Caixa de primeiros socorros para desbravadores

primeiros-socorrosHá algum tempo observo que os líderes têm muita dificuldade ao montar sua caixinha de primeiros socorros. Trata-se de um item indispensável em qualquer atividade campestre do Clube e, claro, muito mais importante é saber usá-la.

Em alguns camporis, o Campo/União estabelece os itens mínimos para a caixinha. Porém, nos manuais de campori que eu tive acesso, tinha muita coisa desnecessária para a realidade do Clube, tornando a compra muitas vezes inviável. Em alguns casos, para não perder ponto, o Clube acaba gastando muito nas medicações e materiais e deixa de investir em outras coisas muito mais importantes…

Para sabermos o que devemos comprar, precisamos primeiro esclarecer algumas coisas:

  1. Pelo que o próprio nome sugere, o atendimento de primeiros socorros constitui em um atendimento primário, com vistas a diminuir os agravos da saúde até a chegada (ou ida) da equipe de saúde. Assim, não é nosso objetivo tratar todo e qualquer agravo de saúde, mesmo se um médico estiver presente no local.
  2. As medicações constituem cerca de 28% dos casos de intoxicação no Brasil. Assim, é necessário muita cautela ao usar os itens.
  3. Como geralmente os Clubes compram as medicações antes dos eventos e muitos não são usados, há grandes chances de você ter itens vencidos na sua caixinha. Verifique com cuidado e procure uma drogaria ou posto de saúde perto da sua casa para o descarte adequado delas. JAMAIS administre ou use uma medicação vencida.
  4. Menos é mais! É mais importante ter poucos itens e saber usar adequadamente todos eles do que ter muitos e ficar perdido numa situação de urgência/emergência.
  5. As medicações precisam de armazenamento adequado. Medicações líquidas abertas há mais de 30 dias, soro fisiológico aberto sem refrigeração adequada, mesmo que estejam dentro do prazo de validade, devem ser descartados.
  6. É necessário certificar-se que a criança não possui alergia a nenhuma medicação.

Considerando os itens acima, vamos propor para vocês um kit básico e barato para montar a caixinha de vocês. Também vou indicar a função básica de cada um, lembrando que o mais importante é providenciar, o mais rápido possível, o acesso ao serviço de emergência profissional, quando for o caso.

EQUIPAMENTOS

  • ATADURAS | Dois pacotes de ataduras, de tamanhos diferentes, são suficientes para a maioria dos casos que você possa presenciar. Devem ser usadas nas imobilizações de membros, como auxílio na contenção de hemorragias, como proteção para feridas expostas e mesmo para fazer uma tipoia.
  • LUVAS | Poucos pares (3 ou 4) de luvas de procedimento, para que o socorrista não se contamine com os fluidos e secreções da vítima.
  • GAZE | 2 pacotinhos de gaze estão de ótimo tamanho. São usadas para limpar feridas, nas compressas para conter hemorragias, etc.
  • ÁLCOOL 70% | Ótimo agente de limpeza, podendo ser usado na desinfecção da pele da vítima edo socorrista. Pode ser aplicado diretamente sobre feridas rasas, apesar de a maioria necessitar apenas de água e sabão (não recomendamos o uso de iodo e água oxigenada, pois são poucas as ocasiões em que são indicados e somente um profissional de saúde treinado está habilitado a classificar a situação).
  • SORO FISIOLÓGICO | 1 potinho pequeno é suficiente. É útil para a limpeza de ferimentos.
  • PINÇA OU AGULHA | Extremamente úteis para retirar farpas de pau, situação muito frequente nos nossos eventos, rs. Lembrando que é necessário desinfectar a pinça/agulha, de preferência com fogo. Assim, tenha também um isqueiro junto à sua caixinha.

MEDICAMENTOS (Em todos os casos de medicamentos, é importante que se tenha opções líquidas, devido poder ser necessário administrar em crianças menores).

  • NOVALGINA| Melhor medicação, na minha opinião, como antitérmico. No caso de gotas, 1 gota por quilo de peso. Para maiores de 40Kg, apenas 40 gotas ou 1 comprimido. Usar apenas se temperatura estiver maior ou igual 37,8ºC.
  • ALIVIUM | Opção para os alérgicos à dipirona. Na versão líquida, 1 gota por quilo de peso (considerando o de 100mg/mL) ou 1 comprimido de 600mg para maiores de 40kg. Usar apenas se temperatura estiver maior ou igual 37,8ºC.
  • POLARAMINE | Talvez a melhor opção disponível para alergias. Tem um ótimo efeito. Então, caso a criança inicie com quadro alérgico em todo o corpo, é indicado usar 1 comprimido ou, na versão em gotas, 20 gotas.
  • DRAMIN B6 | Indicado para casos de enjoo e vômitos. 1 gota por quilo de peso ou 1 comprimido (não há muita restrição com relação à idade e o uso do comprimido, nesse caso).
  • BUSCOPAN COMPOSTO | É muito comum em acampamentos ter alguma menina menstruada. Nestes casos, as chances dela sofrer com cólicas são muito grandes. 1 buscopan composto de 8/8 horas alivia bastante os sintomas. Caso a dor persista, é necessário procurar o serviço médico.
  • BERLISON CREME | Esse é de uso tópico (aplicado na pele), é ótimo para passar em picada de mosquitos, para evitar ficar um caroço muito grande e diminuir a coceira.

Bem, com esses equipamentos e medicações vocês conseguem resolver boa parte do que pode aparecer num evento. Se acharem melhor, façam uma colinha de como usar cada coisa e deixe já na caixa, para facilitar. Não tente fazer coisas mirabolantes e que você não sabe. Na dúvida, ligue sempre para o serviço de emergência 192.

Caso tenham alguma dúvida sobre as sugestões deste post, podem nos enviar um email ou deixar seu comentário aqui embaixo.

1-Alberto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 ideias sobre “Caixa de primeiros socorros para desbravadores

  1. Olha eu gosto muito do site…. mas o único problema que vejo é que ele é travado para copiar…. por exemplo essa parte dos medicamentos… ficaria mais fácil de imprimir. Quanto ao mais, todos estão de parabéns pelo exímio site

    • Boa noite, Karlos,

      Adotamos essa política devido a alguns problemas que já tivemos no passado. Porém, abaixo de cada post tem o ícone de uma impressora. Clicando nele você consegue imprimir qualquer material, ou mesmo salvar em PDF, caso utilize o Google Chrome ou algum emulador de impressora, como o cutepdf writer.

      Obrigado pelas palavras =D

      Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *