscrito com o nome. Caso você opte por colocar a tira com o nome, você deve seguir a sequência, conforme descrito na página 31 do Regulamento de uniformes. A distância entre um e outro item não é determinada, então basta você deixar um espaço razoável entre eles.

      Um abraço.

  14. Olá não tenho interesse de colocar o mestrado encabeçando as especialidades na faixa. Posso segregar os mestrados na parte de trás da faixa?

    • Boa noite, Carolaine,

      São permitidos os seguintes “broches”:
      Distintivos das classes de aventureiros, concluídas e investidas na idade correspondente.
      b. Distintivos de classes regulares e de liderança, com exceção do distintivo da última classe investida.

      Outros broches, pela regra, não são permitidos. Caso você tenha algum broche que considere que possa ser uma exceção, é possível pedir à Divisão Sul-Americana uma autorização para utilizá-lo.

      Um abraço.

    • Boa noite, Matheus,

      O uso de pins não é autorizado na faixa, bem como o uso de trunfos de eventos dos quais você não participou.
      Entretanto, os pins e trunfos de eventos podem ser utilizados no colete, tanto dos eventos dos quais participou quanto dos quais não participou.

      Um abraço.

    • Boa noite, Giselle,

      Conforme o Regulamento de uniforme, são permitidos os seguintes “broches”:

      a. Distintivos das classes de aventureiros, concluídas e investidas na idade correspondente.
      b. Distintivos de classes regulares e de liderança, com exceção do distintivo da última classe investida.

      Outros broches, pela regra, não são permitidos. Caso você tenha algum broche que considere que possa ser uma exceção, é possível pedir à Divisão Sul-Americana uma autorização para utilizá-lo.

      Um abraço.

    • Olá, Giselle, boa tarde.

      Conforme p. 31 do Regulamento de Uniformes, bótons não fazem parte da relação de dos itens permitidos de se usar na faixa. Bótons, pins, etc., devem ser utilizados no colete.

      Um abraço.

    • Boa tarde, Leonardo,

      Conforme rege o Regulamento de Uniformes do MJ, apenas o lenço pode ser usado com o uniforme de atividades e até mesmo com outras peças de roupa. A faixa e os demais assessórios só poderão ser usados com o uniforme de gala.

      Um abraço.

  15. Boa tarde, gostaria de saber a pessoa que é acima de 16 anos e não é batizada mais é investida em lenço, pode também se investir em faixa e usar ela

    • Boa tarde, Paty,

      Duas considerações importantes acerca do seu comentário: 1) qualquer membro do Clube com pelo menos 1 especialidade pode e deve usar a faixa de especialidades com o uniforme de gala. 2) Os membros acima de 16 anos devem ser parte da direção do Clube e para ser da direção do Clube, é necessário ser adventista do sétimo dia. Assim, membros não batizados acima de 16 anos não devem continuar no Clube de Desbravadores. Estes devem ser incluídos nos programas de jovens da igreja local.

      Um abraço.

      • Boa tarde Alberto Souza
        Onde está escrito isso ?
        Pois estou passando por algo parecido , quero defender o que é certo e estou sendo tachado como errado , por favor me responda .

        • Bom dia, Alex,

          Todo membro com 16 anos para cima faz parte da direção do Clube de Desbravadores. No Manual Administrativo, p. 76-82, encontramos a relação de funções a serem exercidas. Em algumas delas há expressão clara de que é necessário ser membros da IASD (diretor, capelão e conselheiro).

          Há, ainda, uma clara alusão dessa mesma condição aos diretores associados, visto que 1) substituem o diretor; 2) são votados pela Comissão da Igreja, e; 3) são requeridos as mesmas qualidades de liderança.

          Apesar de o Manual não explicitar a necessidade de ser adventista para ser tesoureiro, tal condição também é subentendida pelas qualidades requeridas no desempenho da sua função, principalmente no que tange a “trabalhar em conjunto como o Tesoureiro da Igreja, de forma a manter todo o caixa do Clube conjunto com o caixa da Igreja” (p. 79).

          No caso do instrutor, há clara explicação de que apenas os convidados para temas específicos não precisam ser adventistas (p. 81). Neste caso, inclusive, eles precisam de autorização do diretor para darem a instrução no Clube.

          Por fim, o único cargo que não há clara explicitação da necessidade de ser adventista é o de secretário. Porém, pelo exposto acima, e após leitura cuidadosa de todo o Manual Administrativo, verificamos que também não cabe uma pessoa que não seja membro da IASD ocupar essa função.

          Assim, os membros do Clube que não são adventistas, ao completarem 16 anos, devem ser convidados a participar de outras atividades e programas da Igreja local. Somente devem permanecer no Clube se tomarem a decisão pelo batismo.

          Um abraço.

  16. boa tarde! eu utilizava ua faixa de tres colunas, mandei confeccionar uma de quatro, queria saber se tem alguma implicacao no uso dessa faixa mais larga?

    • Boa tarde, Wellington,

      O Regulamento de Uniformes especifica 4 tamanhos para a faixa: P (11cm), M (13cm), G (16cm) e GG (18cm). Caso a sua faixa não esteja em conformidade com estes tamanhos, ela está irregular e não poderá ser utilizada no uniforme de gala.

      Um abraço.

  17. Boa tarde. Eu e meu esposo somos líderes do clube. Temos um filhote e 2 anos e 8 meses e gostaria de saber se poderíamos confeccionar um uniforme de gala para ele?
    Desde já muito obrigada.
    Att Débora de Almeida

    • Boa tarde, Débora,

      Apesar de o uniforme ficar uma gracinha em criancinhas e bebezinhos, esse uso não é permitido pelo Regulamento de Uniformes, conforme item 9 da seção 2 (p. 9): “O uniforme oficial não poderá ser usado: antes de estar inscrito no Clube/Sociedade; antes da Admissão em Lenço para Aventureiros/Desbravadores, e Cerimônia de Admissão ou Investidura para Jovens”.

      Um abraço.

    • Boa tarde, Thallisson,

      Pelo texto do Regulamento de Uniformes, ela é obrigatória a todos os que têm pelo menos 1 especialidade. A obrigatoriedade deduz-se pelo fato de que para os itens opcionais, como o boné, há essa especificação escrita.

      Um abraço.

  18. Ouvi e vi , que uma pessoa que não é investida em classe .. pode e estava usando faixa , pode isso ? ( Com várias especialidades ) .

    • Olá, Jefferson,

      O uso da faixa está condicionado a ter, pelo menos, 1 especialidade, conforme determina o Regulamento de Uniformes, na página 31. Assim, a condição para se usar a faixa é ter pelo menos 1 especialidade, não existindo nenhuma relação de obrigatoriedade com a investidura em classes.

      Um abraço.

    • Boa noite, Jader,

      O Regulamento de Uniformes prevê que o uso da faixa é para todo aquele que tem pelo menos 1 insígnia de especialidade. Assim, não há a previsão de investidura em faixa. Existe, porém, a condecoração de especialidades, que é uma cerimônia simples e corriqueira, conforme determina o Manual Administrativo (p. 184).

      Um abraço.

  19. Olá boa tarde!
    Eu sou líder em aventureiros e agora serei líder nos desbravadores.
    Exerço função nos dois clubes.
    Posso usar as classes dos aventureiros na faixa de desbravador?

    • Boa noite, Luana,

      Conforme determina o Regulamento de Uniformes (p. 31), as classes de Aventureiros somente podem ser usadas na faixa se estas foram concluídas na idade correspondente, ou seja, de 6 a 9 anos.

      Um abraço.

    • Boa tarde, Zigue.

      O Emblema D4 não é utilizado na faixa, e sim o Emblema D2, nas medidas 11,5 x 8,5 cm. A posição que ele deve ser colocado é a seguinte: “O Desbravador usará o emblema D2 na parte inferior, com o fundo na cor da camisa, enquanto o líder usará o emblema L D1.”

      Para visualizar um exemplo do local onde o Emblema D2 deve ser utilizado na faixa, dê uma olhada neste link: https://goo.gl/73fpbc

      Um abraço.

    • Pelo entendimento do Manual Administrativo, não, visto que o mesmo deve ser primeiramente membro batizado da igreja para fazer parte da direção do Clube de Desbravadores (+16 anos).

      Maranata!

  20. Olá! sou membro de diretoria de desbravadores mas tenho trunfos de Aventuri que partiicipei, posso usar na minha faixa de desbravador?

    • Boa tarde, Vanderson.

      Em relação a utilização de trunfos na faixa, o Regulamento de Uniformes diz o seguinte: “Trunfos de eventos de Associação, Missão, União e Divisão nos quais tenha participado (atrás) e nestes devem constar o nome do evento, data e local. O uso de trunfos de eventos em que o Desbravador ou Líder não participou, somente poderão ser usados no colete. O tamanho padrão de trunfos é de 7,2 cm quadrados.”

      Apesar de não ficar claro, o meu entendimento é de que apenas trunfos de eventos de Desbravadores podem ser utilizados na faixa.

      Um abraço.

  21. De quantas em quantas especialidades posso colocar em apenas uma fileira da minha faixa, esta montada de 4 especialidades deitadas numa mesma fileira pode?

    • Boa tarde, Gabriel,

      o Regulamento de Uniformes define apenas as larguras das faixas: 11 cm (P), 13 cm (M), 16 cm (G) e 18 cm (GG), e que as especialidades devem ser agrupadas por áreas e encabeçadas pela insígnia do mestrado, quando for o caso.

      Então, desde que a largura da faixa permita, não há problema em colocar 4 especialidades numa mesma fileira.

      Um abraço.

  22. Boa noite, Gostaria de saber quanto ao uso das Tiras de Classe! na faixa (opcional) se optar ao uso … o manual diz de todas as classes com as de lider, lider master e lider master avançado, ou somente as classes regulares?

    Grato!

    • Boa tarde, Eneas!

      O Regulamento de Uniformes não prevê Tira de Classe para as Classes de Lideranças (Líder, Líder Master e Líder Master Avançado), apenas para as Classes Regulares. Desta forma, apenas as tiras das classes regulares concluídas podem ser utilizadas na parte de trás da faixa e a tira da última classe investida ou em andamento pode ser utilizada na parte da frente.

      Um abraço.

  23. Quando a pessoa já é condecorada em faixa e conclui outras especialidades, ela precisa passar ou não por uma cerimônia para poder usar as novas especialidades na faixa?

    • Boa tarde, Breno,

      O Regulamento de Uniformes não especifica se devem ser utilizados de cima para baixo ou de baixo para cima. Você pode escolher a forma que preferir.

      O Regulamento de Uniformes só diz que devem ser utilizados na parte de trás da faixa e apenas de eventos de Associação, Missão, União e Divisão dos quais a pessoa tenha participado.

      Eventos em que o desbravador não tenha participado ou eventos de Região ou Distrito só podem ser utilizados no colete.

      Um abraço.

  24. Bom dia gostaria de uma informaçao q nao achei nem no regulamento e em lugar nenhum.Tem uma ordem de cores para estar colocando na faixa as especialidades? Ou posso coloca-las apenas por ordem de cores qualquer uma ou por mestrados?

    • Boa tarde, Jaqueline,

      Não existe uma ordem de cores para colocar as especialidades na faixa. O Regulamento de Uniformes determina apenas que sejam agrupadas por categorias e cores (todas de estudo da natureza juntas, todas de habilidades domésticas juntas, etc) e encabeçadas pela insígnia de mestrado, quando for o caso (se possui um mestrado, as especialidades que compõem o mestrado devem estar abaixo da insígnia dele).

      Um abraço

  25. Ola eu gostaria de saber se eu posso usar de uma forma horizontal as tiras das classes na faixa. há uma so forma de colocar elas que é na vertical?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *