Nó de surrão – Torçal de liderança

O novo Regulamento de Uniformes do Ministério Jovem já chegou em alguns Campos. A promessa é que até o final deste mês já tenha alcançado todas as Associações do Brasil. Uma das novidades está no cordão de apito. A primeira delas é que agora ele poderá ser usado por toda a direção do Clube novamente, e não apenas associados, diretores etc.

A segunda novidade, o tema deste post, é que agora eles especificam qual é o nó que deve ser usado para confeccioná-lo. O objetivo talvez seja padronizar também o torçal, para tornar o uniforme mais “uniforme”. Pois esta era a única peça do nosso uniforme que podíamos usar diferente um do outro, conforme a nossa criatividade.

Ok, voltando ao nó, hehe. O nó especificado é o nó de surrão. A princípio eu nunca tinha ouvido falar, mas fui procurar num livrinho antigo que tenho aqui [O livro dos nós, de Arnaldo Belmiro, Editora Tecnoprint, 1987 (ele é mais velho do que eu!)] e descobri que esse é outro nome do nó plano, que muitos conhecemos.

Ao procurar o nó no Google, tanto surrão como plano, vi que não tem nada! Então, de primeira mão para os leitores do Cantinho da Unidade, segue o passo-a-passo que tem nesse livrinho incrível:

Nó plano ou de surrão: Para a execução do nó plano ou de surrão serão necessários quatro fios, dois laterais que executam os movimentos do trabalho, e dois interiores, que serão os porta-nós. Para compreender bem o processo, acompanhe com os olhos cada movimento da figura 91, fazendo com os cordões à mão o mesmo que se vê.

Passe o fio da esquerda sobre os dois fios porta-nós e embaixo do fio da direita (91 A). Passar o fio da direita por baixo dos fios porta-nós e dentro da laçada formada pelo primeiro fio da esquerda (91 B). Trabalha-se agora fazendo o movimento inverso, ou seja, passar o fio da direita sobre os dois fios porta-nós e por debaixo do fio da esquerda que, por sua vez, é passado sob os dois porta-nós e dentro da laçada formada anteriormente pelo fio da direita (91 C). Assim é conseguido o nó plano ou de surrão.

Para a execução de vários nós consecutivos, vasta que se repita os movimentos com as pontas de trabalho.

Difícil de entender? Então confiram o vídeo abaixo, indicado pelo leitor Adriano Pires:

Fonte

Agora o que não deciframos é o nó de surrão invertido, que deve ser usado no acabamento até o apito. Entramos em contato com a Tânia Fanti, secretária da DSA, e ela nos informou que colocará o modelo no site oficial. Mas enquanto isso, já dá para ir treinando a parte inicial!

O que você achou dessa mudança? Compartilhe conosco comentando abaixo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29 ideias sobre “Nó de surrão – Torçal de liderança

  1. O nó de surrão invertido nada mais é que o nó de surrão só que feito sempre pro mesmo lado, no mesmo sentido, tipo: o direto sempre por cima! Fica parecendo um “DNA”

  2. Alberto, tudo bem? Eu fiz o torçal e vc havia dito anteriormente ao Felipe Herbert que bastava comprar 17 metros de cada corda!!! Bom eu fiz com 6 metros da verde e 6 da amarela!! acrescentei ainda a argola de metal.

    Sucesso!!!

  3. Maranata, então para fazer o “invertido” que é aquele torcido, em forma de dna… é só fazer o nó para a mesma direção ele vai entortando…

    Abraço.

  4. Boa noite Alberto.

    Estou com algumas dúvidas referente ao material a ser usado para a confecção do torçal. Eu confeccionei alguns torçais usando cordão trançado 100% polipropileno nas cores Amarelo Ouro e Verde Bandeira, e o torçal ficou exatamente como o da foto apresentada aqui no post. Porém aqui no revendedor oficial o modelo vendido é totalmente diferente, por conta do tipo de cordão que foi utilizado.

    Existe alguma informação oficial além da bitola do cordão, como por exemplo o tipo de cordão, o material deste, a composição do cordão e as cores que devem ser utilizadas?

    • Olá, Vitor,
      Infelizmente ainda não existe uma regulamentação mais específica a esse respeito, por isso as divergências. Além da bitola, apenas as cores são definidas, sendo as cores características do país, no nosso caso, o verde e o amarelo.
      O que você pode fazer, que vai ajudar, é entrar em contato com a Divisão, através do formulário de contato do site oficial, expondo a questão. Eles estão empenhados em corrigir as falhas que existem.
      Um abraço.

  5. Oi Alberto mto legal… gostei mesmo.. apesar de morar em Brusque, onde tem o MHC bordados, que faz o torçal pradronizado pela DSA, eu n sabia fazer vendo o seu video e com o meu torçal na mão fiz ele completo!! obrigada!!

  6. Alberto, Boa noite,

    Comprei um torçal no MHC que é uma das lojas credenciadas pela DSA e a bitola que eles usaram pelo menos no torçal que me enviaram é menor que 4mm, desobedecendo o q reza o manual de uniformes, pelo que vi eles fizeram na bitola de 3mm.

    Abç.

    Airton – Distrital 16ª região – MPeC

  7. Olá, Douglas, boa noite.

    Sim, com a nova redação do Manual de Uniformes, todos os membros da diretoria do Clube, incluindo os conselheiros e instrutores, podem usar o torçal.

    Um abraço.

    • Alberto no manual administrativo do Clube de Desbravadores, na página 82, no que diz respeito a comissões, no quarto parágrafo, diz: “A comissão Executiva, ou DIRETORIA, é formada pelo Diretor,pelos diretores Associados, Secretário e pastor distrital” já na página 83, complementa “A comissão Regular, ou DIREÇÃO, é formada pelos membros da comissão executiva e por todos os demais membros da direção: Conselheiros, instrutores, Capelão e Tesoureiro”.

      Então o uso do torçal segundo o manual de uniforme usado pela diretoria, página 41, se resume somente a comissão Executiva, ou DIRETORIA?

  8. me tire essa dúvida:
    os conselheiros e instrutores do clube poderão usar o torçal de liderança?
    aguardando a sua resposta.

  9. Bom dia, Igo Ivisson.

    Infelizmente essa informação ainda não está no site, nem tivemos confirmação de como ele é feito. Desconfiamos de qual é o nó de surrão invertido, porém como não encontramos essa confirmação em nenhum livro e não recebemos confirmação da DSA, preferimos não fazer nenhuma afirmação. Assim que tivermos essa informação, divulgaremos aqui.

    Um abraço.

  10. Boa tarde Felipe,

    Isso vai depender do tamanho que você quer o seu torçal. Usando a cordinha padrão (4 mm), 17 metros de cada cordinha é suficiente.

    Um abraço.

  11. Obrigado pelos esclarecimentos Letícia, foi exatamente o que alguns outros líderes nos sugeriram. Estamos apenas esperando a resposta da DSA, para termos um esquema também. Então, vamos aproveitar para acrescentar tudo junto, ok?

    Um abraço e muito obrigado.

  12. o nó surrão é o nó plano, chato ou direito, como aparece na arte do macramê… pesquisando em nós básicos do macramê é possível encontrar o nó duplo invertido, q é o contrário do nó chato ou direito (surrão)… para fazer o surrão invertido, basta seguir os passos A e B da figura postada continuamente, e o nó ficará torcido… é o mesmo esquema dos nós direito e cego…

  13. Anônimo,

    A sua lógica está certa, até pensamos parecido. Porém, como não temos certeza, estamos esperando a resposta da Divisão para podermos postar aqui para vocês.

    Um abraço.

  14. é se voce perceber o nó plano nada mais é que o nó direito com duas cordas no meio já o invertido é o cego com as duas cordas no meio

  15. Pois é amigo,

    Também acho que a boina seria bem legal, não gosto muito do boné também, rs, ainda bem que continua opcional!

    Quanto ao seu cordão, você pode usá-lo até o dia 31/12/2012, para valer o seu trabalho, rs. Mas gostei também da padronização, apesar de achar que não seria necessária…

    E vocês, demais leitores do Cantinho da Unidade, o que acham?

  16. Parabéns pela iniciativa!

    Achei bacana o novo manual, mas esperava que liberassem a boina! Poucas pessoas gostam do boné… rsrsrsrsr

    Demorei quase 4 horas fazendo meu torçal e agora terei fazer outro, mas acho que ficando uma coisa padronizada vai ficar melhor mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *