Char Cloth ou tecido carbonizado

A grande dificuldade para se fazer uma fogueira é iniciar o fogo. Muitas vezes a isca não pega fogo tão bem quanto desejamos ou não dura por tempo suficiente para que o fogo passe para os gravetos menores. Existem técnicas que facilitam neste trabalho de fazer com que os gravetos menores peguem fogo mais fácil e neste post vamos falar sobre uma delas, o char cloth ou tecido carbonizado.

Esta é uma técnica muito antiga e que continua tão funcional quanto era na época do velho oeste. Consiste em pedaços carbonizados de tecido natural, normalmente algodão, que se incendeiam como uma brasa assim que uma faísca os atinge. 

Dica: Quando for fazer algum char cloth e quando for utilizá-lo, é muito importante tomar todos os cuidados possíveis, pois você estará lidando com materiais perfurantes e também com fogo. Portanto, MUITO CUIDADO! Recomendamos que nenhuma criança faça o char cloth e fogueiras sem a supervisão de um adulto e, de preferência, que um adulto o faça.

Material necessário:

  • Latinha. Os gringos usam muito a famosa Altoids Tin, mas pode-se usar latas de bala, de Vick, ou mesmo comprar latas para brindes de festa, como o autor fez. A escolha é individual.
  • Tecido natural. O método mais simples e garantido é pegar uma camiseta de algodão velha, mas pode-se e deve-se experimentar outras coisas, como sisal, palha, etc., inclusive é muito comum o uso de cordas.
Camiseta velha e latinha, tudo o que se precisa. 

Como preparar:

  • Com ajuda de um prego e uma base de madeira, faça um furo na tampa da lata, por onde a fumaça da queima sairá sem aumentar a pressão interna.
Tampa da lata é furada
  • Recorte o tecido em pequenos quadrados, que caibam justo na lata. Não tem medidas exatas, é no chute mesmo.
Manga da camisa recortada em quadradinhos e lata já preenchida
  • Coloque a tampa na lata e depois coloque a lata no fogo baixo do seu fogão ou fogareiro, ou ainda nas brasas da fogueira, se estiver no mato. Rapidamente a fumaça vai subir pelo furo. Não se assuste com o cheiro de tecido queimado, deixe a fumaça sair até se esgotar. Apenas ventile bem a casa, se fizer o processo dentro dela.
Fumaça começando a sair pelo furo feito na lata
  • Feito isto, desligue o fogo ou remova a lata das brasas e deixe esfriar. Não abra ainda, ou a ventilação pode fazer o tecido incendiar. O resultado é o que vemos abaixo, tecido carbonizado que é queimável. Repare que os quadrados encolhem.
Char cloth pronto para ser usado
Como usar:
  • Como dito anteriormente, a fogueira deve ser preparada normalmente. Material miúdo, intermediário e grande separado ao lado de onde vai ficar o fogo. Pegue um dos pedaços do tecido e o coloque junto do material miúdo. Com apenas uma faísca ele vai ficar em brasa, basta soprar para incendiar o material em volta. Isto poupa esforço, o que é um alívio após um dia de longa caminhada. A partir daí é alimentar a fogueira como costume.
Queimando lenta e controladamente

Esta é uma técnica muito simples, barata e eficiente. Todos têm acesso a um pano ou camiseta velhos, e pelo que pôde ser visto, duram muito usando esta técnica. A lata também é simples de encontrar, transformando o char cloth em técnica de fácil acesso. O tecido carbonizado queima durante tempo suficiente para que o material miúdo acenda.

Tente fazer e nos conte o resultado!

Fonte: http://www.oaventureiro.com.br/2012/02/char-cloth-ou-tecido-carbonizado.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *