Faça você mesmo: protetor de vento para fogareiro

Protetor de vento 1Protetor de vento é uma barreira para que o vento não te atrapalhe quando estiver usando um fogareiro ou uma espiriteira. É um material muito útil e prático, principalmente em locais em que venta bastante. E a Carol Emboava, autora do blog Cozinha na Mochila, postou o projeto de um protetor de vento que ela encontrou num tópico do Mochileiros. Ele é bem simples de fazer e com um custo muito abaixo dos que são encontrados à venda no mercado.

Para fazer o seu você vai precisar dos seguintes materiais:

  • esteira de madeira
  • papel alumínio
  • cola em bastão
  • tesoura

Protetor de vento 2

Agora vamos à montagem:

  1. Coloque em seu fogareiro a panela que costuma usar e meça a distância do chão até metade da panela. Esse é o tamanho que deve ter o seu para-vento.
  2. Corte a esteira com uma tesoura ou estilete.
  3. Passe a cola na madeira, não deixando nenhuma tira sem cola e vá colando o papel alumínio.
    • Obs: Não cole muito esticado, ou o papel alumínio poderá rasgar na hora de enrolar o protetor de vento, fazendo com que você tenha que remendá-lo, deixando-o mais grosso e duro.
  4. Cole o papel alumínio dos dois lados da esteira, com o lado mais brilhante voltado pra fora. Deixe uma borda de 0,5 cm em toda a volta, passe cola e dobre, dando um acabamento e não deixando nenhuma parte da madeira exposta, para evitar que ela queime.

Protetor de vento 3

Se ficar curto (como nas fotos abaixo), você pode emendar outra esteira costurando e fazendo o acabamento com papel alumínio.

Protetor de vento 4      Protetor de vento 5 Protetor de vento 6      Protetor de vento 7

O ideal é que o comprimento fique como na imagem abaixo.

Protetor de vento 8

Agora você tem um protetor de vento para fogareiro leve, auto-portante e que pode ser enrolado para facilitar o transporte. E isso usando menos de R$ 10,00, caso você não tenha nenhum dos materiais.

Caso esteja ventando muito, você pode colocar algumas pedras em volta dele para que fique firme e não saia voando.

Fonte: http://www.cozinhanamochila.com.br/protetor-de-vento/

1- Mateus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *