Como ensinar as classes regulares: o método do tutorial

O ensino é uma arte complexa, tanto que existem cursos superiores específicos para você ser professor. Porém, como líderes de desbravadores, nós também temos parte no ensino das crianças, através principalmente do programa das classes e das especialidades.

Aqui está um ponto muito importante para o sucesso de um Clube, pois o ensino das classes precisa ser muito bem feito, a fim de que o desbravador possa realmente atingir o objetivo esperado ao cumprir os requisitos do cartão. Se nós falharmos em qualquer dos pontos, quem perde é o desbravador, que não aprendeu o mínimo necessário que ele deveria.

Nos últimos 2 anos, tenho trabalhado com uma nova maneira de se ensinar as classes, que gostaria de compartilhar com vocês, é o método de tutorial. O método é baseado no PBL – Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas), que vem sendo utilizado nas principais universidades brasileiras, cuja função principal é tornar o aluno um sujeito ativo no processo de aprendizagem. Sua forma mais utilizada é a formulação de objetivos de aprendizagem, que devem ser cumpridos através da pesquisa em diversos meios e discussão do conhecimento obtido com o grupo.

Essa nova metodologia de ensino em breve estará presente em todas as instituições de ensino superior, substituindo a atual, portanto, se conseguirmos trabalhá-la bem com os garotos e garotas, eles estarão bem mais preparados para o mundo acadêmico e para a vida profissional deles.

Então como podemos aplicar este método ao ensino das classes? Bem, primeiramente você precisa pegar o requisito do cartão e listar quais são os objetivos que o desbravador precisa cumprir para que aquele requisito realmente atinja o objetivo esperado. Por exemplo, no cartão de Pioneiro temos o seguinte: Estudo da Natureza: 1 – Recapitular a história do dilúvio e estudar pelo menos três fósseis diferentes. Explicar sua origem relacionando-os com a transgressão da Lei de Deus. Com base nesse requisito, o que o desbravador precisa saber para que ele o cumpra de forma completa? Eis alguns pontos:

  • Descrever a história do Dilúvio desde a pregação de Noé até a saída da arca. 
  • O que é fóssil? 
  • Descrever como se forma um fóssil. 
  • Qual é a Lei de Deus? 
  • Porque a transgressão da Lei de Deus acarreta juízos? 
  • Foi Deus justo ao destruir a raça humana?

A partir desses objetivos, o instrutor (ou o Clube), deve preparar um material de apoio, que deve ser entregue aos desbravadores antes da instrução, pois, desses objetivos, por exemplo, o desbravador precisa fazer em casa a parte de descrever a história do dilúvio, descrever qual é a lei de Deus, o que é um fóssil e como se forma. Assim, no dia da instrução, o instrutor deve recapitular os objetivos, para que não fique dúvidas, e verificar se o que os desbravadores pesquisaram está correto, além de completar a discussão dos itens que eles não fizeram em casa. Abaixo segue um modelo de material de apoio:

Vamos a mais um exemplo, na classe de Guia, temos o seguinte requisito: Descoberta Espiritual: 2 – Estudar e debater sobre o serviço do santuário no Antigo Testamento. Observar como esse serviço apontava para a cruz e para o ministério pessoal de Jesus. Então, vamos aos principais objetivos:

    • Identificar cada compartimento do santuário. 
  • Identificar cada móvel, dizendo de que material era feito e como apontava para o sacrifício de Jesus.
  • Descrever as vestes do sumo sacerdote e estudar em Hebreus 7 e 8 qual é o trabalho de Jesus hoje como Sumo Sacerdote.
  • Por que quando Jesus morreu o véu do santuário se rasgou?
Abaixo o material de apoio:

Teremos um pouco de trabalho para conseguir implementar completamente o método, até porque precisamos nos dedicar para formular o material de apoio, mas com certeza os resultados que obteremos compensarão.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

22 ideias sobre “Como ensinar as classes regulares: o método do tutorial

    • Olá, Maria,
      É um prazer saber que estamos ajudando os Clubes de Desbravadores.
      Sempre que precisar, é só entrar em contato que faremos o possível para continuar ajudando.
      Um abraço e fique com Deus.

  1. Boa tarde,
    gostaria de saber se ja foi liberado pra dowload?
    Esse é um método muito bom e gostaria de utilizar mais com meus desbravadores…só que estou ficando sem material..ja teria alguma previsão de quando irá sair mais alguns?e se for um caso de direitos autorais poderiamos destacar a fonte…desde já obrigada.
    qualquer novidade entre em contato comigo: drica.rj_13@hotmail.com

    • Olá, Drica, boa noite.

      Infelizmente ainda não temos essa previsão. Não citamos as fontes pois encontramos as figuras no Google e não conseguimos identificar exatamente os verdadeiros autores… Mas estamos tentando resolver esse detalhe.

      Um abraço.

  2. Deixa-me ver se eu entendi direito: O método é baseado no PBL – Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas). Agora Alberto diga-me uma coisa, o método Tutorial é esse de fornecer um material de apoio e depois passar a aula para fixar melhor o conteúdo que ele pesquisou, verificando se ele aprendeu e se o que fez estar correto! pergunto: O Caderno de Atividades vendido pela ed.SobreTudo, serve como coisa do tipo, seria ele no todo ou dado em partes para o dbv, para um melhor compreendimento do desbravador. obg. Maranata.

  3. Olá Alberto, você já pode disponibilizar todo material? estamos fazendo no nosso clube, porém como há muitos, esse metodo fica mais interessante para fazer, motivando-os e assim criando comprometimento. se for por uso autoral, nos colocamos a fonte e autoria em cada folha bem destacado. Obrigado pela Compreensão.

  4. Guilherme,

    Pelos mesmos motivos mencionados ao Igor no comentário acima, infelizmente ainda não podemos disponilizar esse material de suporte para download.

    Assim que estiver tudo ok, postamos os links aqui.

    Um abraço.

  5. O Senhor logo vem!

    Igor, infelizmente ainda não tenho os materiais para disponibilizar. Estamos vendo a questão das ilustrações, pois elas não são de nossa autoria. O material está sendo estudado pela Divisão, para ser um possível material recomendado, mas ainda não tivemos uma resposta.
    Mas assim que tivermos, seja sim ou não, entramos em contato novamente, ok?

    Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *