Novo manual de uniformes: cuidado

Amigos, a equipe do Cantinho da Unidade tem uma grande preocupação em relação à divulgação de materiais e informações, para que erros não sejam passados adiante como se fossem verdade. Assim como a Divisão Sul Americana, declaramos nosso repúdio a essas divulgações.

Hoje no Clube de Líderes Online foi divulgada uma versão do uniforme como sendo a oficial. Claro que fomos atrás para verificar se ele era o oficial e se poderíamos divulgar para vocês. Entramos em contato com a Tânia Fanti, secretária do Ministério Jovem da DSA. Abaixo a nossa conversa:

Boa tarde Tânia, tudo bem?

Foi divulgado num fórum de líderes online uma versão do Regimento de Uniformes (em anexo). Sou colaborador do blog Cantinho da Unidade (www.cantinhodaunidade.com) e temos o interesse de poder divulgá-lo lá, para facilitar o acesso aos Clubes.

Mas tenho duas perguntas importantíssimas, rs: 

1- Essa versão confere com a versão oficial? 

2- Se sim, estou autorizado a divulgá-lo no blog?

Um abraço e muito obrigado.

OBS.: verifiquei também que na página 40, está faltando uma parte do texto sobre o lenço. Esse defeito também está no manual impresso ou só nessa versão online mesmo? 

— 

Alberto Lázaro de Souza Junior

Regional / APlaC

Caro Alberto, obrigado por fazer contato.

Bem, o Manual acabou de sair da gráfica, e o intuito é que  depois de alguns anos na espera do novo manual, os clubes e líderes primeiramente precisam adquirir o manual.

Bem o manual anexo não é o final, e nos entristece ver que o manual errado está sendo disponibilizado na internet…mas nosso conselho, é que você não disponibilize, pois nosso departamento jurídico já está acionado quanto a isto. Ah, e na última página possui a citação abaixo:

Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação, seja referente a texto, imagem ou desenhos, e sua manipulação pelos recursos conhecidos de tecnologia, sem permissão prévia do Ministério Jovem da Divisão Sul-Americana.

Abraço.

min jovem port   Tânia Fanti
   Secretária J.A.
  Divisão Sul-Americana da IASD
TWITTER: @ministeriojovem  @vidaporvidas  @conexaoja @bomdebiblia  @missaocalebe

Nota: Amigos, temos que tomar muito cuidado quando recebemos materiais em nossas mãos. Precisamos averiguar a sua veracidade e se não está contra nenhum procedimento legal. Agindo assim, evitaremos a disseminação em massa de erros. O Cantinho da Unidade está a sua disposição para ajudá-los nesse processo, contamos com o apoio de vocês.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 thoughts on “Novo manual de uniformes: cuidado

  1. Saudações

    1 – O material que foi divulgado pelo Portal Voluntário da ABA (www.desbravadores.web.br.com) foi baixado do site OFICIAL da DSA para Desbravadores: http://www.desbravadores.org.br – Então não seria material oficial? Onde acha que conseguimos então este arquivo?

    2 – O material é sim oficial, só não seria se tivesse edição gráfica modificada ou texto não condizente com o regulamento ainda vigente, o que ocorreu foram erros de impressão e divulgação equivocada. O referido material em PDF ainda contém traços de editoração gráfica, o que mostra ser material tirado da gráfica que o produziu.

    3 – A culpa foi da própria DSA ou editora, pois disponibilizou material com erros e logo no site oficial para desbravadores. Se não queriam que fosse divulgado, não teriam colocado no site. A Casa Publicadora ou a DSA deveriam acionar juridicamente sim o responsável pelo vazamento do material, não aos portais, sites e blogs da WEB que o divulgaram de boa vontade.

    4 – Quanto à divulgação não autorizada, se o documento ainda não foi lançado, juridicamente falando, seu texto de alerta ainda não tem validade. Precisa o documento estar lançado no mercado (venda nas lojas SELS ou nos campos de cada união) para que então este alerta seja válido e seguido por todos.

    5 – Irei postar no Portal Voluntário da ABA, uma NOTA DE ESCLARECIMENTO quanto ao fato, pois já tivemos quase 700 downloads do referido material.

    Sandro Sousa
    Administrador do Portal Voluntário DBV da ABA

  2. Maranata Sandro,

    Desculpe, mas o manual que encontro no seu site: http://www.desbravadores.web.br.com/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=73&Itemid=123 não está disponível para download no site oficial da DSA: http://www.desbravadores.org.br. O que tem lá é o manual antigo, que ainda está vigente concomitante com o novo. Provavelmente, este manual foi conseguido através do Clube de Líderes Online, ou alguém que pegou lá e enviou para vocês.

    Como disse, a Divisão ainda não disponibilizou o manual para download. Porém, o novo manual (o correto) já está impresso e foi entregue aos Campos, inclusive está disponível para compra no site da editora: http://www.editorasobretudo.com.br/catalogo/index.htm. Portanto, a mensagem de alerta é sim válida e não temos autorização para divulgá-lo, sendo o correto ou essa versão de revisão.

    Essa resposta que te enviei: http://www.cantinhodaunidade.com/2011/02/novo-manual-de-uniformes-cuidado.html é da própria Divisão Sul Americana.

  3. Amigo

    Você não entendeu o eu que disse ou está confuso.

    Faz mais de duas semanas atrás, que o link de download do uniforme no site oficial DBV da DSA foi retirado, o que tem no site oficial está em HTML (apenas parte dele), inclusive o link na página principal (rodapé) está corrompido, somente navegando você encontra o material que não está disponível para download (link corrompido), apenas para visualização.

    Resumindo: O material que está lá é o manual antigo que pode ser apenas visualizado (os links de downloads estão corrompidos). O link a que me refiro é o que estava na página principal que agora não funciona (Banner).

    Outra coisa se disse que foi baixado do site oficial, foi do site oficial e ponto final, não peguei nada do clube de líderes online de vocês, nem recebi de ninguém, quem posta todo o material para download sou eu mesmo.

    A única coisa que confesso, foi não ter lido a mensagem de direitos autorais na penúltima página do arquivo, bom, quando materiais são disponibilizados para download, entendemos não estar ferindo direitos autorais de ninguém, por isso não me preocupei em ler. Pergunto, se o clube de líderes online tinha uma cópia digital, por que então divulgou o material?

    Este arquivo foi criado no dia 12/03/2011 – 08:39:09 convertido em Acrobat Distiller 9.0.0 num computador Macintosh, como disse, proveniente da gráfica da editora.

    No site da Casa Publicadora este material ainda não está disponível, a editora Sobre Tudo é parceira da CASA não sendo, portanto, a publicadora oficial da igreja.

    Quanto aos campos terem recebido o material, o diretor de civismo da equipe ainda não recebeu este material para que uma cópia impressa pudesse chegar em minhas mãos. Agora sabedor das implicações, o link será removido do Portal.

    Gostaria de ressaltar que comentários quando são feitos de forma genérica, são potencialmente “perigosos”, pois podem estar sendo ofensivos ou atingir indiretamente partes inocentes da história. Sou sabedor que foi alguém da divisão que reportou a você o que postou no seu blog, mas isso não explica como um material que não era pra ser divulgado pela internet, acaba sendo disponibilizado no site oficial dos desbravadores ou em outros locais da rede. Se for o caso, vou tentar provar que o arquivo foi baixado de lá.

    Respondo por meus atos, mas não serei taxado de irresponsável por estar ferindo direitos autorais de quem quer que seja.

    Sandro Sousa

  4. Bom, postei uma réplica por 3 vezes e todas depois de postadas foram retiradas pelo blog, tenho as mesmas salvas em meu computador, se você não aceita comentários divergentes ou polêmicos tudo bem. Isso mostra falta de compromisso com a informação e é uma forma de cerceamento de idéias.

  5. Sandro,

    Acabamos de chegar em casa e levamos um grande susto! O Mateus, a Éveni e eu estávamos num Seminário da Sociedade Criacionista Brasileira e, portanto, estávamos sem acesso à internet.

    Primeiro, o nosso blog não tem moderação de comentários, eles são publicados imediatamente após. Inclusive, recebi o referido comentário por email, pois o Blogger sempre me envia quando recebo algo novo. Infelizmente seu comentário foi enviado diretamente à caixa de spam pelo Blogger, mas já foi retirado. Inclusive, não temos motivos para fazer isso, visto que não são constrangedores para a nossa Equipe. O que nos constrange é ver um líder respondendo publicamente de uma forma tão arrogante a uma simples notificação particular. Como você mesmo disse, cada um é responsável pelos seus atos e em nenhum momento queríamos taxá-lo como irresponsável e nem queríamos que outros o fizessem, por isso mesmo que enviamos o email para você.

    Nosso primeiro contato foi via email pessoal e tentamos tomar o maior cuidado possível para não usar nenhuma palavra ofensiva ou que pudesse ser interpretada ofensivamente. Queria te avisar para que você não tivesse que receber uma mensagem da DSA solicitando o mesmo, como já aconteceu com outros blogs. Acredito que não havia necessidade de tornar pública essa conversa, muito menos com agressividade.

    Antes da acusação, você deveria ter pedido para verificarmos o que aconteceu com o seu comentário, pois, como você disse, devemos evitar esse tipo de comentário, pois “podem estar sendo ofensivos ou atingir indiretamente partes inocentes da história”, o que de fato aconteceu.

    Acho pouco provável que a DSA tenha publicado o Regulamento no site, primeiramente porque a secretária do Departamento disse que eles não fariam isso por enquanto e também porque trata-se de um material com erros, diferente do oficial. Mas não é impossível e, se esse erro ocorreu, ele já foi resolvido. Não precisamos mais nos preocupar com isso. O Clube de Líderes Online não é nosso, é um grupo no Yahoo Grupos. Quando o regulamento foi divulgado lá, a primeira coisa que fizemos foi conversar com a DSA para saber da autenticidade do material e pedir a permissão para publicação no nosso blog. Não temos absolutamente nada a ver com a divulgação dele lá.

    O Regulamento de Uniformes não está e nem estará disponível no site da Casa, porque não foi editado por ela! A impressão foi feita pela Editora Sobretudo e a venda vai ser feita por ela e pelos Campos, não pela Casa, mesmo que fossem parceiras. Logo, a venda no site da Editora é oficial e autorizada.

    Espero que esse mal entendido esteja resolvido…

    Um abraço.

    Equipe Cantinho da Unidade

  6. Amigo
    Assuntos relevantes e de interesse público, sempre trato como assuntos não particulares, por isso as postagens e replicas sempre faço nos canais de comunicação dos endereços eletrônicos (transparência) Você quando me notificou o fez num e-mail não particular.

    Cuidado com as interpretações que faz numa simples leitura, o tom de voz é que dá um sentido mais arrogante, triste ou feliz numa citação escrita.

    Não o ofendi em particular nem a equipe que faz este blog, agora posso interpretar a frase “…O que nos constrange é ver um líder respondendo publicamente de uma forma tão arrogante a uma simples notificação particular…” como ofensa pois está dizendo que fui ARROGANTE e de forma muito contundente num comentário.

    Não interpretarei dessa forma para evitar outros desdobramentos, o que me deixa um pouco desapontado é continuar negando o que disse a respeito da origem do material.

    Vou procurar a direção do site oficial dos desbravadores e pedir esclarecimentos, pois afirmo categoricamente que o material que consegui veio de lá. Já vi erros grosseiros em sites conhecidos como oficiais e não é surpresa isso acontecer.

    Para finalizar, não estou desqualificando a Editora Sobretudo, as lojas SELS também vendem livros de outras editoras, a editoração ou edição gráfica foi feita pela editora Sobretudo, a impressão e acabamento foi da CASA Publicadora Brasileira, Portanto se ela quiser poderá vender sem problemas este manual, pois é de conteúdo denominacional da igreja.

    O material em questão já foi retirado da área de downloads do portal, grato pelo aviso.

    Sandro Sousa
    Portal Voluntário da ABA

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *