Especialidade de Entalhe em Madeira: aprendendo a pesquisar

Esta especialidade foi uma sugestão de nosso amigo Igor Motta para a seção de especialidades do Cantinho da Unidade.

Assim como as outras especialidades manuais, o ideal é que se tenha alguém que conheça bem as técnicas para ensiná-la.

Estes são os requisitos necessários para se completar a especialidade de Entalhe em Madeira:

 

  1. Explicar as características das madeiras duras e macias, citando as que têm densidade melhor para trabalhos de entalhe.
  2. Descrever os diferentes instrumentos usados no entalhe de madeira, e explicar como afiá-los.
  3. Explicar os melhores métodos de lidar com a fibra da madeira.
  4. Desenhar e entalhar uma placa em baixo-relevo.
  5. Desenhar e entalhar dois dos itens a seguir: uma bandeja, suporte de livros, um apito, abridor de cartas ou outro item equivalente de sua escolha.

Essa especialidade, assim como outras originárias dos Estados Unidos, possui erros de tradução. Na especialidade original, o requisito 1 utiliza os termos hardwood e softwood. Soft quer dizer macia, hard quer dizer dura e wood é madeira. Assim, ao traduzir os termos para o português, softwood vira “madeira macia” e hardwood vira “madeira dura”, o que não é muito adequado. Na realidade, não é só um problema de tradução. Mesmo em inglês, os termos softwood e hardwood não são adequados. Ao usar estes termos, eles se referem a dois grandes grupos de vegetais produtores de madeira que, em português, são chamados de coníferas e folhosas. Os termos em inglês sugerem uma generalização que não é correta. Pelos termos, todas as coníferas forneceriam madeiras macias e todas as folhosas forneceriam madeiras duras, o que não é verdade. Clique aqui para saber mais.

Existem pouquíssimos tutoriais sobre esta arte, e estes se restringem à demonstração de trabalhos. Não falam sobre a escolha da madeira apropriada para trabalhos de entalhe e como lidar com suas fibras, descrição mais detalhada das ferramentas necessárias e o cuidado e manutenção destas ferramentas. Aqui e aqui encontramos uma lista das ferramentas usadas para entalhe em madeira e uma breve descrição delas. Essas ferramentas podem ser encontradas em site ou lojas de materiais de artesanato, como a Fruto de Arte. Abaixo estão links de vídeos mostrando alguns dos trabalhos de entalhe em madeira:

Além de existirem poucos tutoriais sobre o entalhe em madeira, também existem poucos livros em português. Abaixo estão listados dois bons livros sobre o tema:

  • HADAD, LUIZ CARLOS. Iniciar na arte de entalhar madeira. São Paulo, 2009. – Este livro está disponível para compra em http://www.entalhemadeira.com.br/.
  • POHL, HERBERT. Entalhar em madeira. Rio de Janeiro: Ediouro, 1982. – Este livro está esgotado na editora, porém pode ser encontrado em sebos e em sites de compra.

Uma boa opção para aprofundamento nesta arte são os fóruns de discussão, como o do Guia do Marceneiro, e comunidades no Orkut.

Em algumas cidades existem cursos especializados, o que pode ser interessante para quem pretende aprender o entalhe em madeira como profissão ou como hobby.

Caso tenha sugestões de livros, sites e vídeos interessantes, deixe-nos um comentário ou envie-nos um e-mail.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

One thought on “Especialidade de Entalhe em Madeira: aprendendo a pesquisar

  1. Boa tarde sou apaichonado por trabalho em madeira ,estou tentando faser algumas coisas em madeira porem não muitas condiçõis de ter as ferramentas ideais,estive vendo este trabalho de vcs gostei muito, vcs estão de parabeis pelo trabalho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *