Faxina Anual

Hoje o Alberto e eu separamos o dia para realizar a faxina anual. Aquele dia de olhar todas as pastas e jogar fora os papeis que não servem, verificar os cosméticos vencidos, tirar o pó de cada cantinho e lavar tudo do chão ao teto… Ufa, é muito trabalho!

Agora que está tudo limpinho estou lembrando do tema da lição dessa semana: o ministério de Jesus no santuário celestial. O santuário aqui da Terra era um simples modelo do que existe lá no céu e todas as ordenanças praticadas eram símbolos de coisas que estavam por vir.

No santuário terrestre havia um “dia de faxina anual”, era o Dia da Expiação, realizado no décimo dia do sétimo mês. Levítico capítulo 16 e o Comentário Bíblico Adventista, v. 1, p. 834 – 844 discorrem sobre como era feita a expiação.

O sumo sacerdote passava a semana anterior ao Dia da Expiação em um profundo exame de coração. O povo também deveria se preparar.  Esse era o único dia em que o sumo sacerdote, e apenas ele, podia entrar no lugar santíssimo do tabernáculo/templo. O sacrifício do bode que simboliza Jesus e a posterior aspersão do sangue no lugar santíssimo simbolicamente purificava o santuário de todos os pecados ali depositados.

“O sangue do bode do Senhor oferecido no Dia da Expiação purificava o santíssimo, o santo e o altar do holocausto ‘das suas [de Israel]    transgressões, e de todos os seus pecados’ e ‘das impurezas dos filhos de Israel’ (v. 16 e 19).  O povo havia pedido perdão previamente dos mesmos pecados, quando no serviço diário havia apresentado os sacrifícios pessoais. O sangue era posto nos chifres do altar do holocausto e o penitente saía perdoado. Repetidamente afirma-se que ‘o sacerdote fará expiação por ele, no tocante ao seu pecado, e este lhe será perdoado’ (Lv. 4:26, 31, 35). No entanto, embora o pecado fosse perdoado, o registro do pecado permanecia até o Dia da Expiação, quando era ‘apagado’. Quando isso ocorria, havia reconciliação”. p. 841

Fico imaginando o povo de Israel aguardando o sumo sacerdote sair do lugar santíssimo. Aqueles eram momentos de muita tensão, ali era decidido o destino de cada um. Quem estivesse puro estaria salvo, quem não estivesse morreria. Por isso era necessária a preparação, qualquer mancha de caráter, qualquer pecado por menor que fosse que não estivesse confessado significaria a perdição.

Jesus é nosso sumo sacerdote, Ele é nosso intercessor no santuário celestial. Desde 22 de outubro de 1844 Ele está no lugar santíssimo, o procedimento do Dia da Expiação está em curso. Você já parou para pensar no que isso significa? Significa que no momento atual estamos vivendo esse dia de purificação. Sim, qualquer pecado não confessado pode significar a perdição eterna!!!

Ainda estamos no tempo de graça, Jesus ainda está intercedendo por nós, mas muito em breve Sua obra estará terminada. Veja o que acontecerá quando esse dia chegar:

“Cessa então Jesus de interceder no santuário celestial. Levanta as mãos e com grande voz diz: Está feito; e toda a hoste angélica depõe suas coroas, ao fazer Ele o solene aviso: ‘Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda’. Apoc. 22:11. Todos os casos foram decididos para vida ou para morte. Cristo fez expiação por Seu povo, e apagou os seus pecados. O número de Seus súditos completou-se; ‘e o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu’ (Dan. 7:27), estão prestes a ser entregues aos herdeiros da salvação, e Jesus deve reinar como Rei dos reis e Senhor dos senhores”. O Grande Conflito, p. 613-614

Quando esse dia chegar não haverá mais como mudar de lado. Jesus retornará em poder e grande glória!!! Que excelente notícia! Quando leio essa parte do livro fico até arrepiada, é apavorante e ao mesmo tempo maravilhoso. Precisamos manter em nossa mente quão solene é o tempo em que estamos vivendo. Se pensássemos mais nisso nossas atitudes e escolhas seriam as mesmas??? É bom pensar.

Vamos aproveitar esse final de ano para fazer uma faxina não só em nossa casa, mas também no nosso coração! 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *