Como as classes dos desbravadores auxiliam na salvação?

O slogan do Ministério Jovem como um todo é Salvação e Serviço. O Serviço, nós líderes sabemos bem como é rs, mas como o Clube age para a Salvação dos garotos?

Todas as atividades do Clube têm um propósito específico na Salvação das crianças e adolescentes, todas, inclusive os nós e os sinais de pista! Se só a parte espiritual fosse importante e só ela fosse suficiente, não seria necessário haver Clube, só a Escola Sabatina e a Classe Bíblica atenderiam à necessidade dos garotos e garotas.

Mas não é isso que acontece, o que ocorre muitas vezes é que no período de maiores transformações na vida de uma pessoa, a adolescência, as bases não são fortes o bastante e a fé acaba desmoronando. O resultado é o abandono dos valores até então defendidos, o que leva, ás vezes, até a comportamentos auto-destrutivos como o envolvimento com álcool, drogas e criminalidade.

A adolescência é um período tão complexo, mas tão complexo, que demanda os mais intensos estudos científicos. Hoje os neurocientistas são capazes de nos explicar muitos fenômenos que até a década passada eram desconhecidos. Atualmente já se sabe que na adolescência o cérebro ainda não está pronto, ele já tem o tamanho do cérebro adulto, mas ainda não está completamente desenvolvido. Vários dos mecanismos presentes nos adultos os adolescentes ainda não possuem, por isso a grande instabilidade que marca esse período.

Alguns dos pontos mais sensíveis são:

  • Tédio;
  • Falta de coordenação motora;
  • Descoberta do interesse pelo sexo oposto;
  • Ausência da capacidade de sentir empatia;
  • Incapacidade para antecipar problemas.

Para auxiliar em cada uma dessas dificuldades há uma atividade específica do Clube. Ajudar a formar seres humanos equilibrados é a principal meta dos Desbravadores, por isso nosso símbolo é um triângulo, pois o desenvolvimento físico, mental e espiritual é feito de forma integrada. Então vejamos como isso acontece.

Tédio – Um desequilíbrio no sistema de recompensa faz com que o adolescente comece a perder o prazer em realizar as atividades que ele gostava. Por exemplo, a menina deixa de gostar da boneca e começa a se interessar por maquiagem. Eles não querem fazer mais nada que seja “coisa de criança”. Mas além disso, esse desequilíbrio torna tudo aparentemente chato e sem graça. Nesse momento costuma aparecer o gosto por emoções fortes e pelo risco.  Aí é que entra as trilhas, os ralas, as caminhadas noturnas, as falsas baianas, as subidas em montanhas e as especialidades recreativas. Essas atividades oferecem risco calculado e emoções capazes de vencer a apatia dos adolescentes. É uma maneira saudável de obter prazer. Do contrario o prazer pode ser buscado em sexo e drogas ou outras atividades onde o risco não é controlado.

Falta de coordenação motora – O corpo cresce de maneira assombrosa, alguns crescem até meio metro em 2 anos (meu irmão foi um desses), o cérebro demora um pouco a reconhecer onde estão as extremidades do corpo e por isso o adolescente fica um pouco, ou muito, desastrado. Nesse momento a ordem unida, os nós e as amarras são um grande auxílio. Para realizar os movimentos necessários o cérebro precisa esforçar-se no processo de adaptação ao novo tamanho corporal e assim essa fase passa mais rápido.

Descoberta do interesse pelo sexo oposto – Alterações no hipotálamo, região do cérebro que controla as reações hormonais, desencadeiam o interesse pelo sexo oposto. Apesar de na puberdade o corpo já estar fisiologicamente preparado para uma relação sexual, o cérebro ainda não é capaz de lidar com a carga emocional de um envolvimento sexual. Nessa faixa etária, o programa do Clube traz discussões sobre pressão de grupo, relacionamento familiar, autoestima, aborto, DSTs e o plano do Deus para o sexo, tudo isso para que o adolescente compreenda a responsabilidade necessária para se ter uma sexualidade saudável. O Clube também proporciona atividades supervisionadas em que os adolescentes de ambos os sexos podem interagir e criar laços de amizade, desenvolvendo assim o respeito pelo sexo oposto.

Ausência da capacidade de sentir empatia – A capacidade de compreender os sentimentos do outro e mesmo de se colocar no lugar do outro só aparece no fim da adolescência. Até então ele não se preocupa com brincadeiras e palavras maldosas, pois não consegue entender a dor que outro irá sentir. Para auxiliar o desenvolvimento dessa habilidade, as seções Desenvolvendo Amizade e Servindo a Outros trazem atividades para estimular o sentimento de empatia e solidariedade.

Incapacidade para antecipar problemas – Há uma razão para a maioridade penal ser aos 18 anos, a neurociência aponta que apenas aos 18 ou 19 anos é que o jovem terá a plena capacidade de raciocinar e prever todas as consequências de seus atos. É por isso que nessa idade os adolescentes fazem coisas “sem noção” e não se preocupam com sua própria segurança. Por exemplo, para eles o único motivo de os pais os obrigarem a voltarem cedo para casa é que os “velhos” não querem que ele se divirta, não conseguem ver que é uma tentativa de pô-los a salvo da violência das ruas. Por isso o Clube ensina o valor da obediência e do respeito à hierarquia. É também uma forma de auxiliá-los a tomar decisões sábias. A classe de Líder é especialmente importante nessa fase, pois irá ajudá-los a compreender o tamanho da responsabilidade que a vida adulta trará para eles.

Esses são apenas alguns pontos. Ao analisarmos apenas esses 5 pontos já é possível ver a importância do Clube de Desbravadores na vida desses indivíduos que estão a caminho da idade adulta. Quanto maior o tempo em que o adolescente estiver em contato com essas atividades, mais benefícios elas trarão.

É muito importante preocupar-se com o ensino de cada requisito e cada atividade, pois cada uma deles foi pensado com vistas a suprir uma necessidade específica da criança/adolescente. A exclusão de uma ou outra poderá prejudicar o desenvolvimento deles e nós sabemos a quem teremos de prestar contas no final.

Que todo o nosso planejamento esse ano possa ser realizado levando em consideração esses fatos, que nada seja burlado ou deixado de  lado para que não venha a fazer falta no futuro. Que os responsáveis por cada instrução estejam cientes da importância de seu trabalho. Assim certamente conseguiremos alcançar o objetivo de salvar do pecado e guiar no serviço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *