10 qualidades de um bom amigo, para a classe de Amigo

No início do mês passado, participamos de um treinamento básico de diretoria aqui no nosso Campo. Fiquei responsável pela instrução sobre classes e especialidades. Uma das atividades práticas foi a elaboração do planejamento das classes, que foi feito em grupos.

Na discussão, o grupo que ficou com a classe de Amigo apresentou dois requisitos para o mesmo dia: “Conhecer o Hino Nacional de seu país e o que ele significa” e “mencionar dez qualidades de um bom amigo e apresentar quatro situações diárias onde você praticou a Regra Áurea de Mateus 7:12”. Então perguntamos como eles planejavam dar aquelas aulas e se teria tempo suficiente para as duas instruções num mesmo dia. Fui surpreendido por uma resposta: “falar sobre as 10 qualidades de um bom amigo é fácil, acho que uns 2 minutos dá”…

Amigos, meu objetivo aqui não é expor ninguém, apenas usar a situação para explicar alguns pontos. O primeiro deles é que é impossível uma instrução bem sucedida em apenas 2 minutos. Apenas pedir aos desbravadores em roda para falar uma característica de um bom amigo não conclui o requisito…

Enfim, como podemos instruir esse requisito então? Bem, você pode começar contando a história de alguns grandes amigos da Bíblia, como Jônatas e Davi; Jesus, Maria, Marta e Lázaro, etc. Isso também pode ser feito com algum filme. Em seguida [agora sim], peça aos desbravadores que enumerem qualidades de um bom amigo. Discuta cada uma delas, já vá preparado para algumas que sempre surgirão: confiança, lealdade, legal, companheiro, divertido…

Após esse momento, peça aos desbravadores que procurem em suas Bíblias outras histórias ou versos que falem sobre a amizade. Também esteja preparado para ajudá-los a encontrar. O objetivo é que eles mesmos procurem, você deve ser apenas um orientador. Peça a eles que escrevam 2 ou 3 dos versos encontrados e, em seguida, discuta o contexto de cada um e qual a lição que podemos tirar deles.

Por último, para essa primeira parte do requisito, entregue aos desbravadores uma lista com 10 linhas. Agora os desbravadores precisam ir atrás de outros colegas do Clube e pedir para cada um escrever em uma linha uma qualidade que ele tem. Já entenderam, né? rsrs Sente novamente com eles e compare a lista que eles têm em mãos com as qualidades que eles falaram no início. São as mesmas? Eles têm sido para os colegas o que eles procuram em bons amigos? Aproveite bem esse tema com eles, façam os garotinhos e garotinhas pensarem!

Aproveitando o momento de reflexão, leia com eles a Regra Áurea em Mateus 7:12. Com as atividades acima, praticamente você já fechou o tema com eles e eles aprenderam a lição pretendida. Então, para fixar bem o conteúdo, peça a eles que observem, durante a semana, 4 situações onde eles aplicaram a regra aprendida. Eles devem fazer um pequeno resumo de cada uma delas e entregar na reunião seguinte. Antes de iniciar a próxima instrução, confira cada caso e veja como eles se saíram!

Para ajudá-los a seguir esse modelo de instrução, clique AQUI para baixar um material de apoio a ser entregue a cada desbravador.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 ideias sobre “10 qualidades de um bom amigo, para a classe de Amigo

    • Sou istrutora de Ordem Unida como devo fazer para o meu clube ficar mais disciplinado e como faço para eles se apaixonartem por Ordem Unida assim como eu.
      Obrigada pela atenção
      ASS:Leandra

    • Olá, Leandra,

      Bem, existem alguns métodos para aplicar disciplina no Clube, como sistema de méritos, dinheirinhos, etc. Mas um dos que mais trabalha é realmente a ordem unida.

      Para seus desbravadores gostarem, você precisa avaliar como a ordem unida está sendo aplicada. Quanto tempo vocês estão destinando aos treinos? Como é feita a separação de pelotões? Como é a sua voz de comando? Como é dada a atenção aos desbravadores novatos ou com mais dificuldades? Onde vocês treinam?

      Todos esses tópicos são importantes de serem analisados para saber o que está acontecendo com os seus garotos que não estão gostando.

      Um abraço.

  1. A secretária do meu clube chamou um garoto de “filhote de cruz-credo” durante a reunião do clube, nos reunimos no final com os demais membros da diretoria pra relatar o fato e informá-la que essa atitude é indevida e deveria não repetir coisa semelhante, por que se tratava de uma infração ao estatuto da criança e do adolescente. Foi correto da parte dela esse procedimento ou é um exagero enquadrar como uma infração o fato dela dirigir a criança esse termo pejorativo?

    • Olá amigos do Reluz,

      Bem, a secretária agiu de maneira errada ao tratar um desbravador de maneira pejorativa, isso não deve acontecer de maneira nenhuma. Ela precisa entrar em contato com ele, assumir seu erro e pedir desculpas, para que as coisas se resolvam. Porém, também é exagerado enquadrar essa atitude como infração ao ECA. Mas é claro que isso não abona o erro dela.

      Um abraço.

    • Anônimo,

      A Equipe Cantinho da Unidade não trabalha divulgando as respostas aos requisitos, pois assim só estaremos contribuindo para o déficit intelectual dos nossos desbravadores e líderes.

      Um abraço.

  2. Olá queridos, achei de muito bom gosto sua publicação e algo me chamou à atenção; esse material que vocês publicaram, vem como um material de apoio, gostaria de saber se é produzido pela DSA, e onde posso conseguir o mesmo tipo de material para os demais requisitos???

    Atenciosamente,

    Evaldo Silva
    Líder de desbravadores – MG

    • Olá, Evaldo,

      Agradecemos as palavras. São um incentivo para continuarmos com nosso trabalho =)

      Vem sim, nos desculpe pelo link estar quebrado, já fizemos a correção. O material é de nossa autoria, apesar de estar escrito Divisão Sul-Americana no início do requisito, é apenas para não citar nenhum Clube em específico e tornar o material mais genérico.

      Sempre que temos um material de apoio, publicamos junto ao requisito. Caso algum link esteja quebrado, por favor nos avise, para fazermos os ajustes.

      Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *