Acampar, quando???

A essas alturas do ano, todos os Clubes já fizeram o seu planejamento anual. (O quê??? Seu Clube ainda não fez? Já está mais que atrasado. Veja AQUI algumas dicas de como montar o planejamento). 

Se o seu planejamento já está pronto, as datas dos acampamentos já devem estar marcadas. Qual foi o critério de escolha? Só olhar no calendário e ver quando tem um feriado?

Amigos, a escolha da data do acampamento é outro ponto crítico, é claro que é necessário procurar os feriados, mas esse não deve ser o único critério. Vamos ver alguns pontos importantes.

Duração do acampamento – Qual o propósito do acampamento? Instrução, recreação, treinamento, etc.? Para cada um desses tipos há uma duração específica, sendo que os acampamentos de instrução precisam ter, no mínimo, 4 dias. Se o objetivo principal for recreação, 3 dias inteiros são suficientes [mas é claro que devemos aproveitar todas as saídas para cumprir algum requisito de classe ou especialidade].

Acampamentos muito curtos – Os acampamentos de fim de semana (sexta à noite, sábado e domingo pela manhã) raramente são uma boa opção. O tempo é curto para se desenvolver qualquer atividade e se o local é distante, perde-se mais tempo ainda. Dessa forma a relação custo benefício geralmente não apresenta um balanço positivo. Se o Clube só tem esse tempo disponível, uma caminhada com pernoite seria mais adequado.

Acampamentos muito longos – Se há Clubes com preguiça de acampar, nunca fazem acampamento de mais de 3 dias, há outros que exageram na dose e fazem acampamentos de mais de 5 dias. Não que seja proibido um acampamento mais longo, mas poucos conseguem preencher tanto tempo com atividades interessantes. Outro fator é o financeiro, quanto mais dias acampados, mais dispendioso será o evento.

Época do ano – Em muitos lugares no Brasil só existem 2 estações, metade do ano chove, na outra metade não; assim fica fácil fazer o planejamento. Lembrando que um acampamento em tempo chuvoso não deve ultrapassar 4 dias.

Em algumas regiões há uma grande variação de temperatura conforme a estação, por isso esteja bem atento às suas crianças para saber se elas conseguirão suportar o frio ou o calor do lugar/época do acampamento. Esse cuidado é importante, pois todas as crianças têm um limite. É claro que no acampamento não oferecemos as mesmas comodidades de casa, não é esse o propósito, mas sem o mínimo de conforto em relação ao clima as atividades ficam prejudicadas e podemos fazer o desbravador perder o gosto pelo contato com a natureza. 

Calendário escolar – Esse ponto é crucial, os tópicos acima são orientações que apresentam certo nível de flexibilidade, mas não podemos em nenhuma hipótese fazer os desbravadores perderem aula por conta das atividades do Clube. Se fizermos a criança matar aula um dia que seja, a imagem do Clube perante os pais fica prejudicada. No Brasil temos um bom número de feriados, temos até mesmo os feriados prolongados, então basta ter sabedoria e um bom planejamento para conseguir uma boa data para acampar.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *