Como montar uma pasta de líder

Todo candidato à investidura em líder, líder master ou líder master avançado deve registrar todos os requisitos do cartão em uma pasta, para que seja submetida à aprovação da Associação, União e/ou Divisão, dependendo da investidura. Apesar dos questionamentos sobre a sua exigência, ela continua sendo obrigatória [o que concordamos plenamente] e agora ainda com mais especificações.

Com a publicação dos novos cartões de classe, a Divisão Sul-Americana não apenas ratificou a exigibilidade quando deu novas orientações para o seu preparo. Vamos dar uma olhada:

Orientações gerais

5. PASTA – Todo candidato deverá preparar uma pasta, que deverá conter todos os documentos e trabalhos realizados para o cumprimento da classe, seguindo a ordem e as exigências dos requisitos do cartão.

O material deverá ser em:

  • Papel: A4
  • Fonte: Times New Roman ou Arial – 12
  • Espaçamento: 1,5 entrelinhas
  • Margens: superior – 3,0; inferior – 2,0; esquerda – 3,0; direita – 2,0

Nos casos de reação à leitura/resumo:

  • Uma página: 1500 caracteres
  • Duas páginas: 3000 caracteres
  • Três páginas: 4500 caracteres
  • Quatro páginas: 6000 caracteres

A capa deverá conter as seguintes informações:

  • Título com o nível de liderança do candidato
  • Nome completo do candidato
  • Nome do Clube que participa
  • Região
  • Associação/Missão
  • União

A primeira parte das orientações diz respeito à formatação do seu trabalho. Essas exigências estão de acordo com as normas técnicas de apresentação de texto da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Apesar de parecer complicado, é bastante simples fazer essa configuração no Word (2007). Confiram (clique nas imagens para ampliar):

Papel A4

Fonte: Arial – 12

Espaçamento 1,5 entrelinhas

Margens

Feitas estas configurações, todo o texto da sua pasta já estará dentro do exigido pela DSA! Um lembrete importante: estas configurações são válidas apenas para o documento que você estiver trabalhando. Caso você queira que ela seja válida para todos os documentos seguintes, você deve fazer as alterações acima e clicar, em cada uma delas, no botão Padrão e, em seguida, em Ok.

Com o seu texto formatado, agora não há mais segredo. Basta seguir a ordem dos requisitos do cartão e começar a fazer os seus relatórios! Confira algumas dicas AQUI. Cuide apenas para seguir as demais orientações com relação aos itens obrigatórios na capa e a quantidade de caracteres por reação à leitura/resumo.

Para um trabalho organizado e bem feito, a pasta pode ainda conter páginas separando as seções do cartão, agradecimentos, dedicatória etc. A diagramação é livre, use a sua criatividade! Inicie sempre um requisito numa página à parte, mesmo que o requisito anterior tenha acabado no início da página, para manter uma organização mais uniforme.

A seguir, segue um esquema de como você pode organizar a sua pasta:

  • Capa
  • Agradecimentos
  • Dedicatória
  • Epígrafe
  • Divisória de Seção
  • Requisitos
  • Divisória de Seção
  • Requisitos
  • Folha de Aprovação (cópia da folha de aprovação do cartão)
  • Autógrafos

Após terminar todo o seu cartão e estiver com a sua pasta completa, ela deve ser entregue à Associação, conforme dispõe o item 6 das Orientações gerais:

Este material deverá ser entregue ao Ministério Jovem de sua Associação/Missão, sempre com 90 dias de antecedência da data programada para a investidura. Anexar à pasta o seu registro totalmente preenchido e devidamente assinado.

Para o cartão de Classes Agrupadas, a formatação é a mesma do cartão de Líder. O que muda é que não é a Associação que avaliará, e sim o regional:

Orientações gerais

3. AVALIAÇÃO DA PASTA – A avaliação, aprovação e a autorização de investidura para o nível do candidato deverão ser realizadas pelo Ministério Jovem da Associação/Missão, através do regional.

Para baixar o conteúdo deste post, clique AQUI.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

35 ideias sobre “Como montar uma pasta de líder

    • Isso mesmo, Juscelino,
      Tanto a pasta de classes agrupadas quanto a pasta de líder, máster e máster avançado, de acordo com os novos cartões, devem ser digitadas, seguindo-se as orientações que postamos acima.
      Um abraço.

  1. Sabe me informar se o antigo cartão de líder antes da atualização do ano passado, valerá para investidura no campori sul americano no ano que vem?

    • Olá, Roberto Júnior,
      Caso a pessoa nem tenha começado o cartão até o final do ano, certamente terá que fazer já o novo. Caso ela já tenha começado antes, não temos uma posição oficial a respeito. Vamos entrar em contato com a DSA para perguntarmos. Assim que tivermos algo oficial eu te respondo por aqui, ok?
      Um abraço.

  2. Boa tarde Alberto.
    Estou acabando o meu cartão de líder e gostei muito dessa sua capa(estou sem ideia para fazer uma capa para mim) e gostaria de saber se você tem um modelo dela para enviar para eu poder editar e usar como capa para o meu.

    Desde já obrigado.

    Sempre Maranata!

  3. Uma duvida O Novo cartão de líder pede uma reação a leitura (no caso o relatório certo) de 3 pags do livro mensagens teria algum problema passar e for para 4 paginas devido arte timbrada da folha de relatório aqui na ASPa do clube de lideres ? porque estou terminando meu cartão se na hora da entrega da pasta para o departamental jovem se caso passou de uma página devido não ser pela arte do papel timbrado ficando um pouco fora da formatação será que o relatório seria aprovado junto com a pasta ??

    • Olá, Jefferson,

      Sinceramente acredito que este valor seja o mínimo e não haja um valor máximo, desde que não seja nada exagerado. Assim, caso passe uma ou duas páginas, acredito que você não terá nenhum problema com a sua pasta.

      Um abraço.

    • Boa tarde, Ailson,

      O número de parágrafos que um relatório ou uma redação devem conter vai depender primeiramente se o requisito exige um número de linhas/páginas/parágrafos. Caso não haja essa exigência, vai depender da forma como você escreve. Algumas pessoas são mais objetivas, mais sucintas, outros são mais detalhistas. O importante é que constem no relatório/redação os pontos que são essenciais ao bom cumprimento do requisito. Não adianta um relatório muito grande se não apresentar os pontos pelos quais o requisito existe no cartão.

      Um abraço

  4. Estou muito animado este ano de iniciar meu curso de Líder vou começar anos atras não tivemos muito apoio mas espero que este ano possamos começar e terminar o nosso curso.
    somos um grupo de 6 eu já vou fazer 36 anos de Desbravadores mas nunca tive a oportunidade de me investir em Líder ma desta veis vou lutar com muita força garra e determinação.
    gostaria se for possível queremos fazer parte de sua galera meu querido irmão em Cristo
    um forte abraço.

    • Caro irmão Moisés,

      Ser investido em líder é apenas um reconhecimento para aqueles que já são líderes ou que se tornaram fazendo o cartão. Deus o abençoe nessa jornada e que nada te tire essa determinação. A investidura é importante não apenas para você, mas para todos os seus garotos e garotas.

      No que precisar, pode contar com a nossa Equipe!

      Forte abraço!

  5. Bom dia!
    A capa e as divisorias de cada Classe no cart. de Agrupadas segue esta regra ABNT?
    Ou posso personalizar como vc fez?

  6. Maranata!
    Obrigada pelas informações, me ajudaram muito!
    Gostaria de saber se TODOS os requisitos que constam no cartão precisam estar na pasta.. Por exemplo: c) Participar em uma de suas férias no projeto Missão Calebe.
    Preciso fazer um relatório sobre minha participação ou somente a assinatura no cartão serve?

    • Olá, Gabriely,

      Todos os requisitos precisam constar na pasta. Sim, você deve descrever como foi sua atuação, abordando principalmente aspectos de liderança. Não é um relatório puramente informativo, contando fatos do que aconteceu. Descreva sua forma de atuação, situações que te ensinaram princípios importantes, etc.

      Um abraço.

  7. Boa noite…

    Nos requisitos que pedem para participar do TAD e Curso de Líder Master basta anexar os certificados de participação ou é obrigatório o relatório?

    • Todo o requisito como este pede somente pra Anexar os certificados q comprova a participação ….

      Ano que vem é meu foco no Master
      Maratana!!!

    • Olá, Diego,

      A confecção da pasta para a investidura em classes de liderança pode variar de acordo com orientações específicas do seu Campo. Porém, não conheço nenhum Campo que exija relatório. Assim, anexar os certificados é suficiente.

      Um abraço.

  8. Bom dia Alberto tenho duvida a respeito do esquema de montar a pasta esta repetindo divisoria de seção, requisito, divisória de seção requisito…não enetendi essa parte

    • Bom dia, Neia,

      Nesse modelo sugestivo, cada seção é dividida por uma página com o título da seção. A repetição nesse caso é apenas para evidenciar que a cada seção colocaremos essa “capa” e os requisitos em seguida. Entendeu?

      Um abraço.

    • Boa noite, Neia,

      não há necessidade de enviar as especialidades juntamente à pasta para serem avaliadas na Associação/Missão. É preciso apenas um certificado/declaração assinado pelo instrutor e pelo regional, conforme for a prática em sua Associação/Missão.

      Um abraço.

  9. Que otimo vcs me ajudaram muito amanhã estarei apresentando minha pasta, e se Deus estarei me investindo ainda esse ano.
    um abraço a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *