Liderança X idade mínima e outras dúvidas

Foto de Guilherme Borgo

Acompanhando o Clube de Líderes Online e o Desbravaclube notamos que algumas dúvidas como: qual a idade mínima para ser investido em líder ou quem pode assinar as classes regulares surgiram em alguns líderes e houve uma certa discordância na resposta de outros. Então decidimos trabalhar um pouquinho esses temas para esclarecer essas questões.

Existem 2 caminhos para um desbravador ser líder investido. O primeiro deles é cumprindo todas as classes regulares e depois cumprir o cartão de líder. O segundo deles é para aqueles que já entraram no Clube mais velhos, ou que não concluíram as classes por qualquer outro motivo. Neste caso, faz-se o cartão de Classes Agrupadas.

Nas duas classes temos o seguinte requisito: Ter no mínimo 16 anos de idade (Ter completado 16 anos de idade, no mínimo). Aqui temos o ponto de partida. Ou seja, a idade mínima para se iniciar a classe é 16 anos. Mas qual seria a idade mínima para ser investido? 

O cartão de Líder pede que seus requisitos sejam cumpridos em até 2 anos, ou seja, depois que o iniciamos, temos ATÉ 2 anos para terminar. Fora isso, não determina qualquer outra idade. O que determina o tempo mínimo de cumprimento é o requisito: “2. Manter-se no cargo de Conselheiro(a) ou Conselheiro(s) Associado(a) em um Clube de Desbravadores durante o período mínimo de UM ANO.”

Isso quer dizer que se o candidato a líder começar o cartão com os seus 16 anos (logo após ter terminado todas as classes), ele pode ser investido com 17, unicamente porque ele precisa ser conselheiro por no mínimo 1 ano. Pode acontecer também de um líder ser investido aos 16? Sim, pouquíssimas vezes. Mas como? Vejam, se ele conclui a classe de guia aos 15 anos, faz aniversário de 16 em dezembro, por exemplo. No ano seguinte ele faz toda a classe de líder e é conselheiro em todo o ano “letivo” de atividades. Daí ele é investido na última atividade do ano, que pode ser pouco antes do seu aniversário. Mas isso é a exceção.

Resumindo, a idade mínima, salvo raríssimas exceções, será 17 anos. E no caso de Classes Agrupadas? Bem, na classe também encontramos o requisito para ser conselheiro ou associado por UM ANO, mas o tempo mínimo de conclusão da classe é UM ANO E MEIO. Ou seja, se ele começa a classe com 16 anos (requisitos antes disso não serão contados), ele será investido com 17 anos também! Neste caso, é inviável a investidura de alguém com 16 anos, por exemplo.

Um ponto que foi tocado é que uma pessoa com 17 ainda não atingiu a maioridade civil/penal. Porém, isso não pode ser contado para a investidura em líder.

Com a atualização das classes de liderança e agrupadas, essas dúvidas foram todas resolvidas pela DSA. Atualmente, só existe um caminho para se tornar líder: o cartão de líder. Ele tem como pré-requisito ter concluído todas as classes regulares, que podem ser feitas uma a uma ou através do cartão de classes agrupadas.

Ainda, no novo cartão, é especificada a idade mínima de 16 anos para iniciar o cartão e 18 para ser investido. Problema resolvido =D Mas lembrem-se, ser líder não é apenas ser investido, é exercer liderança, e isto não depende de idade, sexo, cor. A liderança é um dom de Deus! Portanto, só a teremos se o Espírito Santo nos der, independente da nossa idade. Ellen White, por exemplo, começou seu ministério profético aos 17 anos!

O mais importante na investidura de um novo líder é que ele realmente esteja interessado e disposto a ser um líder, de trabalhar pelo Clube e pela salvação dos desbravadores. E, mais uma vez, isso não depende da idade, mas sim da maturidade e responsabilidade dele.

Outro ponto envolvendo as Classes Agrupadas é que o candidato é investido apenas nas CLASSES REGULARES (amigo, companheiro, pesquisador, pioneiro, excursionista e guia) e LÍDER. Apesar de conter muitos requisitos das Classes Avançadas, se o líder quiser ser investido nelas, ele terá que fazer uma a uma, as mesmas que acompanham o cartão das Classes Regulares. É importante lembrar que ele NUNCA poderá contar para as Classes Avançadas um requisito que ele já tenha usado nas Classes Agrupadas.

Este também foi um problema resolvido, considerando que o novo cartão de agrupadas não contempla mais a classe de líder, e sim todas as regulares e avançadas. Não é possível escolher apenas as regulares…

Quem deve fazer Classes Agrupadas? Aqueles que, por qualquer motivo, não tenham concluído as classes regulares. Se ele preferir, o candidato pode, ao invés de fazer o cartão de Classes Agrupadas, concluir todas as classes regulares, uma por uma e depois líder. As duas alternativas são válidas, ou seja, cada um deve escolher o que achar que for mais proveitoso para o seu aprendizado e desenvolvimento. Porém, se ele escolher concluir as classes regulares, é claro que o critério de avaliação será completamente diferente do usado para avaliar as crianças! Devemos exigir que ele cumpra os requisitos como líder, buscando sempre o melhor e mais completo!

Por último, e também por ser o assunto mais recente, quem pode assinar os cartões das classes regulares? Esse foi um dos assuntos que mais rendeu comentários, e há discordância entre os líderes que participaram do debate.

Num mundo ideal, onde toda a direção do Clube é investida em líder, apenas os líderes devem assinar as classes. Ou seja, os próprios instrutores assinam. Mas, como sabemos, isso não existe, pelo menos não conheço nenhum Clube que todos são investidos. Mas então, quem assina afinal? Na verdade NÃO EXISTE NENHUMA REGULAMENTAÇÃO A ESSE RESPEITO!!! Ou seja, temos que usar o bom senso mais uma vez.

Uma vez que não existe regulamentação, não há nada definindo que seja apenas líderes investidos ou o diretor do Clube, ou mesmo apenas aqueles que têm a classe… Usando o bom senso, é interessante que os instrutores das classes sejam investidos nelas, e em seguida eles podem assinar o requisito. Mas não precisamos transforar isso numa regra, não precisamos burocratizar o trabalho do Clube de Desbravadores!

O melhor então é que o instrutor esteja capacitado a dar a instrução e a avaliar o que foi instruído. Ele deve estar capacitado a avaliar o que ele mesmo instruiu. Ou seja, o importante não é definir regras sobre quem vai assinar ou não, e sim capacitar os instrutores que temos (líderes investidos ou não, tendo a classe regular ou não)! Até porque, ao terminar a classe, o diretor precisa avaliar o desbravador e em seguida o regional (há um campo no cartão que deve ser assinado pelos dois). 

Também com a publicação do Manual Administrativo, temos uma resposta a essa dúvida. O texto não explicita: somente este ou aquele podem assinar, mas em todo ele, somente a figura do instrutor aparece avaliando e assinando o cartão da criança. Considerando que é necessário ser instrutor de classe para ser investido em líder, é possível sim alguém que não é líder assinar o cartão.

Para ajudá-los nesse assunto, recomendamos os seguintes posts: O instrutor de classes, Provas finais, Manuais das classes regulares e a nossa página Classes. Neles vocês encontrarão informações básicas para ajudá-los no trabalho com as classes. Qualquer dúvida ou comentário a esse respeito, nos envie um email ou deixe um comentário abaixo.

Atualizado em 8/2/16.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

39 thoughts on “Liderança X idade mínima e outras dúvidas

    • boa madrugada! rsrsr Eu me chamo Rodrigo e vou fundar um novo clube em 2017 aq na minha cidade, só que aq existe uma igreja a qual frequento e dois grupos, e formei minha liderança com pessoas dos três locais. mas vou fundar o clube em um dos dois grupos, sendo assim toda a liderança deve ser pertencente deste grupo, ou seja, a liderança deve ser transferida pra lá?

      • Olá, Rodrigo, boa tarde,

        Não há necessidade. A priori, apenas o diretor e os associados precisam ser membros da igreja sede do Clube. Porém, se forem de um mesmo distrito pastoral, às vezes nem essa exigência é necessária, caso o pastor conheça o membro e seu vínculo com a outra igreja. Eu mesmo já fui diretor e diretor associado de um Clube e frequentava outra igreja.

        Um abraço.

  1. Nós que agradecemos pela excelente fotografia!

    Obrigado pelo apoio ao blog, se você tiver alguma ilustração sobre desbravadores e quiser compartilhar conosco, para as nossas postagens, fique à vontade.

    Um abraço.

  2. Olá Felipe,

    Pode sim, o líder investido pode assinar todas as classes regulares, as avançadas (mesmo que ele não seja investido nelas), a classe de líder, classes agrupadas e as especialidades (mesmo que ele não as tenha). As duas limitações são apenas a classe de líder master e líder master avançado.

    Um abraço.

  3. Alberto, existem clubes que estão investindo pessoas que tem mais de 16 anos em classes regulares. Vou explicar melhor: essas pessoas (que não são investidas em nenhuma classe) fazem as classes separadamente e são investidas como crianças. Acho um absurdo para quem está no clube de líder pegando pesado para conseguir as 7! Isso pode?

    • Olá, Anônimo,

      Em relação a fazer as classes após os 16 anos, não há nenhum problema. Ele pode optar por fazer uma a uma ou fazer o cartão de Classes Agrupadas, de acordo com o que for mais proveitoso. O que deve mudar, é claro, é o critério de avaliação em relação às crianças. Apesar de serem os mesmos cartões, para os membros da direção os pesos são maiores e se exigirá mais deles.

      Um abraço.

  4. Eu não entendi direito, como assim “Apesar de serem os mesmos cartões, para os membros da direção os pesos são maiores e se exigirá mais deles.”?????????
    tenho outra dúvida..Em relação às classes regulares agrupadas que lançaram agora, (aqueles cartões pequenininhos) só quem pode fazer é quem tem até 15 anos? no caso o de amigo à guia?

    • Olá, Anônimo,

      Os pesos são diferentes, pois como são membros da direção, temos que exigir mais deles do que dos desbravadores. Por exemplo, no caso de uma discussão em grupo, vamos exigir mais aproveitamento de uma pessoa de 16 anos do que de um garoto de 12. Entendeu?

      Sobre essas agrupadinhas, elas não são reconhecidas pela Divisão, então você precisa entrar em contato com o seu Campo para saber mais a respeito.

      Um abraço.

  5. Muito bom esclarecimento, é q eu ficava confusa quanto ao procedimento do cumprimento de requisitos (classes regulares) pq alguns dizem q qnd se completa 16 anos, é pra esquecer esses cartões de criança e só focar no de agrupadas. Acredito que o clube de líderes é mto importante pq é um conhecimento mais aprofundado e dentro da idade apropriada, mas tbm creio que os requisitos feitos dentro do clube por parte da diretoria com o intuito de aprender não só para se investir no que esteja faltando, mas tbm para, o mais importante, animar os Dbv’s a cumprirem, (sair da zona de conforto),além de reaprender mais sobre a área a fim de passar os conteúdos com mais domínio e segurança sobre o assunto.
    Em suma, acho que os garotos devem ver a diretoria lá, junto com eles, no cumprimento de classes e especialidades, buscando sempre mais conhecimento, seja qual for (avançadas principalmente), sempre que tiver uma investidura dentro do clube, o pessoal da liderança esteja sempre se investindo em alguma coisa, dando exemplo.

    Abraços e grata.

    • Olá, Anônima,

      Concordo com você. Na verdade, tenho minhas reservas em relação ao Clube de Líderes, prefiro e incentivo sempre o cumprimento da classe de líder junto ao Clube de Desbravadores.

      Um abraço.

  6. Eu tenho 13 anos, entrei no clube com 12 anos, será que eu posso fazer as classes agrupadas realizando só as questões que entraram nas classes de amigo, companheiro, pesquisador e pioneiro?

    • Olá, Fernando,
      Isso não é possível. O cartão de classes agrupadas é um só. Ou seja, para cumpri-lo é necessário que seja 100% concluído e um dos seus pré-requisitos é ter 16 anos.
      No seu caso, você deve iniciar a classe de Pioneiro e ir cumprindo, aos poucos e com qualidade, com a ajuda de um instrutor qualificado, as classes anteriores.
      Um abraço.

  7. Olá,
    é um post bem antigo mas comento igual,
    gostei muito da parte que comenta sobre a idade e a liderança.. eu particularmente tenho 17 anos, estou trabalhando meu cartão de liderança e sou diretora de clube. Existem casos e casos mas afinal é Deu quem capacita. Sobre a maioridade penal o clube tem o responsavel legal que não sou eu por causa da idade, o responsavel sempre esta presente nas atividades e assim funciona.

    • Olá, Sérgio, boa noite.

      Com certeza! Você fará parte da direção do Clube. Procure o diretor do Clube mais próximo e se ofereça para fazer parte. Tenho certeza de que ele ficará bem feliz, rs.

      Um abraço.

  8. Boa noite. Uma dúvida. Eu li, mas não ficou bem claro. Eu só posso COMEÇAR a fazer o cartão de líder após ter sido investido nas classes regulares? Ou posso começar JUNTO, e ser investido em líder após, é claro, a conclusão e investidura das classes regulares?

    • Olá, Ítalo, boa tarde,

      A conclusão das classes regulares é um pré-requisito. Tal entendimento, inclusive, foi confirmado pela OMD 2015/013. Esta OMD, inclusive, esclarece que no caso das agrupadas é diferente. Pode se iniciar a conclusão simultânea de ambos os cartões.

      Um abraço.

  9. O meu departamental da ABC disse que a divisão sul americana vai substituir as classes de líder máster e avançado, por outras áreas dos mestrado

    • Olá, Heldemarcio,

      Entrei em contato com a Divisão Sul-Americana e fui informado pela secretária Tânia que não existe uma decisão da DSA nesse sentido, até o momento. Então, vamos aguardar orientações oficiais. Caso isso ocorra, certamente divulgaremos aqui.

      Um abraço.

  10. Oi, tudo bem? Eu estou terminando o meu cartão de guia, e queria muito ser investidas esse ano, pois vou fazer 16 anos amanhã, falaram pra mim não fazer agrupadas, pois tenho todas as classes. Será que eu consigo ser investida esse ano?

    • Olá, Bruna, boa noite,

      Na minha opinião e pela experiência que já tive com classes, recomendo fazer uma a uma sempre, mesmo que esteja começando do zero. O resultado que vemos tem sido muito melhor. É plenamente possível concluir este ano e ser investida, pois ele foi feito para ser cumprido em um ano. Mas ainda que você não consiga ser investida esse ano, pode concluí-lo e ser investida no prazo máximo de 2 anos desde o início.

      Um abraço.

  11. Olá boa noite , eu gostaria de saber se tem possibilidade de eu entrar no grupo desbravadores com 16 anos , porém nunca participei antes.

    • Olá, Bianca,

      Sim! Os membros com 16 anos ou mais são parte da direção do Clube. Neste caso, você deve procurar o diretor do Clube e verificar quais cargos estão disponíveis. Geralmente você entra como auxiliar de alguém, para ir pegando a experiência.

      Um abraço.

  12. Gostaria de saber se eu posso fazer meu cartão de líder tendo cumprido apenas as classes regulares do cartão de classes agrupadas, ou tenho que fazer também as classes avançadas.
    Gostaria que me explicasse como funcionam as classes avançadas

    • Olá, Celestes, boa noite,

      Para fazer o cartão de líder há apenas 2 caminhos: 1. cumprir todas as classes regulares individualmente; 2. concluir o cartão de classes agrupadas (ou cumpri-lo simultaneamente).

      Não há, portanto, a possibilidade de se fazer apenas uma parte do cartão de agrupadas. É necessário concluir todo ele para a investidura em líder.

      As classes avançadas são complementares às classes regulares. Somente pode ser investido na avançada se você for investido na regular dela. As classes regulares são pré-requisito para a investidura em líder master.

      Um abraço.

    • Boa noite, Glauciane,

      O Clube de Desbravadores é para crianças de 10 a 15 anos independente de religião, credo, etnia, etc. Porém, os membros da direção do Clube, aqueles a partir de 16 anos, precisam ser membros da Igreja Adventista.

      Não impede, porém, que você seja uma apoiadora do Clube. Você pode entrar em contato com o diretor e se oferecer como voluntária para ajudar nas atividades externas, instruções, etc. O Clube está aberto para toda parceria que seja benéfica bilateralmente.

      Forte abraço.

  13. Olá amigo, acredito que o post precise de nova atualização. De fato, no item 4.1.1 AVALIAÇÃO, diz apenas que o Instrutor pode assinar. Mas no Item 4.1.1, deixa claro que o Instrutor deve ser um líder, pra que tenha a prerrogativa de assinar todas as classes até a de líder. Caso não seja líder, deve ter a concluído a classe da qual é instrutor para poder assinar os cartões da mesma. Caso Não haja investidos, o Diretor do Clube, por ter sido eleito pela comissão da igreja, pode coordenar as classes e assinar os cartões. Maranata!

    • Boa tarde, Lucas,

      Na verdade, precisamos entender adequadamente o texto da página 108 do Manual Administrativo: “O ideal é que cada instrutor de classe seja um líder investido. Assim, ele gozará da plena prerrogativa de assinar qualquer classe até a de Líder. Não sendo um líder investido, a classe deverá ser orientada por alguém que já a tenha concluído. Não havendo esta pessoa, o diretor, que por ter sido eleito por uma Comissão, tem o dever de supervisionar todo o programa das classes”.

      Observe que o texto não continua com supervisionar e assinar. Apenas supervisionar. Ainda, é importante frisar que o texto começa com “o ideal”. Assim, o ideal é sim que apenas os líderes assinem, pois o ideal é que os instrutores sejam líderes. Na ausência deles, o ideal é que alguém investido naquela classe seja o instrutor. Na ausência deste, o diretor deve supervisionar os trabalhos, não implicando que o mesmo deve assinar tudo, visto que no próprio manual prevê-se a assinatura pelo instrutor.

      Um abraço.

  14. Gostaria de saber até que idade posso ser desbravador tenho 39 anos e 20 afastados da igreja estou retornando e queria voltar a ser desbravador uma vez que não lembro mais nada. Ainda é possível eu ser um desbravador. Obrigado

    • Boa tarde, Edson,

      Qualquer membro batizado com mais de 16 anos, sem limite superior de idade, pode ser da direção do Clube de Desbravadores. Neste caso, você deve procurar o diretor do Clube local e se informar das necessidades do Clube.

      Um abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *