Caminhadas podem nos proporcionar momentos inesquecíveis, tanto para a diretoria quanto para os desbravadores. Mas para que isso aconteça, devemos preparar e planejar bem nossas caminhadas, ou podemos tornar essa experiência terrível. Portanto não devemos deixar tudo para a última hora ou criar expectativas em cima de algo que pode não se concretizar.
Aqui estão algumas dicas e sugestões para que as crianças tenham mais prazer em fazer caminhadas, aprendam a interagir com a natureza e queiram muito mais.
1. Divirta-se! – procure tornar tudo divertido, independente do resultado. Um cume não é o objetivo aqui, mas mostrar às crianças o quão divertido pode ser a vida ao ar livre. Se você quer fazer com que suas crianças gostem de caminhar, deixe-os ‘querendo mais’. Não os force a fazer tudo apenas porque estava nos seus planos. Nem tudo sai conforme o planejado, as crianças podem ficar irritadas, cansadas ou agitadas demais. Então se concentre em fazer da caminhada uma grande diversão. A partir do momento que as crianças aprendem a amar este estilo de vida, eles rapidamente procurarão mais desafios em seus passeios.
2. Esteja preparado – estar corretamente preparado é a chave para um dia perfeito com as crianças, ao ar livre. Lembre-se que não é apenas questão de ter o equipamento e as informações corretas, mas de atitude e pensamentos certos. Crianças não têm a mesma força e resistência dos adultos. Elas ficam com frio mais rapidamente, são mais ativas, ficam cansadas ou aborrecidas com mais facilidade e freqüentemente atropelam as regras de segurança, durante seu entusiasmo.
3. Sugestões de preparação mental:
- Faça um plano realista. Não coloque peso em excesso em suas mochilas, não superestime as habilidades deles, escolha trilhas adequadas e com metas fáceis de alcançar, leve um mapa ou guia para ir mostrando o progresso e o que esperar.
- Caminhe em passos lentos. Deixe tempo suficiente para descansos freqüentes, incentive-os com palavras motivadas, parabenize-os pelos ganhos, dê lanches durante o caminho, incentive-os a parar e explorar o local toda vez que algo interessar a eles.
- Seja paciente. Não se preocupe em sair dos planos de horários e distâncias. Esteja realmente preparado para mudar seus planos! Escute o que as crianças estão dizendo e mantenha, sempre, a mente aberta. Não é sempre que poderão participar de atividades em meio à natureza.
- Encoraje-os a seguirem regras rígidas de segurança, responsabilidade e impacto ambiental. Sempre que possível, explique ao invés de dar ordens (a menos que a segurança delas e do meio ambiente esteja correndo riscos). Aproveite esta oportunidade para ensiná-las sobre o meio ambiente.
- Prepare alguns jogos ou atividades para serem feitas durante o passeio. Livros de natureza também são uma boa pedida e podem ser lidos/estudados durante o caminho. Só não esqueça de procurar um livro adequado ao ecossistema que se está visitando.
- Incentive as crianças a procurar objetos específicos, contar quantidade de insetos, tipos de árvores, etc. Talvez eles possam até surpreender-nos com o que deixamos de ver.
4. Sugestões de equipamentos:
- Calçados – Para caminhadas de mais de um dia, com mochilas pesadas, procure botas especiais e amacie-as antes. Elas devem ser confortáveis, leves e flexíveis, com um solado bom e aderente e, de preferência, com cano alto ou meio cano, que protege o tornozelo de torções. Para caminhadas de um dia, com mochilas leves, um bom tênis pode servir. Mas procure aqueles com meio cano, que darão uma proteção maior ao tornozelo.
- Meias – dê uma atenção especial a elas e use sempre duas, uma fina e outra mais grossa por baixo. Cada estação pede um tipo de meia mas nunca use uma 100% algodão, pois elas empapam e podem causar terríveis bolhas. Existem materiais sintéticos que deixam o pé sempre seco e funcionam muito bem, tanto em lugares úmidos ou secos e frios ou quentes.
- Mochilas – escolha-as cuidadosamente e que seja apropriada ao tamanho, peso e força da criança + o tamanho e a dificuldade da caminhada. Para crianças maiores em caminhadas com pernoite, escolha uma mochila feita especialmente para elas ou, então, que se ajuste perfeitamente ao corpo delas. Lembre-se que crianças não devem carregar mais do que 20% de seu próprio peso!
- Saco de Dormir – para ter certeza que as crianças terão uma agradável noite ao ar livre, escolha um saco de dormir que seja apropriado ao tamanho delas e esteja de acordo com o frio que irão enfrentar. Caso você acampe freqüentemente com eles, a sugestão é comprar um saco de dormir para temperaturas mais baixas mas que venha com um zíper. Abrindo-o, você terá o material perfeito para dias mais quentes. Nunca é demais lembrar que crianças sentem mais frio que adultos.
- Roupas – o princípio da cebola funciona muito bem também com crianças, ou seja, vista-as em várias camadas, colocando uma camada de algum material sintético junto ao corpo, camadas intermediárias de roupas de fleece (fibra polar) e camadas externas de casaco e calça corta-vento (anorak). Claro que tudo isto só é necessário em locais mais frios, mas tê-los à mão na mochila para qualquer eventualidade, nunca é demais (embale-os sempre em sacos plásticos, para que se mantenham secos mesmo durante um temporal). Um chapéu, para dias mais quentes, e um gorro, para dias ou horas mais frias, já que perdemos até 25% do nosso calor pela cabeça. Roupas coloridas são sempre uma ótima idéia, pois nos ajudam a encontrá-los durante a atividade.
5. Sugestões de coisas que não deviam faltar na mochila!
- Protetor solar.
- Repelente.
- Óculos escuros (com proteção UV).
- Apito, para chamar realmente a atenção durante uma emergência – as crianças podem usá-lo pendurado no pescoço e, desta forma, poderão acioná-lo a qualquer momento.
- Lanterna (uma para cada integrante do grupo).
- Primeiros socorros.
- Relógio, mas use-o! Defina horários rígidos para a volta e cumpra-os.
- Mapa ou guia e bússola – estude-os e saia de casa sabendo utilizá-los corretamente.
- Papel Higiênico
- Saco de lixo – ensine os pequenos a trazer de volta tudo o que levou.
- Água e lanches – procure ensiná-los a não comer tudo, deixando um pouco para emergências (ou levando um pouco a mais para o mesmo fim).
- Máquina fotográfica – este deve ser um item barato e poderá ser um importante aliado na tarefa de fazê-los aproveitar e gostar da vida ao ar livre. Além de ser uma forma de registrar o passeio, também os estimulam a vivenciar uma das frases mais importantes dos amantes da natureza: “tire apenas fotografias e deixe apenas pegadas”.
Se tiver outras dicas, nos deixe um comentário ou envie um e-mail.
Fontes:
http://www.trilhaserumos.com.br/dicas_dicasuso_ler.asp?IdDica=11
http://www.good4kids.com.br/comecando-na-trilha/7-dicas-para-uma-caminhada-mais-agradvel-com-as-crianas.

Olá, “meu clube”,junto com os jovens da minha igreja estão qrendo fazer uma caminhada de 10 km,(programação da igreja, estaremos fardados só para cumprir requisito) e(depois uma pernoite-feita exclusivamente pelos jovens) mas a diretoria quer completar 15km para cumprir um requisitoo.. Mas só q alguém nos aconselhou a fazer 25km-cumprir logo os 2 requisitos do cartão de líder,que só daria se fosse indo e voltando. Poderíamos fazer os 25km divididos assim: 10km com as crianças +5km só diretoria (deixando-as com os pais e os jovens-pq eles nao estarao + fardados e sob nossa responsabilidade qnd chegar ao local), e no outro dia cedinho fazer mais 10km para fechar os 25km???
Pessoal, respondaaaam! ¬¬
Boa tarde, Felipa.
Ao meu ver, não existe nenhum impedimento. Desde que todos os aspectos do requisito sejam cumpridos (área rural ou deserta, planejamento completo antes da saída e anotações sobre terreno, flora e fauna), essa caminhada pode contar para o cartão.
Um abraço.
Obrigada! Eu estava em dúvida em relação ao descanso noturno, pelo fato de dividir a caminhada em duas etapas (único jeito mesmo).Mas o local escolhido é adequado sim, para cumprir o requisito de forma satisfatória.
Grata.Abraços.