Especialidades: aprendendo a pesquisar

Na semana passada o Alberto fez a postagem sobre Especialidades [mal]respondidas. Essa postagem critica a qualidade de um material respondido bastante divulgado na internet e a divulgação de quaisquer materiais respondidos (mesmo que bem respondidos), tendo como base a filosofia da Divisão Sul-Americana sobre a divulgação destes materiais.

Essa postagem, juntamente com o questionamento de algumas pessoas sobre como encontrar bom material para o ensino das especialidades, nos deu a idéia de escrever sobre o ensino de especialidades no Clube de Desbravadores.

O ideal é que a pessoa que vá ensinar a especialidade tenha um bom conhecimento do assunto. Assim evitamos que as especialidades sejam ensinadas de forma errada, superficial ou até mesmo aprofundada demais. Alguém que tenha o conhecimento da especialidade pode definir melhor que profundidade dar a ela, de acordo com a faixa etária e a escolaridade do público, além do conhecimento e do interesse sobre o assunto e do tempo disponível para o ensino.

Para isso, seria muito bom que dentro do Clube tivéssemos pessoas que tenham habilidade e conhecimento para ensinar todas as especialidades de que o Clube necessita, porém a realidade para muitos clubes pode não ser essa. Caso não haja essa pessoa no Clube, essas são algumas boas saídas, em ordem de preferência:

  1. Buscar membros da Igreja que tenham domínio sobre a especialidade. 
  2. Buscar pessoas conhecidas fora da igreja que dominem o assunto. Nesse caso, devemos ter um cuidado especial para que a pessoa encarregada de ensinar a especialidade não ensine nada que vá contra os princípios da igreja, por exemplo: falar sobre evolução ao ensinar especialidades da natureza. 
  3. Em caso de indisponibilidade de horário da pessoa, pedir que ela capacite alguém para ser instrutor da especialidade. 
  4. Escolher alguém do Clube que possua a especialidade e tenha afinidade e facilidade com o assunto para ser o instrutor. Essa pessoa irá responder toda a especialidade buscando em bibliografia confiável.
Como a situação 4 é bastante comum entre os Clubes, vamos passar a postar aqui no blog especialidades e referências bibliográficas confiáveis. Mais uma vez colocamos aqui a filosofia da Divisão Sul-Americana, disponível no site oficial dos Desbravadores (www.desbravadores.org.br), sobre divulgação de especialidades respondidas:

“As especialidades são estruturas básicas de conhecimento sobre o assunto e muito se deve estudar para ser um especialista. Por isso, não divulgamos as respostas básicas – como infelizmente alguns sites fazem – prejudicando o desenvolvimento intelectual e até moral dos membros, considerando a falta de ética e desrespeito cristãos. Denuncie! Estamos, acima de qualquer coisa, declarando nosso repúdio à estas divulgações ilegítimas, desejando claramente que você, desbravador, também se posicione e motive seus companheiros a fazer alguma coisa contra, mesmo que seja apenas dizer ‘não’.”

Seguindo essa filosofia, não vamos postar as respostas das especialidades. Pretendemos apenas indicar algumas fontes confiáveis e acessíveis para que os Clubes, e mesmo desbravadores por conta própria, possam responder as especialidades de forma correta, ajudando-os a “crescer em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens”.

A internet é uma excelente fonte de informações e não deve ser ignorada. Porém precisamos aprender a selecionar quais informações são confiáveis e quais não são. Entre os sites mais confiáveis estão o de universidades, faculdades, sociedades e instituições de pesquisa, órgãos governamentais e sites que são mantidos por profissionais ou pesquisadores do assunto.

Uma das fontes que vêm sendo cada vez mais utilizada, tanto por desbravadores quanto por alguns líderes, a Wikipédia. É uma enciclopédia livre colaborativa, ou seja, qualquer pessoa pode inserir ou alterar seu conteúdo. É uma fonte que nunca deve ser utilizada como fonte de pesquisa única e/ou principal, apesar de existirem temas bem abordados.

Por exemplo, enquanto estava estudando sobre morcegos entrei no site da Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros, uma organização com reconhecimento científico. Na seção de informações sobre morcegos do site encontrei a Wikipédia como fonte de informações em português sobre morcegos, portanto o verbete morcegos na Wikipédia pode ser considerado confiável.

Essa postagem está “inaugurando” uma seção do blog, que tem por objetivo dar dicas de como identificar fontes confiáveis e indicar algumas fontes para cada especialidade específica.

Abaixo está a lista de especialidades que já listamos as fontes:

Quaisquer sugestões sobre o tema, é só fazer um comentário abaixo, ou mandar um email para algum dos colaboradores: allasouju@gmail.com, evenni@gmail.com ou mateuscampos.teus@gmail.com.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 thoughts on “Especialidades: aprendendo a pesquisar

  1. Maranata!

    Mais uma vez a equipe que compõe o blog Cantinho da Unidade está de parabéns pelo excelente post e pela iniciativa de criar um método de incentivar a pesquisa para estudo e instrução das especialidades aplicadas nos Clubes de Desbravadores. Certamente farei uso dessa seção do blog para aprender e instruir os desbravadores do meu Clube, bem como me coloco à disposição para contribuir com o blog em geral e em especial com essa seção, com os conhecimentos adquiridos na minha profissão de Bombeiro Militar, especialista nas áreas de Primeiros Socorros, Busca e Salvamento.

    Paulo Vitor de Barros
    Diretor Associado
    Clube de Desbravadores Leão Dourado – 2ª RDAL

  2. Boa noite Paulo, tudo bem?!

    Obrigado pelo apoio ao Cantinho da Unidade. Vemos nessa proposta uma grande oportunidade para incentivarmos nossos desbravadores à pesquisa.

    Para colaborar conosco, é só enviar o seu material para o nosso email, que nós conversamos para publicá-lo aqui. Como você tem experiência em primeiros socorros, e ainda não trabalhamos nenhuma especialidade dessa seção, por favor, se você já puder ir pesquisando sites confiáveis para Primeiros Socorros – Nível Básico ficaremos muito agradecidos!

    O cartaz de especialidades pode ser adquirido pelo site da Editora Sobre Tudo: http://www.editorasobretudo.com.br/catalogo/index.htm.

    Um abraço e fique com Deus.

  3. esse saite me ajudou a me especialisar em gatos,e é poriço que eu digo e vouto a repetir eu gosto muiiiiiiiiiiiiito mamãe =D

  4. Ola gosto muito do site e das orientações que vcs dão ,parabéns pela iniciativa!!!! Gostaria de informações sobre as especialidades de Cerimonias e Herança Cultural. Grata

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *