7 coisas que NÃO devemos fazer na programação do Dia do Desbravador

Dia do Desbravador 2013 - CópiaO Dia do Desbravador é uma data muito especial para nós. Passamos meses pensando no que fazer. Os desbravadores gostam muito de participar ativamente dos cultos, fazendo coisas que geralmente só os adultos fazem, como por exemplo a abertura da Escola Sabatina ou recolher as ofertas.

Mas temos que tomar muito cuidado para não tornar nosso dia especial em um pesadelo para os membros da Igreja. Uma vez ouvi um irmão dizer que quando ele sabia que a programação seria feita pelos desbravadores, ele não ia à Igreja dele. A princípio fiquei com muita raiva mesmo daquela pessoa. Como pode um adventista dizer uma coisa dessas? Mas depois de ver as programações de alguns Clubes, eu entendi o que o irmão queria dizer. Existem alguns cultos e Escolas Sabatinas tão mal feitos, que até eu que sou apaixonada por desbravadores tenho vontade de ir embora e nunca mais voltar. Gente, não é exagero!

Pensando nisso escrevemos essas dicas do que não fazer em uma programação do Dia do Desbravador. Assim será mais fácil sua Igreja apreciar e apoiar o Clube.

  • Atrasar. Esse é o ponto mais básico. Atrasar o início da programação vai fazer o Clube ficar mal visto por todos os anciãos, pelo diretor da Escola Sabatina e talvez até pelo pastor. Por isso seja extremamente pontual.
  • Desrespeitar a cultura da Igreja. Existem Igrejas mais modernas e outras mais conservadoras. Respeitem isso. Este ano tocamos o Hino dos Desbravadores com a fanfarra dentro da Igreja. Em outros lugares não pudemos nem sequer cantar o Hino Nacional! Portanto, converse com o ancião responsável e pergunte o que pode e o que não pode e siga à risca as orientações.
  • Deixar “buracos” na programação. Não existe nada pior do que aquele vazio entre uma participação e outra. Para que isso não ocorra, mantenha alguém responsável pela organização de todo o programa e, acima de tudo, ensaie todas as participações antes.
  • Deixar que alguém com oratória ruim pregue. Não é porque é o Dia do Desbravador que temos que deixar aquela criança que nunca subiu no púlpito pregar. Ou então chamar o regional que é um péssimo orador só por conta do cargo. Se você é o diretor, seja sincero consigo mesmo e tenha humildade de reconhecer, se você não for bom pregador fique longe do púlpito. Nesse dia devemos dar o nosso melhor para a Igreja, então convide alguém que passe uma bonita mensagem.
  • Colocar pessoas que não sabem cantar para cantar. É a mesma orientação do tópico acima. Só escale pessoas que realmente saibam cantar para fazerem as mensagens musicais.
  • Fazer programações longas. Muito, mas muito cuidado mesmo para não passar do horário. As entradas de bandeiras, os ideais e etc. devem ser muito bem ajustadas para não tomar muito tempo. E se demoramos um pouquinho mais nessas coisas, que seja reduzido o sermão. O fato de a programação ser demorada é o que a torna mais impopular entre os membros da Igreja.

Uma última orientação, evite realizar investidura/entrega de especialidade ou mesmo cerimônia de lenço no horário do culto. Não é proibido, mas geralmente torna o programa enfadonho. Prefira fazer isso no JA.

Seguindo essas poucas dicas você proporcionará à sua Igreja um dia realmente agradável.

1- Éveni

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 ideias sobre “7 coisas que NÃO devemos fazer na programação do Dia do Desbravador

  1. Estou achando que o cantinho da unidade vai acabar, pois nunca mais teve nenhuma atualização _Saudades dos materias do cantinho

    • Olá, Anônimo,
      Nós passamos por muitas mudanças nos últimos dois meses, por isso o tempo ficou curto. Mas já estamos nos adaptando à nova rotina e, com a ajuda de Deus, vamos voltar à nossa periodicidade.
      Forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *