Levando a sério a vida devocional

Nós, como líderes de desbravadores, temos uma missão muito importante:

“A mais bela obra já empreendida por homens e mulheres é lidar com espíritos jovens. O máximo cuidado deve ser tomado na educação da juventude, para variar de tal maneira a instrução, que desperte as nobres e elevadas faculdades da mente. (…) Bem poucos há que compreendam as mais essenciais necessidades do espírito, e a maneira por que devam dirigir o intelecto em desenvolvimento, o pensar e sentir crescentes dos jovens.” Conselhos aos Pais Professores e Estudantes, p. 73.

Para isso devemos estar bem preparados e a vida devocional é a parte mais importante. Só poderemos comunicar luz aos nossos meninos e meninas se nós mesmos estivermos cheios do Espírito de Deus.  “Nenhum homem, mulher, ou jovem, pode alcançar a perfeição cristã negligenciando o estudo da Palavra de Deus”. Conselhos sobre Escola Sabatina, p. 17.

Por isso precisamos conversar seriamente sobre nossa vida devocional. Como anda o estudo da Bíblia, Lição da Escola Sabatina e Meditação Matinal? Como está a sua devoção individual? E o culto familiar? Sim, para alguns a resposta a essas perguntas pode vir acompanhada de um rubor na face… Mas essa situação não precisa permanecer assim, estamos começando um novo ano, é uma nova oportunidade que Deus nos dá de escrever uma história diferente.

Que tal então se programar para revolucionar a sua vida espiritual? Existe alguns instrumentos muito importantes que não podem ser deixados de lado:

Bíblia –  “A Bíblia é a única regra de fé e doutrina. E não há nada mais apropriado para vigorizar a mente e fortalecer o intelecto do que o estudo da Palavra de Deus.”  Fundamentos da Educação Cristã, p. 126. Portanto, ela deve ser a primeira no culto diário, antes de qualquer outro estudo (lição ou meditação, até mesmo livros do Espírito de Profecia), a Bíblia pura deve ser examinada. Já falamos bastante sobre isso aqui.

Lição da Escola Sabatina – A Igreja Adventista do Sétimo Dia possui um instrumento incrível, que é a lição. Todas os membros ao redor do mundo estudam o mesmo tema. Há um guia específico para cada faixa etária. E o estudo engloba tanto a aprendizagem individual como em grupo.

Estudar a lição diariamente é imprescindível para nos precavermos contra os enganos de Satanás. Não basta ler tudo de uma vez na sexta-feira à noite morrendo de preguiça de ler os textos sugeridos. Assim como não comemos uma vez só durante a semana, e sim uma porção por vez durante todos os dias, o estudo diário da lição deve ser realizado. O estudo foi planejado para ser fragmentado mesmo, pois quanto maior o tempo de exposição ao conteúdo mais firmemente ele ficará gravado na memória.

“A Escola Sabatina oferece a pais e filhos preciosa oportunidade para o estudo da Palavra de Deus. Mas, a fim de receber o benefício que devem conseguir na Escola Sabatina, tanto os pais como os filhos precisam dedicar tempo ao estudo das lições, procurando obter um completo conhecimento dos fatos apresentados, bem como das verdades espirituais que esses fatos se destinam a ensinar.” Conselhos sobre Escola Sabatina p. 38 e 39

Meditação Matinal – Vou ser extremamente sincera com vocês, tenho bastante dificuldade de encaixar a leitura da meditação na minha devoção diária. O estudo da Bíblia e da lição, mais o momento de oração, preenchem todo o meu tempo disponível para a devoção matinal. Mas este ano especificamente um esforço precisa ser feito. A Meditação tem o título Perto do Céu e é uma seleção de textos de Ellen G White. Cada página desse livro merece ser lida e refletida.

Aqui eu preciso abrir um parêntesis, como realmente é utilizado este livro especial? Já vi muita gente que faz uma leitura rápida pela manhã e nem lembram mais do assunto durante o dia. Usando uma expressão bíblica bem forte, preciso dizer que é quase como atirar pérolas aos porcos. Ou seja, desperdício.

Portanto, procure uma forma de incluir mais esse elemento no seu culto diário, mas desde que seja para fazê-lo com qualidade. O resultado vai ser compensador. Várias vezes o texto trouxe uma orientação específica que eu estava precisando para aquele dia. Este é mais um método que Deus usa para nos prover alimento espiritual.

Esses são os três instrumentos que devemos utilizar no nosso dia a dia, mas outro item importantíssimo é a oração. Já escrevemos várias vezes sobre isso, entretanto, vale ressaltar que a oração precisa de local de destaque na vida cristã. Ela deve ser feita não apenas no início e no fim do estudo diário, mas deve-se separar um momento especial para conversar com Deus como um amigo, não apenas para pedir.

Devoção pessoal e Culto familiar

Nossa vida devocional deve ter dois momentos distintos, o momento a sós com Deus e o Altar da família. Se você mora sozinho ou se sua família é hostil em relação à religião, será um pouco mais difícil ter momentos de devoção em grupo, mas você pode reunir-se com amigos (presencialmente ou online) para estudarem juntos e fortalecerem-se mutuamente.

Mas voltando ao círculo familiar… É imprescindível para que uma família viva bem que os cultos sejam realizados diariamente. As lembranças dos cultos na minha infância estão vívidas em minha mente até hoje. Para quem é pai e mãe considere este momento como o mais importante do dia. Se você não tem tempo para dedicar um momento a Deus e a seus filhos, você precisa urgentemente ler o livro Vida Plena de Poder, lá você encontrará meios para solucionar este grave problema.

As crianças também precisam de Bíblia, lição e meditação (Inspiração Juvenil) e as menores ainda não sabem fazer isso sozinhas, por isso precisam ser auxiliadas. Não negligencie seus filhos, você não vai querer que no momento da ressurreição, enquanto seus desbravadores são entregues a seus pais, você tenha que lamentar a perdição de seu filho…

Aí você me diz, mas eu não tenho filhos, sou só eu e minha esposa, somos adultos e cada um sabe cuidar de si. Nada mais errado! Também não tenho filhos e durante algum tempo não tínhamos o hábito de fazer o culto familiar diariamente. Geralmente os casais sem filhos são jovens (pelo menos por aqui é a esse tipo de família que a muitos dos líderes pertencem) e por isso mesmo precisam de muita instrução divina sobre relacionamentos, família e etc.

Peço licença para falar do nosso exemplo. Em nossa casa o estudo da Bíblia e da lição é individual e realizado pela manhã. À noite estudamos juntos o O Lar Adventista. A inclusão desse momento buscando a Deus juntos fez a diferença e nos ajudou a superar as dificuldades que estávamos enfrentando já havia algum tempo. O culto familiar é quase tão importante quanto o culto individual. Se você quer ter uma família feliz, não o negligencie!

By Larissa e Lucas

A Palavra de Deus, falada ao coração, tem um vivificante poder, e os que formulam qualquer desculpa para não se familiarizar com ela, negligenciarão as reivindicações de Deus em muitos aspectos. O caráter ficará deformado, as palavras e atos serão um descrédito à verdade. Conselhos sobre Escola Sabatina, p. 17.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *