Nós, para a classe de Companheiro

Os nós fazem parte da identidade dos desbravadores, por isso são aprendidos já na primeira classe. Antigamente a classe de Companheiro pedia para para “Aprender ou recapitular os seguintes nós: a. Oito b. Volta do salteador c. Volta esticada ou paradora d. Caminhoneiro”. (Apesar de o nó volta esticada ser colocado como sinônimo do nó volta paradora, são dois nós distintos, um é variação do outro). Atualmente, ela pede para “Aprender ou recapitular os seguintes nós: a. Oito b. Volta do salteador c. Duplo d. Caminhoneiro e. Direito f. Volta do Fiel g. Escota h. Lais de Guia i. Simples”.

A maioria desses nós são da classe de Amigo (confira aqui), então postamos aqui vídeos apenas dos nós que eram da antiga classe de Companheiro e os que são da nova classe e não estão na classe de Amigo. (Alguns vídeos estão em inglês, mas é só prestar atenção em como se faz o nó que você não terá nenhum problema em entender). Confira:

Nó oito

Volta do salteador

Volta esticada

Volta paradora

Nó de caminhoneiro

Nó duplo ou nó de fita ou nó d’água

Se você quiser aprofundar seu conhecimento sobre nós, sugerimos que instale no seu computador o quadro de nós virtual, desenvolvido pelo Clube de Desbravadores Eclipse (Serra/ES), disponibilizado para download AQUI. Você pode acessar também o site do Grupo Escoteiro Japão. E se você gosta de nós ornamentais, não perca o nosso Recomendamos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *