Mapas: de orientação x topográfico

Algum tempo atrás escrevi alguns posts sobre mapa topográfico, declinação magnética, bússola e, mais recentemente, sobre a especialidade de orientação. Resolvi escrever este post de esclarecimento porque em alguns sites com especialidades respondidas há uma confusão entre os sinais usados nos mapas topográficos e nos mapas de orientação.

Como já falamos no post sobre mapa topográfico, mapas diferentes servem a diferentes finalidades. É a mesma coisa com esses dois mapas, servem para objetivos diferentes. Mapas topográficos são uma representação gráfica detalhada e precisa dos relevos naturais e artificiais, permitindo que se tenha uma visão tridimensional de uma paisagem a partir de uma superfície bidimensional, o mapa. Os mapas de orientação são uma versão dos mapas topográficos, sendo utilizados para corridas de orientação, sendo que a principal característica de ambos são as curvas de nível. Porém eles possuem uma diferença considerável nos símbolos utilizados na legenda, poucos são os símbolos comuns aos dois.

Abaixo temos um mapa topográfico e um mapa de orientação.

Mapa topográfico, Brasília – NO, DF, Brasil, 1:25.000

 

Mapa de Orientação do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, Brasília – DF

Como pode-se observar, os mapas possuem uma diferença significativa nos símbolos encontrados nas legendas e, consequentemente, na aparência do mapa. Portanto, conhecer bem a legenda de um mapa topográfico não significa conhecer a legenda de um mapa (de corrida) de orientação e vice-versa, por isso é tão necessário ter cuidado ao ensinar e/ou cobrar os requisitos que falam sobre mapa topográfico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *