Esta é uma das especialidades que tratam sobre um dos mais conhecidos grupos de animais, com grande diversidade de habitat, desde o mar até o céu, dos lugares mais frios aos mais quentes, e o objetivo deste plano de aula é auxiliá-lo na preparação desta especialidade para ser ensinada para seus desbravadores da melhor maneira possível.
- Objetivos
- Caracterizar os mamíferos. (requisito 2)
- Caracterizar os grupos de mamíferos mais comuns. (requisito 3)
- Descobrir em que dia os mamíferos foram criados. (requisito 1)
- Apresentar os mamíferos aquáticos e definir seu habitat. (requisito 6)
- Conhecer o maior mamífero do mundo, seu habitat e sua alimentação. (requisito 7)
- Explicar como os mamíferos podem ser úteis e prejudiciais. Listar 4 mamíferos úteis e explicar sua utilidade e 4 mamíferos prejudiciais e de que forma são prejudiciais. (requisitos 4 e 5)
- Materiais
- Fotografias e imagens de mamíferos representando os diferentes grupos;
- Fotos de mamíferos mostrando ser úteis e prejudiciais.
- Vídeo interessante
- Mamíferos – Curiosidades, recordes, O que é o que é – http://www.youtube.com/watch?v=WMAtoGsUjdY
- Trabalhos
- Apresentar um trabalho contendo desenhos, pinturas, recortes ou fotografias de 8 mamíferos silvestres que você já observou e identificou pessoalmente. (requisito 8)
- Escrever uma redação com o tema “Mamíferos Silvestres que já observei”. A redação pode falar sobre vários mamíferos que já tenha observado ou de apenas 1. (requisito 9)
- Metodologia
- 1º Encontro
- Atividade introdutória: realizar uma atividade diagnóstica sobre o conhecimento prévio dos desbravadores sobre o tema, por meio de algumas perguntas ao grupo. Anotar as respostas em um quadro e comparar ao final da aula.
- Que características todos os mamíferos possuem?
- Cite exemplos de mamíferos nativos de seu país.
- Dar a aula sobre os objetivos 1, 2 e 3.
- Explicar o trabalho 1 e passar para casa.
- Duração: 40 min.
- Atividade introdutória: realizar uma atividade diagnóstica sobre o conhecimento prévio dos desbravadores sobre o tema, por meio de algumas perguntas ao grupo. Anotar as respostas em um quadro e comparar ao final da aula.
- 2º Encontro
- Atividade introdutória: realizar uma atividade diagnóstica sobre o conhecimento prévio dos desbravadores sobre o tema, por meio de algumas perguntas ao grupo. Anotar as respostas em um quadro e comparar ao final da aula.
- Qual é o maior mamífero do mundo? Onde ele vive? Do que se alimenta?
- Entre os animais que vivem na água, quais são mamíferos?
- Cite exemplos de mamíferos úteis e porque são úteis. Cite exemplos de mamíferos prejudiciais e porque são prejudiciais.
- Fazer uma revisão sobre a instrução anterior.
- Dar a aula sobre os objetivos 4, 5 e 6.
- Explicar o trabalho 2 e passar para casa.
- Duração: 50 min.
- Observações: no objetivo 6, evitar citar a carne como única utilidade de algum mamífero e dar atenção às doenças em que os mamíferos são os vetores.
- Atividade introdutória: realizar uma atividade diagnóstica sobre o conhecimento prévio dos desbravadores sobre o tema, por meio de algumas perguntas ao grupo. Anotar as respostas em um quadro e comparar ao final da aula.
- 3º Encontro
- Receber os trabalhos
- Aplicar a prova
- 1º Encontro
Para ver as perguntas da especialidade e fontes confiáveis para respondê-las e preparar a aula, sugerimos a leitura do post Especialidade de Mamíferos: aprendendo a pesquisar.
Clique aqui para baixar este plano de aula.
Fique à vontade para nos ajudar, sugerindo atividades que possam ser feitas na especialidade e boas fontes para responder seus requisitos.