Dia do Desbravador 2013 – ideias para o culto

Dia do Desbravador 2013 - Cópia

Clique na imagem para baixar o sermão e o banner.

Montar uma boa programação é muito mais do que preencher todo o tempo que está à sua disposição ou elaborar uma boa oratória. Claro que estes elementos citados têm sua importância dentro do planejamento, mas não são os pontos fundamentais.

Ao iniciar seu planejamento tente responder à pergunta “Qual o objetivo desta programação?”. Se você não sabe qual o seu objetivo, torna-se muito complicado elaborar algo que lhe atenda.

Abaixo montaremos um roteiro de como elaborar o seu programa de sábado pela manhã do Dia do Desbravador.

Partindo da pergunta que foi feita acima, vamos a algumas respostas sugestivas para você ir pensando no seu programa.

“Qual o objetivo desta programação?”

Possíveis respostas:

  1. Cumprir um requisito para o Campori;
  2. Preencher o espaço da programação de sábado, pois este é um sábado reservado para o Clube;
  3. Motivar os desbravadores;
  4. Realçar a importância do trabalho em equipe para o grupo;
  5. Mostrar à Igreja como anda o Clube de Desbravadores;
  6. Mostrar a importância de se ter um Clube de Desbravadores na região;
  7. Deixar uma mensagem de impacto para a Igreja e desbravadores que os coloque mais próximos de Cristo;
  8. Preparar líderes para a Igreja;
  9. Mostrar aos pais da Igreja a importância de apoiarem a participação de seus filhos no Clube de Desbravadores; etc.

Você pode elaborar algumas outras respostas baseadas na realidade da sua Igreja/comunidade.

Nas respostas que colocamos acima, as duas primeiras foram colocadas para demonstrar que muitos Clubes baseiam suas programações nestes dois pontos. Desculpem-me aqueles que o fazem baseados nestas questões, mas isso mostra um pouco do egoísmo e falta de compreensão da importância da programação do Dia do Desbravador. Fazer um programa apenas focado em Campori mostra nossa preocupação com o EU; EU farei uma programação para cumprir requisito que ME dará pontos para EU ganhar o padrão máximo no acampamento… Ou seja, toda a beleza do programa fica focada no EU. Preencher um espaço na programação nem se fala, você cansa o Clube, cansa a Igreja, para quê? Simplesmente para nada.

Entendendo agora que nenhum de vocês fará suas programações de forma “egoísta”, falemos de como montar uma programação baseando-se nas outras respostas.

Com o programa do Dia do Desbravador temos muitas oportunidades. Uma delas é poder motivar nosso desbravador. Ao fazer a divisão das atividades que serão feitas neste dia, evolva-o de forma a ele sentir que é útil para a realização do programa. Incentive-os a tomarem parte ativa no programa e, se possível, realize oficina de especialidades, conclua cartões que ficaram pendentes de anos anteriores, para que ele possa ser investido neste dia. Tenha um grupo à porta da Igreja para recepcionar os convidados para que eles possam se sentir bem-vindos a esta programação solene.

No momento em que você for envolvendo o desbravador, mostre para ele a importância da equipe. Leve-o a refletir: porque todos precisam ajudar? Qual o meu papel dentro deste grupo? Como meu trabalho ajuda meu amigo? O desbravador, ao entender que é parte de um grupo e que todos os elementos precisam fazer seu trabalho em harmonia para que o programa seja eficaz, terá em sua mente o registro da importância da equipe.

No programa de sábado pela manhã reserve um momento para falar das atividades do Clube. Mostre para a Igreja o que o Clube tem feito, como o Clube de Desbravadores tem feito diferença na região e porque os pais devem incentivar seus filhos a participarem. Neste momento, os desbravadores são as maiores testemunhas, quem sabe você pode selecionar alguns deles para fazer um testemunho de como o Clube está fazendo diferença em sua vida. Convide, se possível, um adulto bem sucedido da Igreja que conte a importância que o Clube teve na sua formação. Precisamos que a Igreja entenda a importância de apoiar nosso ministério.

Ao os desbravadores desenvolverem as atividades da Igreja no sábado, eles poderão tomar parte ativa dentro da congregação adiante, assim você estará ensinando ao juvenil/adolescente a se tornar um futuro líder da Igreja.

Não podemos deixar de falar da mensagem. Precisamos que a mensagem seja clara e impactante para que o Clube e a Igreja saiam impressionados pelo amor de Cristo e dispostos a servi-Lo fielmente cada dia mais.

Devemos deixar tudo previamente preparado. Devemos ser pontuais e não atrasar toda a programação por uma desorganização de nossa parte. Lembre-se que neste dia estaremos sendo observados. Nós, desbravadores, somos conhecidos por nossa incrível capacidade de fazer grandes eventos e sempre com muita organização e decência. Não prejudique a imagem de todo o ministério porque você não soube se preparar. Se estiver com problemas, peça ajuda. Claro que imprevistos acontecem e devemos estar prontos para lidar com eles, mas não faça de todo o seu programa um campo de improvisos ou testes.

Programa Sugestivo: Escola Sabatina

Quem deve fazer o quê?

1. Abertura / Boas-vindas – Algum membro da diretoria

2. Louvor da escola sabatina – Desbravadores e conselheiros (selecionar jovens que estejam preparados. Previamente, ensaie os hinos, caso for usar instrumento no lugar do playback, avisar com antecedência aos músicos e, se possível, fazer uma passagem geral com o grupo de louvor e músicos para ter uma boa integração na hora do louvor).

3. Oração Inicial da Escola Sabatina – Um desbravador

4. Informativo – Prepara algo diferente para este momento, quem sabe uma peça retratando a história ou vídeo onde os desbravadores foram os atores da história.

5. Mensagem musical – tente preparar um conjunto ou dueto com desbravadores, assim damos a oportunidade de mais pessoas participarem.

6. Introdução da lição – Conselheiro (fazer um breve relato do tema que será estudado e convidar a Igreja para se dividir em classes. Não se esqueça de avisar que nas classes os professores têm de separar um momento para pedidos, agradecimentos e oração).

7. Estudo da lição – Se o seu Clube tiver membros da direção suficientes para assumir a direção da lição em cada classe será fantástico, caso não tenha, pelo menos tente colocar um conselheiro/direção em cada classe para participar da lição. Caso for trabalhar com o Clube passando a lição em cada classe, não se esqueça de combinar tudo antes com o diretor da escola sabatina.

8. Encerramento da Escola Sabatina – Membro da diretoria

Programa Sugestivo: Culto Divino

1. Anúncios – Responsável pelo departamento de comunicação ou Pastor da Igreja.

2. Doxologia (louvor antes do culto) – grupo de desbravadores, segue o mesmo principio da escola sabatina.

3. Entrada da plataforma (se houver) – Selecione membros da direção e desbravadores para compor a plataforma.

4. Entrada do Clube – Comesse com as bandeiras, diretoria, conselheiros/instrutores e desbravadores. Reserve as primeiras fileiras de assento para o Clube.

5. Ideais e Hino dos Desbravadores – Neste momento convide a Igreja para participar dos ideais do Clube (selecione desbravadores para dirigir este momento, os desbravadores devem ter bastante segurança dos ideais para não errarem). Prepare slides para a Igreja acompanhar. Em seguida, cante o hino dos desbravadores.

6. Oração de invocação – O pregador da manhã faz uma oração pedindo a benção de Deus sobre a Igreja para este culto.

7. Adoração infantil – Prepare uma boa ilustração para este momento (estamos tentando trabalhar outro post que passe dicas de uma adoração infantil).

8. Música de abertura – Cante uma música que tenha a ver com o sermão “Os covardes apenas enviam a roupa”.

9. Oração intercessora (joelhos) – Membro da plataforma

10. Ofertório – Tesoureiro do Clube. (Combine com o chefe dos diáconos e treine desbravadores para fazerem o recolhimento dos dízimos e ofertas).

11. Mensagem musical – Prepare um grupo ou dueto.

12. Sermão – O diretor ou capelão do Clube deve fazer uso destes momentos. Sugerimos que você utilize o sermão sugestivo oficial da DSA.

Neste momento já faremos uso do nosso cenário sugestivo que falamos no post anterior. No cabideiro que está ao centro pegando os dois ambientes, no lado que está cheio de roupas, deixe pendurado lá um uniforme de desbravador tamanho adulto.

Na introdução do sermão, o pregador deve dar as boas-vindas à Igreja e convidar alguns desbravadores para irem para um acampamento. Chame uns 5 desbravadores para irem à frente. Quando eles chegarem à frente, membros da Igreja que estarão assentados no meio da congregação, levantarão e farão as seguintes perguntas: “O que vocês farão no acampamento? Quem será o responsável por meu filho, caso adoeça? Como posso saber se meu filho não irá se afogar se o deixar aqui por dez dias? Quem irá vigiar os meninos para que não se percam na mata?”

Pregador: Calma, calma, esclareceremos tudo para vocês não se preocupem.

Pregador deve começar: Se estas perguntas ainda são feitas hoje pelos pais de nossos desbravadores quando propomos uma atividade, imaginem em 1926 quando nem existia Clube de Desbravadores!

Prossiga o sermão…

Ilustração Davi e Saul.

Quando o pregador estiver falando sobre a batalha do povo de Israel, deve chamar um desbravador à frente para ilustrar.

Pregador: imaginemos que terei uma reunião com os pais do Clube para resolver algumas coisas, mas eu estou com medo de ir, pois os pais dos desbravadores são muito bravos.

Então eu chamo “nome do desbravador” e digo: Fulano, você irá no meu lugar para a reunião de pais para me representar, te darei minhas roupas de gala para você estar bem apresentado na reunião.

(Pegue no cabide o uniforme de gala do adulto e vista na criança. É claro que o uniforme ficará enorme).

Pregador: Foi isso que Saul fez, colocou suas roupas em Davi e o mandou em seu lugar. Quem deveria estar à frente do exército? Saul era um covarde e apenas queria enviar suas roupas, enquanto ele ficava em casa.

Prossiga o sermão…

Davi se vestiu como de costume (1 Sm 17:40)

(O desbravador que está com o uniforme do adulto começa a tirar as peças de roupa e fica com seu próprio uniforme de gala).

Então o pregar dirá: Assim como o desbravador deve ser ele mesmo para se mostrar perante a sociedade ou àquela reunião de pais, “Davi não podia lutar….

“Davi não podia lutar usando a armadura de Saul; devia ser ele mesmo.” No século em que vivemos, o Senhor está buscando desbravadores que sejam eles mesmos. Uma dependência completa de Deus. “O propósito de Deus é que cada pessoa lute usando sua própria armadura. Na vida pública, vemos um homem que sabe se relacionar bem com as pessoas e copiamos-lhe os modos esperando assim obter êxito. Mas Deus necessita de homens que sejam eles mesmos, que aprendam das experiências de cada dia o que necessitam saber a fim de resolver os problemas do amanhã. Graças a Deus por aqueles que se atrevem a usar os meios por Ele providos.” (Comentário Bíblico Adventista, 2:539 – Tradução livre)

(Agradeça o desbravador e o mande sentar).

Conclua o sermão…

13. Musica Final – Escolha uma música que finalize bem o seu sermão.

14. Oração final – Pregador

15. Saída dos componentes da plataforma e desbravadores

Hoje trabalhamos apenas uma ideia para o seu Dia do Desbravador, durante a manhã. Use sua criatividade e tente adaptar seu programa para as diversas realidades que você possui. Espero que este post o ajude e que sua programação seja uma verdadeira benção.

Trabalharemos na próxima semana um post para o programa J.A. Aguardem!

Um grande abraço e nos vemos em breve!

1- Paulo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 thoughts on “Dia do Desbravador 2013 – ideias para o culto

  1. Mas eu não entendi uma coisa:
    Para que irá servir os quartos, o mais simples e o chick
    que foram pedidos no post de decoração?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *