Especialidade de Ecologia: preparando a instrução

EN-Ecologia

Esta especialidade trata sobre o mundo em que vivemos e o que podemos fazer para tornar nosso meio ambiente um lugar melhor para se viver, por meio do aprendizado de conceitos ecológicos e aplicação prática dos conceitos. E por meio deste post pretendemos auxiliá-los na preparação desta especialidade para ser ensinada para seus desbravadores da melhor maneira possível.

  1. Objetivos
    1. Aprender conceitos básicos da ecologia. (requisitos 1, 2, 3)
    2. Exemplificar os conceitos ecológicos básicos. (requisitos 2, 4)
    3. Conhecer um membro da fauna regional. (requisito 5)
    4. Observar a produção de lixo em casa e descobrir a sua destinação. (requisito 6)
    5. Conhecer sobre a poluição atmosférica na região em que mora. (requisito 7)
    6. Aprender formas práticas de ajudar o meio ambiente. (requisito 8)
    7. Aprender o que a Bíblia e o Espírito de Profecia nos dizem sobre ecologia. (requisito 1)
  2. Materiais
    1. Computador.
  3. Vídeos interessantes:
    1. Este é seu mundo – https://www.youtube.com/watch?v=4P6a1RpQ3fs
    2.  Money – WWF-Brasil/DM9DDB- https://www.youtube.com/watch?v=TJwfDB9JC44
  4. Trabalhos
    1. Escolher um mamífero, um pássaro, um réptil e um anfíbio comuns na região em que você mora e construir para cada um deles um diagrama de sua pirâmide ecológica.
    2. Utilizando-se de fotografias ou figuras, elaborar um cartaz ou quadro formando um diagrama ilustrando um ecossistema de um pequeno lago de água doce.
    3. Fazer observações detalhadas, em campo, e um estudo, em livros e internet, sobre o habitat de alguns pequenos animais de sua região. Escreva um relatório: metade dele com os resultados de suas observações e metade a partir dos estudos em livros e internet. Cerca de 500 palavras.
    4. Pesquisar sobre como se faz a coleta de lixo em seu bairro e qual o destino do lixo coletado. Acompanhar durante 1 mês e elaborar um relatório com as informações de quanto lixo sua família joga por dia e como poderiam lidar melhor com isto.
    5. Pesquisar nos jornais ou em algum site especializado, por um mês, os níveis de poluição atmosférica de uma cidade grande (a mais perto da sua, se você não morar numa cidade grande). Fazer um gráfico demonstrando a curva deste nível durante o mês. Descobrir o que causa os pontos altos de sua curva do gráfico.
    6. Relacionar 10 maneiras de trabalhar ativamente em favor do meio ambiente de sua comunidade e cidade. Colocar 4 delas em prática.
    7. Pesquisar um texto do Espírito de Profecia e um texto bíblico relacionados à ecologia. Apresentar uma explicação sobre sua relevância e aplicação aos nossos dias.
  5. Metodologia
    1. 1º Encontro
      1. Passar os vídeos interessantes.
      2. Dar a aula sobre os objetivos 1 e 2.
      3. Explicar o trabalho e passa-lo para casa.
      4. Duração: 50 min.
    2. 2º Encontro
      1. Revisar os conceitos apresentados no 1º Encontro por meio de exercícios de fixação.
      2. Tirar dúvida sobre os requisitos do trabalho.
      3. Duração: 50 min.
    3. 3º Encontro
      1. Receber o trabalho.
      2. Aplicar a prova (oral ou escrita).

Alguns pontos importantes a serem observados em relação à especialidade:

  1. Por ser uma especialidade bastante prática, é muito importante que o instrutor esteja acompanhando os desbravadores durante a elaboração de todo o trabalho.
  2. O período entre o 1º Encontro e o 3º Encontro deve ser de, no mínimo, um mês, já que duas questões pedem um mês de observação de dados.
  3. Os vídeos sugeridos tem como objetivo mostrar um esboço da beleza do nosso planeta e a interligação entre os seres vivos e suas relações, visando mostrar a importância do conhecimento sobre ecologia, sendo que o segundo também é uma crítica à ambição de se conquistar dinheiro à qualquer custo.
  4. Procure elaborar uma prova (quer seja oral, quer seja escrita) que exija mais compreensão dos conceitos ecológicos que memorização desses conceitos. Uma sugestão para conseguir isso é maior utilização de exemplos, imagens, etc. As provas de alguns vestibulares fazem bem isso.
  5. Nem todos os jornais trazem diariamente os níveis de poluição atmosférica. Caso seja essa a situação na sua cidade, procure o órgão ambiental da cidade (site, telefone, e-mail) e tente conseguir os dados mais recentes.
  6. Algumas perguntas interessantes para o requisito da coleta de lixo, que aumentam a compreensão do desbravador sobre o assunto são: a) A destinação do lixo em sua cidade é a destinação adequada? b) Há coleta seletiva em sua cidade? c) Como é feita essa coleta?
  7. O instrutor pode/deve auxiliar os desbravadores a encontrar e escolher os textos (bíblico e do Espírito de Profecia).

Para ver as perguntas da especialidade e fontes confiáveis para respondê-las e preparar a aula, sugerimos a leitura do post Especialidade de Ecologia: aprendendo a pesquisar.

Clique aqui para baixar este plano de aula.

Fique à vontade para nos ajudar, sugerindo atividades que possam ser feitas na especialidade e boas fontes para responder seus requisitos.

1- Mateus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *