Novo Manual de Especialidades vem por aí!

Em novembro do ano passado, a Divisão Sul Americana criou o Grupo de Estudos de Especialidades de Desbravadores – GEED, grupo responsável pela revisão do Manual de Especialidades (AQUI). O trabalho era imenso e alguns líderes se voluntariaram nessa aventura!

Os trabalhos funcionavam da seguinte maneira: os membros tinham à disposição uma tabela com todas as especialidades a serem trabalhadas, então cada um escolhia para revisar ou traduzir/adaptar aquelas que mais tinha afinidade com a área. Após a sua revisão, a discussão era aberta a todo o Grupo. Em seguida, o Grupo fechava uma proposta semi-final, enviada para análise final da DSA.

O projeto foi completamente inovador, pois, pela primeira vez, líderes de toda a América do Sul tiveram a oportunidade de participar. Um espaço no portal oficial dos Desbravadores foi aberto, para que todos os interessados pudessem enviar suas propostas de criação ou revisão de especialidades.

Essa semana, os trabalhos foram concluídos! O novo Manual de Especialidades foi entregue à DSA, para avaliação final e envio à gráfica.

De 259 especialidades, agora teremos 473! Todas as especialidades do manual vigente foram revisadas. Em algumas, apenas alguns ajustes de texto foram necessários; outras foram completamente reformuladas. A ideia não foi dificultar nenhuma, mas tornar a proposta o mais completa e acessível possível. 103 especialidades foram importadas dos manuais da Divisão Norte Americana, Divisão do Sul do Pacífico e Associação Geral e completamente adaptadas para a realidade dos países sul-americanos. 6 especialidades foram extintas, sendo substituídas por novas propostas e o Mestrado em natureza foi dividido em Mestrado em zoologia e Mestrado em botânica.

Além do projeto de revisão e tradução/adaptação, também era de responsabilidade do GEED a avaliação de novas propostas. Ao todo, foram aprovadas 115 propostas de especialidades e 1 proposta de mestrado, o Mestrado em ciência e tecnologia, abrangendo as especialidades de informática e ciências.

Uma nova área foi criada, a de ADRA, com 9 especialidades e 1 mestrado. As propostas foram traduzidas e adaptadas pela ADRA da Divisão Sul Americana, para ficarem completamente adequadas à nossa realidade.

A área de Especialidades Regionais foi extinta e as suas especialidades foram alocadas nas suas devidas áreas. Algumas especialidades mudaram de nome e/ou de área, para se adequarem melhor ao conteúdo proposto.

Dentre as novidades importadas, agora teremos as especialidades de Futebol, Basquete, Geocaching, Digestão, Cactos – avançado, Anfíbios – avançado, Escalada em árvores… Já entre as novas propostas temos as especialidades de Orientação com GPS, Atividades em altura, Pioneirias, Ordem unida – instrutor, Arqueologia bíblica, Criacionismo, Crítico de mídia, Violão, Montagem e manutenção de computadores, entre outras! Serão novos desafios tanto para os desbravadores quanto para os líderes!

O GEED continuará existindo e a revisão do manual será periódica, ou seja, todos os anos teremos atualizações e todos poderão participar através do site oficial.

Todas as propostas já estão sendo traduzidas para o espanhol por um grupo de líderes hispanos, que são membros do GEED.

Aguardem, pois o manual será publicado no 2º semestre deste ano, já nas duas línguas. Em breve, no site oficial, será divulgada a tabela com o nome de todas as especialidades e todas as mudanças realizadas!

Maranata!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 thoughts on “Novo Manual de Especialidades vem por aí!

    • Alberto, tem requisitos nas classes q envolvem diretamente as especialidades, com o surgimento de novas especialidades, requisitos, mestrados, grupos, etc. Não seria bom também fazer uma revisão nas classes? Será que já estão montando um grupo como o GEED para as classes também?

      Um abraço e MARANATA!

    • Oi, Calebe,

      A DSA já fez a revisão de todas as Classes. Não foi através de um grupo como o GEED, mas já essa revisão já foi feita. Mas as especialidades que teremos nas classes já estão com os nomes em conformidade com a nossa revisão.

      Como o GEED foi algo pioneiro, acredito que no futuro poderemos ter algo parecido para as classes também, vamos orar para que aconteça o que for o melhor.

      Um abraço.

  1. Alberto, eu gostaria de saber quem é a pessoa mais indicada para ser instrutor de especialidades, ela tem q ser investida em todas as especialidades que vai passar? existem excessões?
    Ex: técnico em uma área específica passar uma instrução tal..

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *