Você aprenderá a diferença entre árvores e arbustos. Vai aprender como fazer uma coleção de folhas de árvores e como identificá-las.
Vai conhecer diferentes espécies de árvores, suas características específicas, região e ambiente onde são encontradas, suas utilizações e quais cientistas descreveram cada uma delas. Vai aprender a diferenciar os dois grandes grupos de árvores que existem.
E além de aprender as utilizações de várias árvores, vai aprender a importância da conservação da vegetação de sua região.
Para começar a se tornar um especialista em árvores, cumpra os requisitos abaixo:
- Descrever as diferenças entre árvores e arbustos.
- Juntar e identificar folhas típicas de 15 espécies diferentes de árvores. Coloque-as esticadas, secas e com o devido rótulo num caderno apropriado, ou em folhas de papel do mesmo tamanho.
- Conhecer de memória seus espécimes e ser capaz de identificar espécimes semelhantes no campo.
- Mencionar dois exemplos de cada árvores citada e explicar:
- para o que são usadas
- ambiente em que crescem
- alguma característica específica
- região geográfica onde é encontrada
- as primeiras pessoas a descobrirem e descrever cada uma das árvores
- Mencionar o nome comum e explicar a diferença entre duas grandes classes de árvores.
- Descrever a importância da conservação das florestas em sua região.
- Nomear vários exemplos dos tipos de madeiras usadas no seguinte:
- soalho de casas
- madeira compensada
- móveis
- cabo de machado
- estacas para cercas
- dormentes de estrada de ferro
- vigas de apoio para construções
- arcos e flechas
- ideal para acender um fogo
- queimam lentamente e forma uma base de brasas
- Dar dois exemplos de cada uma das árvores que:
- crescem melhor em locais alagados e úmidos
- crescem melhor em locais de altitude elevada, e montanhas
Logo abaixo estão as alguns sites com informações confiáveis que podem ajudar no estudo desta especialidade.
- ÁRVORES DO BRASIL. Lista de espécies. Disponível em: <http://www.arvoresbrasil.com.br/?pg=lista_especies>. Acesso em: 20 jun. 2011.
- CENTRO DE ENSINO DO PLANALTO NORTE – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Apostila de madeira. Disponível em: <http://www.joinville.udesc.br/sbs/professores/arlindo/materiais/Tipos_de_madeiras.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2011.
- INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Vocabulário Básico de Recursos Naturais e Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/vocabulario.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2011.
- INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS – IBAMA. Coníferas & folhosas. Disponível em: <http://www.ibama.gov.br/desmatamento/home_conceitos.htm#CONÍFERASFOLHOSAS>. Acesso em: 20 jun. 2011.
- INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS – IPT. Informações sobre madeiras. Disponível em: <http://www.ipt.br/consultas_online/informacoes_sobre_madeira>. Acesso em: 20 jun. 2011.
- WIGGERS, I. & STANGE, C.E.B. Manual de instruções para coleta, identificação e herborização de material botânico. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/733-2.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2011.
Caso você tenha alguma indicação de fonte, nos mande um e-mail ou deixe um comentário.
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Débora,
após realizar o trabalho pedido no requisito 2, você deve ser capaz de reconhecer no campo as espécies utilizadas no requisito. Sobre o requisito 4, a redação dele é meio estranha mesmo. Isso foi um erro de tradução. O que o requisito pede é para dizer ao menos duas espécies que receberam seus nomes por causa daqueles motivos (espécies que receberam o nome devido ao uso, espécies que receberam o nome devido ao ambiente em que crescem, etc.). Espero ter ajudado e desculpe a demora para responder.
Um abraço.
o requisito 3 e 4 são de acordo com o q encontrarmos no requisito n° 2? estou meio perdida, não estou entendendo muito bem a forma como as perguntas estão elaboradas… podem me ajudar?
obg