Dia mundial dos desbravadores 2011 – idéias para o JA

Na semana passada, vimos aqui no Cantinho da Unidade algumas idéias para a programação do culto, no dia mundial dos desbravadores. Hoje, por solicitação de um dos leitores do Blog, vamos colocar aqui algumas dicas para o programa JA e, no final, uma sugestão de programa, de autoria do nosso grande amigo Paulo Oliveira, líder máster avançado e diretor do Clube Pioneiros da Colina (ABC) [é, aquele do banner, rsrs].

Momentos de louvor: Para iniciar o seu programa com pé direito, invista nos momentos de louvor. Quando digo investir, não quer dizer colocar 2 desbravadores para ficar cantando lá na frente, pedindo sugestões e olhando para o projetor, escutando o playback. Eu digo convidar músicos para tocar todas as músicas (que não necessariamente precisam ser desbravadores) e quem for dirigir o cântico lá na frente precisa ter muito carisma e saber envolver a congregação.

Todas as músicas precisam ser muito bem ensaiadas. IMPORTANTE: não demore para começar o programa e não use esse momento para “enrolar”.

Entrada: Se o Clube não fez uma entrada na programação da manhã, faça uma bonita entrada, com uma boa música (sugestões AQUI); em seguida as bandeiras, e preste atenção na disposição delas. Independente disso, recite os ideais (lembrando de disponibilizá-los para a congregação) e cante o hino dos desbravadores.

Encenação: Uma encenação sobre algum tema é sempre uma boa idéia para o culto JA. Mas, para isso, precisamos definir qual é esse tema, como vimos no post cerimônias e investiduras. O sucesso de uma encenação é ser bem apresentada!

Precisamos lembrar que quem vai encenar são os próprios desbravadores, e que eles são crianças. Portanto, são necessários bons ensaios para que tudo ocorra bem. Uma idéia interessante é que ela ocorra em blocos, sendo intercalada com outras partes do programa.

A depender do tema escolhido por vocês, aqui vão algumas sugestões de encenações: história mundial do Clube, história do seu Clube, alguma história da Bíblia, contada como se fosse nos dias de hoje (como a história de Jó, por exemplo, sendo um grande empresário), a história de algum desbravador do Clube, como testemunho de como encontrou a Cristo e por aí vai.

Investidura: Por motivos que já vimos aqui, evitamos a investidura no momento do culto divino. Então, este é o momento! Para uma investidura marcante veja o post investidura e cerimônias de encerramento. Podemos aproveitar esse momento também para fazer a entrega da Insígnia de Excelência, pois o Regulamento de Uniformes recomenda a sua entrega no dia mundial ou na cerimônia de encerramento.

Apresentação musical: Mais uma vez lembrando, o dia mundial dos desbravadores é um programa do Clube para a Igreja. Escolha bons cantores para este momento e certifique-se de que é uma música adequada para todas as faixas etárias. Nada de ficar cantando com a letra lá na frente! Isso demonstra total falta de preparo!

Bíblia e oração: JA não é festa, nem programa social. É um culto. Portanto, não pode faltar estudo da Bíblia e momentos de oração. Você pode trabalhar estes momentos de diversas formas. O estudo da Bíblia pode ser feito através de um estudo dirigido que os membros devem responder e depois se reunirem em grupo para discutir; pode ser um momento onde cada um recitará o seu verso bíblico favorito; ou, reunidos em grupos, tentar reescrever um texto bíblico em linguagem moderna e etc. Só evite fazer concursos bíblicos que criem sensação de competição dentro da Igreja.

O momento de oração pode ser feito em duplas, em grupos, por um objetivo específico ou, em Igrejas menores, pode pedir que toda a Igreja faça um círculo e ore de mãos dadas.

Stand: Como já mencionamos no post de idéias para o culto, o dia mundial é uma oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho para a Igreja. Então, monte no hall ou no pátio da Igreja um stand mostrando os principais trabalhos desenvolvidos por eles, os troféus, fotos, etc.

Sugestão de programa:

Decoração:Divida a frente da sua igreja em três ambientes: uma biblioteca (use sofás e coloque uma estante com livros); um espaço para reunião do clube (pode colocar o mastro e local para os desbravados ficarem em forma; uma sala de estar (coloque um sofá, um tapete e uma mesa de centro).

O programa: A história consiste em um juvenil que, olhando alguns livros da biblioteca da avó, encontra um com fotos antigas (pode jogar as fotos que o desbravador está vendo no telão). Sua avó entra e começa a contar uma história de alguns pioneiros da igreja: por exemplo, Guilherme Miller, que desbravou a mensagem de esperança da volta de Cristo para sua geração. A avó inicia a história e em um dado momento ela pára de falar e a história acontece, com Guilherme Miller orando e seu sobrinho Irving indo chamá-lo para pregar. Então Guilherme sai e começa a anunciar as verdades que aprendeu. Voltando na avó, ela cita exemplos de pessoas que desbravaram com esperança em suas gerações e incentiva o neto a levar esta idéia para o seu Clube de Desbravadores.

Após encerrar este quadro, você pode fazer uma dinâmica envolvendo a igreja: por exemplo, passar o vídeo dos nós e ver quem consegue reproduzi-lo, um quiz de perguntas e respostas…

No segundo quadro o Clube está numa reunião do Clube e o diretor os convida a entregarem o material missionário para a comunidade. Então o Clube faz uma oração e se dirige pela nave da Igreja entregando um cartão aos presentes de agradecimento pela presença no dia mundial dos desbravadores. Pode ser uma lembrancinha feita pelos próprios desbravadores!

Acabando este quadro, o desbravador chega em casa e encontra o pai e a mãe na sala de estar, e conta para os pais sobre o projeto missionário que fizeram. Os pais ficam maravilhados, e falam da maravilha que é pertencer ao Clube de Desbravadores. Então os pais e oa desbravadores se levantam e convidam a Igreja a participar da cerimônia de investidura. Explique que este é um momento que simboliza o preparo que os desbravadores recebem para desbravarem com esperança.

Realize a cerimônia de investidura e finalize a sua programação.

É muito importe ser sucinto em cada quadro apresentado, para não cansar a Igreja. O segredo de qualquer programação é o planejamento e ensaio, não deixe tudo para a última hora.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

30 thoughts on “Dia mundial dos desbravadores 2011 – idéias para o JA

  1. Maranata!Ola querido desbravador meu nome é Camila kelle e sou diretora do clube Maranata da 16° região da UNB, enfim ainda vou me investir em Líder de desbravador e eu amo ser desbravadora, enfim querido gostaria de poder ter contato com você, pois amo novidades para o clube! Assim poderemos trocar ideais ok se você puderes me adiciona no meu é kamilakelle@hotmail.com beijos

  2. Oi Camila,

    Primeiramente seja bem-vinda ao Cantinho da Unidade. Espero que possamos ajudá-la no que for preciso para a sua investidura e nas atividades do seu Clube.

    Vou te adicionar sim, mas, como uso pouco o MSN, anota aí o meu email: allasouju@gmail.com. Uso-o todos os dias.

    Um abraço.

  3. Olá Irmão(s) de lenço!

    Sou Adrinaldo e sempre acompanho o Catinho da Unidade, gosto muito porque sempre está atualizado… Mas gostaria de saber se vocês tem o Sermão dos Desbravadores do corrente ano, estou tendo um pouco de dificuldade de encontra-lo e, se possivel em power point… Mas se não tiver em power point, indica algumas imagens legais para eu colocar na apresentação… Sempre Maranata!

  4. olá roberto…
    la vai uma dinamica no inicio do ja vc pergunta
    a igreja quem foi namorada de zaquel…
    e no decorrer do ja observe se alguem acerta
    se ñ acertarem revele no final… quem foi na… morada de zaquel foi JESUS!!!
    pq as casas na quela epoca era chamada de morada.

    la vai outra…
    qual foi o carro q Deus proibiu???????????????
    ñ sabe?????????
    foi o parati…
    Deus disse ñ farás para ti.

  5. Anônimo,

    Não acredito que o que você sugeriu seja o ideal de se fazer num culto da nossa Igreja, ainda que seja o JA.

    São trocadilhos que não são interessantes de serem feitos durante uma programação nossa, até porque não têm nenhum princípio bíblico envolvido e não geram nenhum tipo de aprendizado. Aliás, essas perguntas não são dinâmicas.

    Algumas dicas você encontra no link: http://www.cantinhodaunidade.com/2011/04/dia-mundial-dos-desbravadores-dinamicas.html.

    Um abraço.

  6. MARANATA! oi amigo desbravador meu nome é joaquim sou regional da 25º região da ACeAM – UNoB da cidade de tefé/am, por espero que possamos trok sempre ideias nesse cantinho de unidade. meu e-mail é joaquim_neto_16@hotmail.com

  7. oi meu nome é vanessa sou desbravadora da APE adoreii o cantinho da unidade muito diversificado e completo show de bola parabens mas queria saber se vcs tem o item de cartao de amigo que fal sobre os metodos de purificar a agua queri uma coisa bem objetiva..obg

  8. OLÁ DESBRAVADORES ME CHAMO HAROLDO SOU DIRETOR DO CLUBE GUERREIROS DO MESTRE DE CARUTERA -MA.COMUNICO-VOS QUE NESTE DOMINGO DIA 03-06-11 ESTAREI REALIZANDO MINHA PRIMEIRA INVESTIDURA COM DIRETOR.

  9. Olá Alberto, sou Conselheira do Clube Céu e Mar – Governador Valadares – MG. Olha, gostei muiito da peça sugerida.. gostaria de mais idéias..se for possível, é claro! Acompanho praticamente todos os dias esse blog – parabéns a toda a equipe do Cantinho de Unidade. Abraços..

  10. ola amigo e irmão em Cristo Jesus!
    me chamo herberth,sou diretor ass. do clube Rio da Vida AAmaR-UNOb..
    gostaria que de desse algumas dicas para a programação J.A
    do dia mundial dos desbravadores…
    e-mail e face: herberthrodrigues_rv@hotmail.com
    desde ja agradeço, que DEUS continue abençoando a vc grandemente..

  11. Boa noite, Herberth,

    Ainda não temos o programa do Dia dos Desbravadores deste ano. Assim que sair vamos entrar em contato com nossos colaboradores para elaborarem novas propostas. Daí é só ficar antenado! =) rsrs

    Um abraço.

  12. Oi lider Alberto,gostei muito do cantinho da unidade,tem nos ajudado em muitos aspectos aquir no clube de desbravadores missionarios.Mais gostaria muito que me ajudasse com o cartão de lider master,com algumas instruções e materias.
    (recreação,criatividade,estudos biblicos,caledario de classes etc..)
    MEU NOME JEORGE CIDADE DE CODÓ-AMA
    JEORGELINDI@HOTMAIL.COM

  13. Olá, Jeorge, bom dia.

    Obrigado! =) Ficamos felizes em ajudar.

    Para que possamos ajudá-lo com a sua classe, precisamos que você seja mais específico e diga extamente a sua dúvida, ok?

    Um abraço.

  14. Oi convido vc a ver o site da décima região dos desbravadores da missão nordeste,muito material atualizado…vai lá amigo.www.mundodasespecialidades.com.br obrigada.

  15. Oiie pessoal tudoÓ bem?!! Meu nome é Érika e sou diretora associada do clube de desbravadores(Na Paraiba) gostei muito de tudo q vcs escrevem!! Gostaria q vcs sugerissem outras coisas para fazer no dia dos Desbravadores, ta perto e agente ñ tem quase nada preparado!!! É isso!!OBG, xau

  16. Boa noite?!! Obrigada Alberto!!!! Pode deixar q eu vou ta sempre por dentro de tudo!!! Gostei muito do cantinho *-*!!! Abraço

  17. nossa vcs nem sabem o quanto vcs tem nos ajudado com as publicações que vcs fazem, nosso clube tem ums 4 anos que vem tentando grecer mas augums irmaõs impedem q isso acontesa dizem que naõ tem necesidade de dois clubis na cidade, temos sofrido bastante mas naõ vamos desistir vamos persistir por que maior foi a luta de cristo e ele vemceu.obrigaga mesmo por tudo que deus abençoe vocês!!!

    • Olá, amigos do Clube Gêneses,

      Ficamos muito felizes em poder ajudá-los, esse é o nosso objetivo ao mantermos o Cantinho da Unidade.

      Sempre que precisarem, é só entrarem em contato, ok?

      Isso mesmo, continuem persistindo, em nome de Jesus, e Ele vai abençoá-los.

      Um abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *