Camarão pode ser a chave para modernizar aparelhos 3D


O camarão é um dos poucos seres do reino animal cujo olho tem a capacidade da visão polarizada circular. Basicamente, esse atributo o permite distinguir uma onda eletromagnética tridimensional, que é a mesmíssima usada nos filmes 3D que estão na moda atualmente.

Pois essa inusitada característica dos crustáceos pode ser a base para a produção de novos modelos de CD e DVD.

Um conceito importante no ramo da tecnologia 3D é a chamada Lâmina de Onda. Basicamente, trata-se de um disco instalado em qualquer aparelho receptor de 3D que tem a função de decodificar as ondas eletromagnéticas de luz polarizada, ou seja, aquelas que permitem a formação de imagem tridimensional. O camarão, conforme estão apurando cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, tem nos olhos uma “versão melhorada” deste disco 3D.

O método atual que se usa para construir essas Lâminas de Onda é considerado, digamos, antiquado. Os cientistas o fazem de materiais como quartzo, calcita ou polímeros, o que não é o suficiente. Além da Lâmina, é preciso colocar no sistema do aparelho um filtro de luz, para que se possa diferenciar as ondas polarizadas (que geram as imagens em 3D) das ondas eletromagnéticas “normais”, que geram a luz.

Os cientistas observaram que o sistema ocular do camarão é como um disco único e cumpre essas duas funções. Ou seja, se puder ser imitado pelos cientistas, dará origem a aparelhos mais modernos.

Um fato pitoresco é que tal habilidade dos camarões tem finalidade sexual. Um sinal de luz tridimensional, segundo os cientistas, é emitido pelo macho no ato de cortejar a fêmea, que recebe o feixe de luz.

Fonte: Hypescience

Nota: Os olhos dos camarões estão inspirando avanços tecnológicos, assim como vários outros animais serviram de inspiração para outros avanços. Se essas tecnologias, mesmo tendo modelos naturais como base, precisam ser projetadas com muita pesquisa e investimento, por que estruturas tão complexas como os olhos dos camarões não precisam ter sido projetadas? E, sendo projetadas, quem as projetou? A melhor resposta está em no início da Bíblia, em Gênesis.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *