Preparando um quadro de nós, para a classe de Companheiro de excursionismo

quadro-de-nos-de-marinheiro_MLB-F-4622594091_072013

Na classe de Companheiro de Excursionismo temos um requisito que pede para “Preparar um quadro com 15 nós diferentes”. É um requisito que tem por objetivo que os desbravadores fixem os nós que já foram aprendidos e criem um gosto pelos nós, buscando aprender outros, tanto por sua utilidade quanto pela estética.

Nosso objetivo com este post é sugerir uma forma didática de organizar seu quadro de nós. Por que o quadro deve ser montado de uma maneira didática? Bem, não é uma obrigação, mas se levarmos em consideração a idade dos desbravadores que estarão fazendo esse requisito, o quadro de nós tem mais importância na memorização dos nós, sua utilização e como fonte de consulta, do que simplesmente uma decoração de desbravador.

Então o primeiro passo deve ser a escolha dos nós que vão ser colocados no quadro. Pela função que falamos acima, a sugestão é dar preferência aos nós de Amigo e Companheiro, além de outros nós que seja úteis para um desbravador dessa idade, em lugar de escolher nós cuja função seja apenas ornamentação. Principalmente caso a escolha seja um quadro com apenas os 15 nós que o requisito da classe pede.

Feita a lista, o segundo passo é classificar esses nós conforme a sua função ou família. A ideia é organizar os nós no quadro de acordo com a sua utilidade. Aqui estão as principais famílias de nós e quais nós das classes de Amigo e Companheiro fazem parte de cada família:

  1. nós de extremidade de cabos
    1. nó simples
    2. nó oito
  2. nós para emendas de cabos
    1. nó direito
    2. nó cego
    3. nó de escota
    4. nó de pescador
    5. nó ordinário
    6. nó de cirurgião
    7. nó duplo ou nó de fita ou nó d’água
  3. nós para fixação de cabos
    1. nó de fateixa
    2. nó volta do fiel
    3. nó volta da ribeira
    4. nó volta do salteador
    5. nó de gancho
  4. nós para encurtar e reforçar cabos
    1. nó catau
  5. nós para formação de alças
    1. nó lais de guia
    2. nó lais de guia duplo
  6. nós de tração
    1. nó de caminhoneiro
  7. nós bloqueadores
    1. nó volta esticada
    2. nó volta paradora

Agora é só escolher que material você vai utilizar para fazer seu quadro de nós e mãos à obra.

1- Mateus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 thoughts on “Preparando um quadro de nós, para a classe de Companheiro de excursionismo

  1. Tenho uma pergunta. Recentemente fou submetido a uma situação de escárnio por conta de ter dito que o Volta da Ribeira é o nó para início da Amarra Diagonal. Disseram que pelo novo manual de Nós e Amarras(Manual este que procurei à exaustão na net e não achei nem comentários a respeito), o nó para início é o Volta do Fiel. Pode me ajudar nisso ? Obrigado!!

    • Boa tarde, Fernando,

      Bem, não existe, oficialmente a nível da Divisão Sul-Americana, nenhum manual de nós e amarras. Em geral, recorre-se aos manuais dos escoteiros ou mesmo de militares, já que não há grandes divergências entre eles, no máximo entre nomes, devido aos regionalismos.

      No caso das amarras, os nós utilizados são o volta do fiel ou o volta da ribeira. Os dois estão corretos.

      Um abraço.

  2. Olá, gostaria de montar um quadro igual a este, consegui reconhecer varios nós, porem tem alguns q não consegui identificar e tentei visualizar e não da pra ver os nomes dos nós, gostaria que se possivel me enviasse a foto por email e os nomes dos nós tambem, estou fazendo esse quadro para o clube de desbravadores, vou agradecer muito se puder me ajudar

    • Olá, Átila,

      Não sabemos uma loja específica que vende, mas são peças simples de serem produzidas por marceneiros. Mas verifique lojas de artesanato primeiro, talvez encontres algo semelhante lá.

      Um abraço.

    • Olá, Luciene,

      Não conhecemos nenhum lugar que venda quadro de nós. Na verdade, acredito que não exista. A ideia é você fazer o seu. Caso precise de ajuda, no que pudermos, ajudaremos.

      Um abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *