Especialidade de Sementes: aprendendo a pesquisar

Sementes. A maioria de nós comemos sementes todos os dias. Por exemplo, há sementes em pães e bolos. Uma simples semente é essencial para a nossa vida e para a vida de nossos amigos animais.

Nesta especialidade você vai aprender o propósito das sementes – o que sem dúvida você já imagina. Conhecerá as partes básicas de uma semente, como o tegumento, o endosperma e o embrião. Aprenderá como as sementes são dispersas e quais as condições necessárias para uma semente germinar. Você aprenderá sobre as sementes que são usadas como alimento, óleo e condimento.

Para a parte prática, você colecionará 30 diferentes sementes. Esta é uma especialidade interessante e divertida e não deve ser ignorada.

  1. Qual o principal objetivo de uma semente?
  2. Que alimentos foram dados primeiramente ao homem no Jardim do Éden?
  3. Identificar, a partir de uma semente ou desenho da mesma, e saber o propósito dos seguintes: tegumento, cotilédone e embrião (germe).
  4. Conhecer 4 diferentes métodos pelos quais as sementes são dispersadas pelas plantas. Mencionar 3 exemplos de  plantas que espalham suas sementes por cada método.
  5. Conhecer 10 tipos de sementes que usamos como alimento.
  6. Conhecer 5 tipos de sementes que são usadas como fonte de óleo.
  7. Conhecer 5 tipos de sementes que são usadas como condimentos.
  8. Qual fator não pode faltar para que uma planta germine?
  9. Fazer uma coleção de 30 diferentes tipos de sementes, 20 das quais tenham sido encontradas por você mesmo. Identificar cada uma com o nome, data e local em que foi encontrada, e nome da pessoa que a encontrou. Você poderá colá-las em um papel cartolina ou cartão, ou colocá-las em frascos transparentes.
  10. Plantar uma semente de feijão, milho e soja. Fazer uma análise do tempo que demorou para cada uma delas germinar. Fazer um relatório diário do que ocorreu com a planta. Observar as diferenças entre o feijão e o milho.

Logo abaixo estão as alguns sites na internet com informações confiáveis que podem ajudar no estudo desta especialidade.

Caso você tenha alguma indicação de fonte, nos mande um e-mail ou deixe um comentário.

1- Mateus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 ideias sobre “Especialidade de Sementes: aprendendo a pesquisar

  1. Obrigado!
    Infelizmente ainda não temos Sementes – Avançado. Nossa intenção, em relação às especialidades de Estudo da Natureza, é preparar primeiro as que são exigidas nas classes, para depois postarmos outras.
    Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *