Como montar sua barraca

Para que algo assim não aconteça com você ou seus desbravadores é preciso aprender a montar a barraca antes que você precise, ou seja, vocês precisam praticar antes de ir para um acampamento ou pernoite. Quando se aprende na hora como montar uma barraca, alguns pontos importantes podem passar desapercebidos e gerar desconfortos e prejuízos durante o acampamento, como passar frio, ter suas coisas molhadas com a chuva, etc.

Além de não passar necessidade durante o acampamento, outros motivos pelo qual os desbravadores devem saber como montar, desmontar, limpar e guardar uma barraca é a conservação do equipamento. Não adianta comprar a melhor barraca disponível no mercado, se eu não cuidar dela adequadamente.

Esses são alguns dos motivos pelos quais a classe de Amigo pede para o desbravador “Aprender e montar três tipos de barracas em locais apropriados” e, antes de ser reformulada, pedia para  “Armar, desarmar, limpar e guardar uma barraca …”. Não só os desbravadores de Amigo devem ter essa instrução, mas todas as pessoas que entrarem no Clube.

Outra coisa importante é que cada tipo de barraca (iglu, canadense, tubular, etc) possui uma montagem diferente, e mesmo modelos diferentes possuem peculiaridades na montagem. Então, quando o Clube adquire uma barraca com montagem diferente da barraca que tinha antes, todos devem aprender a montar o novo modelo.

Assista abaixo vídeos sobre montagem de três tipos de barracas: um modelo de barraca iglu, um de barraca canadense e um de barraca tubular.

Há um verso na bíblia que nos fala de dois pontos importantes na montagem de barracas, de qualquer tipo e modelo.
Alargue o lugar de sua tenda, estenda bem as cortinas de sua tenda, não o impeça; estique suas cordas, firme suas estacas.” Isaías 54:2
 Aqui estão algumas dicas sobre como montar a barraca:
  • Firme suas estacas. Fixe corretamente os espeques do quarto da barraca (a parte de dentro), deixando-o o mais esticado possível e firme no solo. O mesmo deve ser feito com o sobre-teto da barraca (camada de tecido que vai por cima do quarto da barraca).
    • Os espeques devem ser fixados em um ângulo de 45º, com a ponta na direção da barraca.
    • Em solos mais fofos, coloque pedras sobre os espeques, para evitar que o vento faça o sobre-teto arrancá-los do chão.
    • Em terrenos mais duros utilize um martelinho, pedra ou pedaço de madeira (nada muito pesado) para fixar o espeque. Não pise no espeque, pois pode entortá-lo, já que nem sempre a pessoa pisa seguindo a inclinação do espeque.
  • Estique suas cordas. A maioria das barracas possui cordas de fixação, os tirantes. Eles servem para reforçar a fixação da barraca e são responsáveis por manter o sobre-teto ficar bem esticado e não encostar no quarto, evitando assim que a umidade passe para o quarto .
  • Forre sua barraca. Existem prós e contras sobre colocar uma lona sob a barraca, então essa decisão vai depender da qualidade da sua barraca, do tipo de acampamento, do terreno e do clima do local para onde vai. Caso opte por colocar a lona, nunca deixe sobras, use uma lona pouco menor que a barraca ou dobre-a. Abaixo algumas vantagens e desvantagens:
    • Vantagens
      1. Facilita a limpeza em caso de muita chuva/lama (é mais fácil limpar uma lona do que o piso da barraca).
      2. Diminui ou elimina a entrada de água pelo piso em barracas de pior qualidade (em barracas melhores não há necessidade nesse sentido).
      3. Minimiza o frio que emana do solo.
      4. Aumenta a vida útil do piso da barraca, protegendo-a de pedras, galhos e outras coisas que possam danificá-la.
    • Desvantagens
      1. Acumula água entre a lona e a barraca, podendo fazer com que a água entre na barraca, caso a lona seja mal colocada.
      2. Aumenta o peso a ser carregado (dependendo do tipo de acampamento pode fazer muita diferença).

Tão importante como saber como montar sua barraca é saber onde montá-la. Não adianta ter uma excelente barraca, saber como montá-la, mas escolher o local errado ou esquecer alguns detalhes. Aqui estão algumas dicas sobre

  • Observe a inclinação do terreno. Procure montar a barraca em locais planos e que não sejam rota de escoamento de água de áreas inclinadas. Não montar o acampamento em depressões no terreno, barrancos ou ribanceiras, pois além de serem rota de escoamento de água da chuva, existe a possibilidade de deslizamento.
  • Observe a vegetação. Evite montar a barraca embaixo de árvores, para evitar os galhos (ou frutos, dependendo das árvores) que podem cair, causando danos à barraca e machucando os acampantes. Caso seja necessário fazer isso, inspecione muito bem a(s) árvore(s) à procura de galhos e/ou frutos.
  • Observe as trilhas. Se montar a barraca em áreas de passagem de pessoas, provavelmente as pessoas vão esbarrar na barraca ou tropeçar nos tirantes dela, podendo causar prejuízos à barraca.
  • Observe o terreno. Limpe o terreno, retirando galhos e pedras. Assim você melhora o conforto e previne o surgimento de furos no chão da barraca.
  • Não cave valas ao redor da barraca. Esta prática degrada o solo e ainda acumula água perto da barraca.
Se o seu acampamento for em época chuvosa, outros pontos também devem ser bem observados. No post montando sua barraca em um dia chuvoso nós falamos um pouco mais sobre eles.

Veja também as postagens que fizemos para conhecer os tipos de barracas, ver dicas de como escolher sua barraca e aprender alguns cuidados básicos de conservação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *